SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 suppl.2 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos em Odontologia

versão impressa ISSN 1516-0939

Arq. Odontol. vol.47  supl.2 Belo Horizonte Dez. 2011

 

 

Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial

 

Oral and maxillofacial surgery

 

 

Gabriela Meyge de Brito I; Grazielly Lopes Ferreira I; Lucas Rodarte Abreu Araújo I; Thaís dos Santos Fontes Pereira I; Luíz César Fonseca Alves II; Wagner Henriques de Castro II

I Faculdade de Odontologia, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil
II Departmento de Clínica, Patologia e Cirurgia Odontológica, Faculdade de Odontologia, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil

Contato: bimeyge@hotmail.com, gal_444@hotmail.com, lucasrodarte@hotmail.com, thaissfp@hotmail.com, alveslcf@hotmail.com

Autor correspondente

 

 


 

RESUMO

O restabelecimento da saúde bucal, muitas vezes, passa pela necessidade de intervenção cirúrgica especializada. A Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial (CTBMF) tem ocupado um lugar de destaque entre as especialidades odontológicas, sendo cada vez mais amplo seu campo de atuação e consequentemente maiores os benefícios oferecidos aos pacientes que dela necessitam. O Projeto de Extensão em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial (PECTMF) é uma atividade que tem como objetivos proporcionar aos seus participantes um maior conhecimento teórico sobre os principais temas desta especialidade odontológica, além de estender aos mesmos, as condições de treinamento da prática cirúrgica e oferecer aos pacientes que procuram a Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (FO-UFMG) atendimento odontológico especializado. O projeto de extensão conta com um total de 08 alunos do curso de graduação da FO-UFMG. São 02 alunos de cada um dos períodos a seguir: 6°, 7°, 8° e 9°. Cada aluno de extensão possui atribuições diferenciadas e desempenha atividades específicas dentro do projeto, sendo que estas apresentam um nível crescente de complexidade, de modo que cada período representa uma etapa evolutiva dentro da formação do curso de graduação. Este Projeto de Extensão tem características peculiares, que desenvolvem em seus discentes um estrito senso de respeito, responsabilidade e hierarquia. As atividades possibilitam aos seus participantes adquirirem experiência na realização de cirurgias bucais e inúmeros conhecimentos adicionais acerca dos temas a que se dispõe.

Descritores: Cirurgia bucal. Equipe hospitalar de Odontologia. Estudantes de Odontologia. Procedimentos cirúrgicos ambulatoriais.


 

ABSTRACT

Oral health care many times requires specialized surgical care. In this respect, oral surgery is highly regarded amongst dental specialties, with a broader field of work and, consequently, a wider range of benefits offered to patients who require their services. The Extension Project of Oral Surgery and Maxillofacial Traumatology is an activity that attempts to provide its participants with greater knowledge on the main themes of this branch of dentistry, offering them the conditions for training in surgical practices and offering specialized dental care to patients who seek treatment at the Dental School of the Federal University of Minas Gerais (UFMG). The Extension Project includes 08 undergraduate students, including 2 students from each of the following periods: 6th, 7th, 8th, and 9th. Each student receives different responibilities of increasing complexity according to their learning stage within the dental course. This project contains specific characteristics, offering students the possibility to develop a sense of respect, responsibility, and hierarchy. The activites allow participants to acquire experience in conducting oral surgeries as well as additional knowledge regarding the field of knowledge.

Uniterms: Oral surgery. Hospital dentistry staff. Dental students. Ambulatory surgical procedures.


 

 

INTRODUÇÃO

A Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo- Facial (CTBMF) tem ocupado um lugar de destaque entre as especialidades odontológicas, sendo cada vez mais amplo seu campo de atuação e consequentemente maiores os benefícios oferecidos aos pacientes que dela necessitam1.

O restabelecimento da saúde bucal, muitas vezes, passa pela necessidade de intervenção cirúrgica especializada. Este Projeto de Extensão criado em 1995, pretende proporcionar ao aluno de graduação da FO-UFMG, um maior conhecimento teórico sobre os principais temas da CTBMF, além de estender aos mesmos, as condições de treinamento da prática cirúrgica bucal em geral, de modo que isto venha a contribuir para a melhoria na formação do profissional de odontologia, bem como beneficiar um número maior de pacientes. São objetivos do PECTBMF:


• Ampliar as oportunidades de estudo e prática da CTBMF pelos alunos de graduação da FO-UFMG.
• Proporcionar atendimento clínico-cirúrgico especializado aos pacientes que procurarem a FOUFMG.
• Confeccionar material didático.
• Produzir trabalhos científicos.
• Apresentar trabalhos em eventos científicos.

