SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 suppl.2 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos em Odontologia

versão impressa ISSN 1516-0939

Arq. Odontol. vol.47  supl.2 Belo Horizonte Dez. 2011

 

 

Reabilitação protética do paciente com perda de substância na região de cabeça e pescoço

 

Prosthetic rehabilitation of patient with loss of substance in the head and neck region

 

 

Elizabeth Rodrigues Alfenas I; Célia Regina Moreira Lanza I; Ivan Doshe Barreiros I; João Batista Novaes Júnior I; Lisette Lobato Mendonça I

I Departamento de Clínica, Patologia e Cirurgia Odontológica, Faculdade de Odontologia, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil

Contato: elizabethalfenas@bol.com.br

Autor correspondente

 

 


 

RESUMO

Prótese Maxilo Facial (PMF) é uma especialidade da Odontologia que reabilita proteticamente, pacientes com perda de sustância na região de cabeça e pescoço. Os pacientes que perdem partes da face tendem a se esconder, ficando marginalizados devido à mutilação facial. Aqueles que perderam partes da boca têm dificuldades de fala, deglutição e mastigação. Este projeto tem como objetivo reabilitar pacientes com perdas faciais e/ou bucais aumentando sua auto-estima, reintegrando-os à Sociedade a fim de devolverlhes qualidade de vida. Os pacientes referenciados ao projeto pela rede hospitalar de Minas Gerais e outros estados, são acolhidos pelos alunos e voluntários coordenados pela autora, na clínica da sala 2118. Depois da realização da ficha clínica e exames complementares, é feito o planejamento para a reabilitação do paciente. Faz-se uma moldagem do defeito, escultura, prova da escultura, inclusão da escultura e prensagem do material protético. A prótese é removida do material de prensagem, aparada e finalizada. Depois de terminada, é colocada sobre a face do paciente, recebe a caracterização com pintura extrínseca e, com a ajuda de adesivos, óculos ou implantes é retida na face ou na boca do paciente. A satisfação do paciente e o reconhecimento deste trabalho pelas entidades de classe da Odontologia em Minas Gerais, encoraja-nos a seguir em frente neste projeto, com o intuito de dar qualidade de vida ao paciente com perda de substância na região de cabeça e pescoço.

Descritores: Prótese maxilofacial. Reabilitação oral.


 

ABSTRACT

Maxillofacial Prosthesis (MFP) is a dental specialty that prosthetically rehabilitates patients who present a loss of substance in the head and neck regions. Patients who lose parts of their faces tend to hide themselves, and are subsequently alienated due to facial mutilation. Those who have lost parts of the mouth have difficulty speaking, swallowing, and chewing. This project aims to rehabilitate patients with facial and/or oral losses, in turn increasing their selfesteem, reintegrating them into society in an attempt to restore their quality of life. Patients referred to the project by the hospital network of Minas Gerais and other states are welcomed by students and volunteers who are coordinated by Professor of the PMF Elective Course. After the completion of medical records and laboratory tests, the rehabilitation of the patient is planned, in which a molding defect, sculpture, proof of sculpture, inclusion of a sculpture, and a press of prosthetic material. The prosthesis is removed from the press material, trimmed, and finished. When finished, the prosthesis is placed on the patient's face and receives a characterization through extrinsic painting, which, with the aid of adhesives, glasses, or implant, is retained on the face or mouth of the patient. Patient satisfaction and recognition of this work by professional dentistry associations in Minas Gerais, gives impetus for the continuation of this project, with the ultimate aim of providing quality of life for patients who suffer a loss of substance in the head and neck regions.

Uniterms: Maxillofacial prosthesis. Mouth rehabilitation.


 

 

INTRODUÇÃO

O Projeto de Extensão "Reabilitação protética do paciente com perda de substância na região de cabeça e pescoço" reabilita proteticamente os pacientes que perderam partes da face (olho, nariz, orelha, região orbital, lábio superior) ou da boca (dentes, palato duro, palato mole, língua, osso maxilar). Estas próteses são confeccionadas em resina acrílica e/ou em silicone. A PMF é uma especialidade da Odontologia que utiliza um conjunto de meios protéticos para restaurar as perdas de substância do esqueleto ou das partes moles da face1.

