SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 suppl.2 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos em Odontologia

versão impressa ISSN 1516-0939

Arq. Odontol. vol.47  supl.2 Belo Horizonte Dez. 2011

 

 

Prótese total imediata: devolução do sorriso e da função ao paciente

 

Immediate complete denture: returning the smile and function to the patient

 

 

Sérgio Carvalho Costa I; Maria Carmen Fonseca Serpa Carvalho I; José Augusto César Discacciati I; Mauro Henrique Nogueira Guimarães Abreu II; Érica Leite Viana III; Ana Karoline Adelário III

I Departamento de Odontologia Restauradora, Faculdade de Odontologia, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil
II Departamento de Odontologia Social e Preventiva, Faculdade de Odontologia, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil
III Faculdade de Odontologia, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil

Contato: sergiocarvalhocosta@yahoo.com.br

Autor correspondente

 

 


 

RESUMO

A perda total dos dentes é uma das piores situações clínicas encontradas na Odontologia, acarretando diminuição da capacidade mastigatória e consequente interferência na digestão de alimentos, além de prejudicar a fonação e a estética. Esse quadro contribui para a redução da qualidade de vida e da auto-estima do indivíduo. Outro problema a ser enfrentado, quando da indicação de próteses totais, reside exatamente no fato dos pacientes resistirem em permanecer sem seus dentes, enquanto se aguarda a reparação tecidual e óssea, para posterior confecção das próteses. A Faculdade de Odontologia da UFMG (FO-UFMG) dispõe de disciplina específica para atendimento a pacientes edentados totais, necessitados de receber próteses totais removíveis (PT). No entanto, pacientes ainda com alguns dentes remanescentes com indicação para exodontia, não apresentavam alternativa a não ser submeterem-se às exodontias e aguardarem a correta cicatrização do rebordo para aí então receberem tratamento por meio de PT convencional. A implantação do Projeto Prótese Total Imediata (PPTI) veio tentar cobrir essa deficiência no currículo e no atendimento aos pacientes. Considera-se uma Prótese Total Imediata (PTI) como sendo uma PT instalada imediatamente após a exodontia e nesse mesmo ato clínico. Esse trabalho objetiva apresentar o PPTI à comunidade acadêmica, projeto com características assistenciais, de natureza teórico/prática, voltado a alunos do curso de graduação e pacientes da FO-UFMG. Com um protocolo de atendimento bem definido e com uma forma dinâmica de atuação, observa-se que os objetivos traçados têm sido alcançados, existindo articulação entre as áreas de ensino, pesquisa e produção de conhecimento, um alto impacto na formação acadêmica dos alunos participantes, interdisciplinaridade, por meio do intercâmbio com a área da cirurgia, e uma relação dialógica positiva com a comunidade assistida. Conclui-se, portanto, que o projeto vem cumprindo satisfatoriamente sua missão, seja pelos benefícios aos alunos, seja aos pacientes assistidos.

Descritores: Prótese total imediata. Cobertura de serviços de saúde. Extração dentária. Cirurgia bucal. Qualidade de vida. Estética. Mastigação.


 

ABSTRACT

Total tooth loss is one of the worst clinical situations that can be found in Dentistry, which may cause a reduction in masticatory ability and a consequent interference in food digestion. In addition, this condition may harm aesthetics and phonation. This situation contributes to decreasing one's quality of life and self-esteem. Another problem to be faced, when total prostheses are recommended, lies exactly in the fact that the patients refuse to go toothless while they await bone and tissue repair, and a later manufacture of the prosthesis. The School of Dentistry from Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) offers a specific discipline in which treatments are offered to toothless patients who need to receive total removable prostheses (TRP). Nevertheless, patients who still have some remaining teeth, and who have been recommended for tooth extraction, had no other option than to undergo tooth extraction and wait for the proper healing of the rim before beginning treatment with the conventional TRP. The implementation of the Immediate Total Prosthesis Project (ITPP) aimed to fill this void in the curriculum as well as in patient treatments. The Immediate Total Prosthesis (ITP) is considerated a TRP that is installed immediately after the extraction and during the same clinical treatment. The present work aims to present the ITPP to the academic community, showing that it is a project with assistance characteristics and a practical/theoretical nature geared toward undergraduate students and patients from the UFMG School of Dentistry. With a defined dental service protocol and a dynamic means of action, it can be observed that the objectives have been achieved, revealing an interaction among learning, research and the generation of knowledge; a strong impact on the academic education of the participing students; interdisciplinarity through the exchange of knowledge with field of surgery; and a positive dialogic relationship with the community. The conclusion is that the project has been satisfactorily reaching its objectives, benefiting both students and patients.