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO

O projeto de extensão conta com um total de 08 alunos do curso de graduação da FO-UFMG. São 02 alunos de cada um dos períodos a seguir: 6°, 7°, 8° e 9°. O processo de seleção dos discentes é realizado através de avaliação teórica, análise do histórico e entrevista. Ao final de cada período letivo 02 novos acadêmicos do 6° período são selecionados para substituírem os 02 alunos do 9° período que assim, terão concluído a sua participação no projeto.

Cada aluno de extensão possui atribuições diferenciadas e desempenha atividades específicas dentro do projeto, sendo que estas apresentam um nível crescente de complexidade, de modo que cada período representa uma etapa evolutiva dentro da formação do curso de graduação. O aluno do 8° período, coordenador-acadêmico, além de exercer a função de coordenação dos demais alunos em relação ao controle da agenda de procedimentos, marcação de seminários, distribuição e fiscalização das tarefas, executa os procedimentos cirúrgicos em nível ambulatorial, sob a orientação do professor-coordenador.

 

 

 

Os pacientes referenciados ao PECTBMF são portadores de alterações congênitas, patológicas ou traumáticas que acometam a cavidade bucal ou face, e cujo tratamento implique na necessidade de atendimento clínico e/ou de intervenções cirúrgicas especializadas, em âmbito ambulatorial. No projeto são atendidos pelos alunos de extensão, sob a supervisão do professor-coordenador, considerando o grau de dificuldade do procedimento e a capacidade dos alunos para executá-lo.

Previamente às cirurgias, são realizadas reuniões para discussão dos casos clínicos e elaboração do plano de tratamento. Além disso, em horários variados de acordo com a disponibilidade dos integrantes do projeto, são desenvolvidos na FOUFMG, seminários e grupos de estudo sobre temas de interesse do grupo relacionados à CTBMF.

Os participantes do projeto também prestam atendimento clínico ao pacientes do Projeto de Extensão de Atendimento Odontológico à Pacientes Transplantados de Medula Óssea, além do atendimento odontológico no Hospital das Clínicas (HCUFMG), dentro do Projeto de Extensão em Odontologia Hospitalar.

Finalmente, os participantes assistem semanalmente aos seminários, discussão de artigos científicos e aulas expositivas apresentados do Programa de Residência em CTBMF do HCUFMG.

A casuística do projeto, bem como os estudos efetuados no mesmo, possibilita a confecção de trabalhos científicos que são enviados a periódicos para publicação ou apresentados pelos alunos de extensão em eventos científicos2,3.

A maioria dos pacientes atendidos é do gênero feminino (Tabelas 1 e 2), e a média de idade 34,5 anos. As cirurgias mais realizadas são remoção de dentes inclusos e semi-inclusos, principalmente terceiros molares, além de caninos e supranumerários; remoções de dentes eruídos em pacientes com complicações sistêmicas também são realizadas (Tabela 3). Ademais, ainda são realizadas outras cirurgias, como biópsias, cirurgias pré-protéticas, tracionamento de dentes inclusos, enucleação de cistos, mucoceles e rânulas, frenectomia labial e lingual, fechamento de comunicação oroantral, apicectomia com retrobturação, queiloplastia, drenagem de abscessos, remoção de implantes osteointegrados, levantamento do assoalho do seio maxilar e autotransplante de dentes (Tabela 4).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Este Projeto de Extensão tem características peculiares, que desenvolvem em seus discentes um estrito senso de respeito, responsabilidade e hierarquia. Ao monitor do 9º período é oferecida a oportunidade de orientação dos seus colegas, levando-o a começar a desenvolver alguns aspectos profissionais e de personalidade, que poderão ser indispensáveis numa futura carreira docente. Enquanto que os alunos do 8º período, ao atuarem como coordenadores acadêmicos, irão, durante um semestre, orientar e supervisionar todas as atividade dos seus monitores subordinados, inclusive criando novas perspectivas a cerca das demandas do Projeto. O PECTBMF é atividade que possibilita aos seus monitores de extensão adquirem experiência na realização de cirurgias bucais e inúmeros conhecimentos adicionais acerca dos temas a que se dispõe.

 

REFERÊNCIAS

1. Fernandes LS, Peres LA. Association between primary dental care and municipal socioeconomic indicator. Rev Saude Publica. 2005; 39:1-6.         [ Links ]

2. Resende RG, Lehman LFC, Viana ACD, Alves FF, Jorge KO, Fraga MG, et al. Complicações sistêmicas no consultório odontológico: parte I. Arq Odontol. 2009; 45:93-8.

3. Resende RG, Lehman LFC, Viana ACD, Alves FF, Jorge KO, Fraga MG, et al. Complicações sistêmicas no consultório odontológico: parte II. Arq Odontol. 2009; 45:44-50.

 

 

Autor correspondente:
Luiz César Fonseca Alves
Rua Guajajaras, número 37/701, Centro
CEP: 30180-100 – Belo Horizonte – MG - Brasil

E-mail: alveslcf@hotmail.com