A perda de partes da face ou da boca ocorre em decorrência das cirurgias para remoção de tumores, acidentes e doenças congênitas. Em oncologia, a terapêutica para ser bem sucedida pode ter que ser agressiva, daí ocorrem as grandes cirurgias, produzindo mutilações das mais variadas. Quando isso acontece na região da face e da boca, além da deformidade, o estado psicológico do indivíduo é alterado2.

Quando o tratamento desses tumores é realizado com a associação de cirurgia e radioterapia, a cirurgia plástica fica prejudicada, pois o leito irradiado fica desnutrido e menos vascularizado. A área em que se processam os tempos cirúrgicos de reparação está alterada e impossibilita o uso de enxertos. Neste caso, surge como melhor escolha a PMF3-5.

A pesquisa na área de implantes craniofaciais para ancoragem de próteses bucais e faciais nos abre caminhos para a resolução do paciente com perda de substância na região de cabeça e pescoço6-14. A tecnologia da prototipagem rápida tem nos auxiliado no planejamento das cirurgias dos implantes e na escultura das próteses faciais15-20 (Figuras 1, 2 e 3).

 

 

 

 

 

 

 

Em Belo Horizonte, a Faculdade de Odontologia da UFMG começou a atuar nesta especialidade com o Prof. Ubyratan Vianna Novaes, na década de 1960. Depois dele, seguiram os professores Arnaldo Marques de Souza, Vander Veloso Pires, Hugo da Gama Cerqueira e Novita Azevedo Carvalho. Atualmente quem coordena o Projeto de Extensão é a professora Elizabeth Rodrigues Alfenas. Recentemente foi possível montar um laboratório próprio que vem contribuindo de maneira expressiva na reabilitação de pacientes com perda de substância na região bucal e facial, que são referenciados pelos Hospitais.

Graças à participação de alunos e voluntários, a Coordenadora do Projeto recebeu a "Medalha de Honra da Inconfidência" em abril de 1997. Em 2006 os dois trabalhos apresentados no II Meeting Internacional de Prótese realizado em Belo Horizonte: Prótese Ocular (Maria Elizabeth Souza da Silveira e Marília Souza da Silveira) e Prótese Facial em Silicone (Augusto César Sette-Dias e Neuma Sílvia Jardim Prates), foram classificados em primeiro e segundo lugar, respectivamente.

Em 2009, o trabalho "Reabilitação protética do paciente com perda de substância na região de cabeça e pescoço" da aluna Mariana Rodrigues e do voluntário Duílio de Souza recebeu Menção Honrosa no XII Encontro de Extensão da UFMG.

Em 2010, este Projeto recebeu a Medalha de Honra da Odontologia de Minas Gerais pela capacidade de reabilitar os pacientes com desfiguração facial e reintegrá-los à Sociedade, devolvendo-lhes a auto-estima e qualidade de vida.

Estes resultados positivos nos encorajam a seguir com o projeto no intuito de trazer qualidade de vida ao paciente com perda de substância na região de cabeça e pescoço.

Este Projeto tem como objetivo reabilitar proteticamente pacientes com perda de substância na região de cabeça e pescoço. Especificamente, o projeto:

• Acolhe pacientes com problemas congênitos (microoftalmia, lábio leporíneo) e problemas adquiridos (cirurgia de tumores, glaucoma, traumatismos), que não encontraram solução na cirurgia plástica, tendo como única resolução a Prótese Maxilo Facial.
• Reintegra o paciente à sociedade, através da reabilitação protética, melhorando a sua a qualidade de vida.
• Desenvolve recursos humanos na área de Prótese e Maxilo Facial na Faculdade de Odontologia da UFMG.

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO

Este Projeto é desenvolvido na sala 2118 da Faculdade de Odontologia, com laboratório de prótese, dois banheiros (masculino e feminino), uma sala de fonoaudiologia e psicologia, um almoxarifado, clínica com 3 consultórios odontológicos montados e sala de espera. Ter este espaço reservado para esses pacientes é muito importante para que eles não se sintam constrangidos perante a observação curiosa dos outros pacientes, comuns no ambiente da Faculdade. Acontecem as seguintes etapas:

• Acolhimento do paciente referenciado pela rede hospitalar de Minas Gerais e/ou outros estados;
• Exame, ficha clínica para realização de diagnóstico.
• Exames complementares
• Encaminhamento para tratamento odontológico restaurador e preventivo
• Moldagem
• Integração do diagnóstico e plano de tratamento
• Escultura da prótese, montagem de aparelhos protéticos bucais, inclusão das próteses faciais, prensagem e acabamento
• Incorporação da prótese e fotografias para avaliação
• Avaliação em duas semanas: Será aplicado um questionário para avaliar a satisfação do paciente com a prótese
• Acompanhamento trimestral.