Uniterms: Immediate complete denture. Health services coverage. Tooth extraction. Oral surgery. Quality of life. Esthetics. Mastication.


 

 

INTRODUÇÃO

Desde os primórdios, as doenças cárie e periodontal, patologias bucais mediadas pela ação bacteriana, estão entre aquelas que mais afligem os seres humanos, afetando-lhes severamente o bem estar e a qualidade de vida. Dieta cariogênica e higienização bucal inadequada, mediadas por complexa interação com outros determinantes biológicos e não-biológicos, podem explicar a etiologia dessas doenças, podendo levar boa parte da população a ter sua dentição comprometida É indiscutível, à luz dos conhecimentos atuais, que o indivíduo deva receber cuidados bucais preventivos desde cedo, de modo que chegue à idade adulta sem a necessidade de ter seus dentes restaurados ou substituídos. No entanto, convivemos ainda em uma sociedade mutilada do ponto de vista da saúde bucal, na qual a reposição dentária ainda é uma grande necessidade1,2.

A perda total dos dentes é uma das piores situações clínicas encontradas, acarretando diminuição da capacidade mastigatória e consequente interferência na digestão de alimentos, além de prejudicar a fonação e a estética. Esse quadro contribui para a redução da qualidade de vida e da auto-estima das pessoas3.

Em levantamento epidemiológico de Saúde Bucal realizado pelo Ministério da Saúde na população brasileira, em 2003 (Projeto SB BRASIL 2003), verificou-se que o índice CPO-D (cariados, perdidos ou obturados) para o grupo etário de 65 a 74 anos foi de 27,93. Isto significa que cada pessoa desse grupo possuía apenas quatro dentes livres de cárie e de suas consequências (obturação/extração). No caso dos idosos, ressaltou-se uma maior participação do componente "perdido" (92,16%) na composição porcentual do índice CPO-D. Quanto à necessidade do uso de prótese, 56% e 32,4% necessitavam de próteses inferior e superior, respectivamente, sendo a prótese total a que apresentava maior demanda, entre os procedimentos de reabilitação oral, indicando a alta prevalência de edentulismo. Ainda segundo o levantamento, ficou constatado que, para a faixa etária de 65 a 79 anos, a média nacional de indivíduos desdentados no arco superior é de 57,9% e no arco inferior de 24,8%4. Determinantes sociais estão associados com a perda dentária na população brasileira5.

Na Faculdade de Odontologia da UFMG (FO-UFMG) a realidade não é diferente da acima descrita. O atendimento é prestado a pacientes provenientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, em algumas especialidades, por livre demanda. O principal objetivo da assistência prestada é manter ou melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Isso pode ser conseguido prevenindo-se as doenças bucais, aliviando a dor e o incômodo, ou melhorando a eficiência mastigatória, o conforto, a aparência e a fonação. Devido ao fato de muitos desses objetivos requererem a restauração de dentes parcialmente destruídos ou a reposição de dentes perdidos, devido a doenças, traumas ou má formações, um dos principais desafios tem sido a implementação de tratamentos que devolvam função e estética ao paciente, sem, contudo se descuidar do aspecto preventivo.

A perda dos dentes pode ser sentida como um ataque à própria identidade do indivíduo, bem como à identidade social e familiar. Ao sentir que não está de acordo com o ideal estético e funcional traçado pela sociedade, a pessoa retrai-se, e pode descrever sintomas de isolamento social e depressão, que seriam consequências deste estado de desequilíbrio. De uma forma geral, os pacientes reagem à perda dos dentes de duas formas distintas. Alguns se mostram inconformados, com sentimentos de impotência, incapacidade e ansiedade, buscando evitar esta perda a qualquer custo e dispondo-se a qualquer sacrifício para restaurar sua dentição; já outros reagem de maneira conformista e depressiva, encarando a perda dos dentes como algo inerente à idade, mostrando-se passivos diante da situação e do tratamento proposto. A reposição dos dentes por meio de próteses visa o retorno à condição anterior, sendo que a preocupação com a estética é maior do que com a função. Busca-se a prótese como um recurso de retorno à condição que se queria continuar tendo, e que é exigida por uma sociedade que valoriza basicamente as possibilidades produtivas do sujeito e sua conformidade a um determinado padrão estético e funcional6.

A FO-UFMG dispõe de disciplina específica para atendimento a pacientes edentados totais, necessitados de receber Próteses Totais Removíveis (PT). No entanto, pacientes ainda com alguns dentes remanescentes, com prognóstico desfavorável, indicados para exodontia, não tinham alternativas a não ser submeterem-se às exodontias e aguardarem a correta cicatrização do rebordo para aí então receberem tratamento por meio de PT convencionais. A implantação do Projeto Prótese Total Imediata (PPTI) veio tentar cobrir uma deficiência no currículo.

A principal diferença entre Prótese Total Imediata (PTI) e PT convencional reside no estado da área basal, fibromucosa e tecido ósseo, no momento em que iniciamos o processo de confecção da prótese. Se, convencionalmente, aguardamos a completa cicatrização e reparação pós-cirúrgica para, só então, iniciarmos o trabalho protético, na PTI há uma combinação de atos cirúrgicos concomitantes à execução da prótese, de tal forma que a remoção dos dentes remanescentes e eventuais manobras de regularização óssea são executadas no mesmo ato clínico da instalação da prótese. Fica claro que, enquanto o tratamento por PT é um ato eminentemente protético, a confecção de uma PTI, conjugada ao ato cirúrgico, torna-se uma manobra cirúrgico-protética. Pode-se então conceituar uma PTI como sendo uma PT instalada imediatamente após a exodontia dos dentes remanescentes e nesse mesmo ato clínico. Esta modalidade de tratamento oferece ao paciente a possibilidade de manter seu status de indivíduo "dentado". Isso traz ao paciente a grande vantagem de poder continuar convivendo normalmente no âmbito familiar, social e profissional7.

O SUS não oferece esta modalidade de tratamento aos seus usuários, nem na atenção básica e nem na especializada. As disciplinas curriculares da FO-UFMG não ofertam o conteúdo necessário para o aprendizado do corpo discente de como reabilitar, de forma imediata, os pacientes debilitados. Sendo assim, o referido projeto se mostra de grande utilidade, tanto para os usuários quanto para os alunos, ao preencher esta lacuna na grade curricular.

O objetivo do presente trabalho é o de apresentar à comunidade acadêmica o PPTI, projeto de extensão assistencial, teórico/prático, voltado a alunos do curso de graduação e pacientes da FO-UFMG, evidenciando seus objetivos, sua articulação com ensino, pesquisa e produção de conhecimento, seu impacto na formação dos alunos, sua interdisciplinaridade e sua relação dialógica com a comunidade assistida.

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO

O PPTI, iniciado no ano de 2010, apresenta os seguintes objetivos:

1- Oferecer aos alunos de graduação da FO-UFMG, a possibilidade de aprender a avaliar, diagnosticar, levantar as necessidades, planejar e executar tratamentos protéticos de qualidade, em pacientes encaminhados para extrações dentárias e reabilitação protética por meio de PTI, como uma complementação curricular,
2- Estreitar laços entre extensão, ensino e pesquisa, ampliando as oportunidades de prestação de serviço, estudo, aprendizado, produção de conhecimento e divulgação científica de resultados, para alunos de graduação da FO-UFMG.
3- Oferecer atendimento odontológico especializado, por meio de exodontias e PTI, à comunidade assistida pela FO-UFMG.