Em uma pesquisa feita no período de maio de 1997 a maio de 2004, foram avaliadas 169 fichas clínicas, observando-se sexo, tipo de prótese, etiologia e idade. Como resultado, pôde-se observar que, em relação ao sexo, os homens representaram maior parcela de atendimentos com 59,2% dos casos, e as mulheres 40,8%. A prótese ocular se mostrou necessária em 75% dos casos e mais realizadas tanto em homens quanto em mulheres, sendo que outros tipos de próteses somadas representaram 25%. Em se tratando da etiologia causadora da perda de substância bucal e facial, temos como agentes principais o trauma 42% e tumor 33%, não fazendo diferenciação neste último item entre lesões malignas e benignas. Outros agentes de etiologia congênita e infecciosa somaram 14%. Em relação à idade dos pacientes atendidos, nota-se que boa parcela encontra-se na população economicamente ativa entre 21 a 60 anos, 47%.

Em questionário aplicado aos pacientes tratados em outubro de 2009 com próteses faciais sobre implantes, os mesmos se mostraram muito felizes com as próteses e descreveram os benefícios de andar com segurança em lugar público sem ser alvo de atenções, pois a prótese dissimulou o impacto da mutilação.

Tais estudos vêm demonstrar a importância da Prótese Maxilo Facial que reabilita a função e estética do paciente para reintegrá-lo à sociedade, pois o mesmo necessita estar empregado e economicamente ativo, mas a deformidade dificulta o relacionamento social e as oportunidades de trabalho.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Esta é uma proposta voltada à inserção social de pacientes com grandes perdas de substância da boca e da face em decorrência de acidentes, malformações congênitas, ou cirurgias para a remoção de tumores. Para o século XXI, prevê-se no Brasil e no mundo, um grande número de defeitos faciais em decorrência do câncer de cabeça e pescoço. Felizmente, com a evolução dos métodos de tratamento dos tumores malignos, temse aumentado a sobrevida do paciente. Diante dessa nova realidade, os profissionais de saúde passaram a perceber que, além da retirada do tumor, tornouse necessária também, a busca pela reabilitação na tentativa de garantir a qualidade de vida do paciente.

No Brasil a Prótese Maxilo Facial é desenvolvida pelo cirurgião dentista, mas muitas Faculdades de Odontologia ignoram a recomendação da Associação Brasileira de Ensino da Odontologia (ABENO) para que a Disciplina figure em seus Currículos e, como consequência, muitos estudantes sequer conhecem os princípios da especialidade. O exercício prático da construção dos aparelhos protéticos para a reabilitação dos pacientes com perda de substância na região de cabeça e pescoço, repassado aos alunos e voluntários do projeto e os resultados obtidos na reabilitação protética facial e bucal, nos mostra a importância desse projeto na melhoria da qualidade de vida dos pacientes, pelo aumento da sua auto-estima com o uso da prótese.

 

AGRADECIMENTOS

Antônio Albuquerque de Brito (Cirurgião de cabeça e pescoço-externo), Célio Sérgio Guimarães Ferreira (Cirurgião Oftalmológico-externo. Sta Cãs BH), Susana Cocca (Cirurgiã Plástica. Sta Casa BH), Vinícius Antunes Freitas (Otorrinolaringologist. Sta Casa), Jorge Vicente Lopes da Silva (CTi-Campinas), Carlos H. Bettoni C. de Castro (Cirurgião Buco Maxilo Facial), Davidson Rodarte F. de Oliveira (Cirurgião Buco Maxilo Facial), Fernando Gonçalves Rios (Cirurgião Buco Maxilo Facial), Duílio de Souza (Prótese sobre implante), Helena Lara Resende Couto (Prótese sobre implantes), Gilson Fontoura Lima (CD-externo), Eduardo Dutra Amorin (CD-externo), Danielle Pereira Matos, Taciana Sena Guimarães Lopes, Maria Helena Pereira da Silva e Marília Souza Silveira (Psicólogas-FEAD), Paul Benjamin Tanner (Anaplastologista – Universidade de Utah).

 

REFERÊNCIAS

1. Graziani M. Prótese maxilo-facial. 3ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 1982.         [ Links ]

2. Rezende JRV, Oliveira JAP, Dias RB. Prótese buco-maxilo-facial: conceitos básicos e práticas de laboratório. São Paulo: Sarvier; 1986.

3. Moroni P. Reabilitação buco-facial: cirurgia e prótese. São Paulo: Panamed; 1982.

4. Loretto NRM, Cardoso MSO, Cardoso SMO, Cardoso AJO, Morais LC. Importância da reabilitação protética óculo-palpebral: relato de caso. Odontol Clín-Cient. 2008; 7:151-5.

5. Martins MVG, Vale-Prodomo LP, Angelis EC. Efeito da prótese rebaixadora de palato na deglutição e fonoarticulação de um paciente submetido à glossectomia total: relato de caso. Fonoaudiol Bras. 2004; 5:1-3.

6. Antunes AA, Carvalho RWF, Lucas Neto A, Loretto NRM, Silva EDO. Utilização de implantes osseointegrados para a retenção de próteses buco-maxilo-faciais. Rev Cir Traumatol Buco-Maxilo-Fac. 2008; 8:9-14.

7. Alvi R, McPhil J, Hancoch K. Closed field titanium magnets for the retention of complex craniofacial prostheses. Br. J Plast Surg. 2002; 55:668-70.

8. Gumieiro EH, Dib LL, Jhan RS, Santos Júnior JF, Nannmark U, Granstrom G, et al. Bone anchored titanium implants for auricular rehabilitation: case report and review of literature. São Paulo Med J. 2009; 127:160-5.

9. Kamis MM, Medra A, Gauld J. Clinical evaluation of a newly designed single-stage craniofacial implant: a pilot study. J Prosthet Dent. 2008; 100:375-83.

10. Karakoca S Audin C, Yilmaz H, Korkmaz FC. An impression technique for implant retained orbital prostheses. J Prosthet Dent. 2008; 100:52-5.

11. Karakoca S, Audin C, Yilmaz H. Survival rates and periimplant soft tissue evaluation of extraoral implants over a mean follow-up period of three years. J Prosthet Dent. 2008; 100:458-64.

12. Kopp CK, Koslov AH, Abdo OS. Predictable implante placementwith a diagostic/surgical template. J Prosthet Dent. 2003; 89:611-5.

13. Seignemartin CP. Os fatores responsáveis pelas reações teciduais ao redor dos implantes craniofaciais, extra-orais. [monografia]. São Paulo: ABENO; 2007.

14. Wolfaardt J, Farmand M, Wilkes G. Indications and methods of care for aspects of extraoral osseointegration. Int J Oral Maxillofac Surg. 2003; 32:124-31.

15. Ciocca L, Scotti R. CAD-CAM generated ear cast by means of a laser scanner and rapid prototyping machine. J Prosthet Dent. 2004; 92:591-5.

16. Mardini MA, Ercoli C, Graser GN. A technique to produce a mirror image wax pattern of an ear using rapid prototyping technology. J Prosthet Dent. 2005; 94:195-8.

17. Reitemeier B, Notini G, Heinze M, Shöne C, Smith A, Fitchner D. Optical modeling of extraoral defects. J Prosthet Dent. 2004: 91:80-4.

18. Rosenfield AL, Mandelaris G, Tardieu PB. Prosthetically directed implant placement using computer software to ensure precise placement and predictable prosthetic outcomes. Part 3: Stereolitographic drilling guides that do not required bone exposure and the immediate delivery of teeth. Int J Periodontics Restorative Dent. 2006; 26:493-9.

19. Tsuji M, Noguchi N, Ihara K, Yamashita Y, Shikimori M, Goto M. Fabrication of a maxillofacial prosthesis using a computer-aided design and manufacturing system. J Prosthodont. 2004; 13:179-83.

20. Zhang X, Chen S, Huang Y, Chang S. Computerassisted design of orbital implants. Int J Oral Maxillofac Implants. 2007; 22:132-7.

 

 

Autor correspondente:
Elizabeth Rodrigues Alfenas
Rua João Antônio Cardoso 660/302 - Bairro Ouro Preto
CEP-31310390 - Belo Horizonte – MG - Brasil

E-mail: elizabethalfenas@bol.com.br