A seleção dos doze alunos participantes do projeto se dá a cada semestre, sendo feita por meio de análise curricular e de entrevistas, obedecendo aos critérios divulgados em edital publicado pelo Centro de Extensão (CENEX-FO). Pesa na seleção do aluno o interesse pela área, o compromisso com a promoção de saúde da população, a disponibilidade de horário e o interesse na produção de conhecimento e divulgação científica de resultados. Os pacientes participantes são encaminhados pelas diversas disciplinas da FO-UFMG, admitidos de acordo com a indicação precisa do caso e com o número de vagas disponíveis. Os atendimentos odontológicos são prestados semanalmente, em ambiente ambulatorial, sob supervisão dos professores responsáveis pelo projeto. Os materiais odontológicos utilizados são fornecidos pela instituição, que cede também um funcionário para auxiliar na separação e fornecimento de tais materiais, além do espaço físico para as aulas teóricas e práticas.

Previamente ao início dos trabalhos clínicos de cada semestre, são ministradas aulas teóricas a fim de se repassar aos alunos a filosofia de trabalho a ser seguida e o protocolo de atendimento, que segue basicamente as seguintes fases:

1- Anamnese e exame objetivo
2- Exames complementares
3- Documentação fotográfica
4- Diagnóstico
5- Levantamento de necessidades
6- Planejamento
7- Atendimento

- Exodontias e acerto ósseo na região posterior (sempre acompanhadas por professores da cirurgia)
- Seleção e personalização de moldeiras com cera
- Moldagem primária com alginato
- Obtenção do modelo primário com gesso pedra tipo III
- Confecção de moldeira individual em resina acrílica ativada quimicamente
- Moldagem definitiva com godiva + alginato (poliéter em alguns casos)
- Obtenção do modelo definitivo com gesso pedra tipo III
- Confecção de chapa de prova e plano de cera
- Acerto do plano de cera em boca (check bite)
- Escolha da forma e da cor dos dentes
- Montagem em ASA
- Montagem de dentes
- Prova da montagem de dentes em boca
- Prensagem da prótese
- Exodontias e acerto ósseo na região anterior (sempre acompanhadas por professores da cirurgia)
- Finalização da PTI (ajuste e incorporação)
- Controle posterior - Reembasamento
- Controle posterior

Tendo em vista que o processo educativo fundamenta-se sobre três pilares: ensino, pesquisa e extensão, como dimensões formativas e sem hierarquização, a relação que a extensão estabelece com o ensino e a pesquisa é dinâmica e potencializadora. Em alguns momentos, a extensão intensifica sua relação com o ensino, oferecendo elementos para transformações no processo pedagógico, onde professores e alunos constituem-se como sujeitos do ato de ensinar e aprender, levando à socialização e à aplicação do saber acadêmico. Em outros momentos, a extensão intensifica sua relação com a pesquisa que, utilizando-se de metodologias específicas, compartilha conhecimentos produzidos pela instituição, contribuindo para a melhoria das condições de vida da sociedade. A casuística do projeto, bem como suas estatísticas, possibilitam a avaliação e a divulgação do impacto na melhoria da qualidade de vida da comunidade assistida, bem como de outros resultados importantes observados no atendimento, em eventos científicos e revistas especializadas. Os alunos são orientados a buscar na literatura situações clínicas aplicáveis aos casos em andamento, no intuito de enriquecer suas tomadas de decisão durante o planejamento e atendimento clínico.

Visto o vazio de não se ter na grade curricular normal o conteúdo aqui apresentado, o projeto tem um alto impacto na formação dos alunos que muito provavelmente vão encontrar situações clínicas similares em sua prática diária, quando se tornarem profissionais.

Para os exames clínicos e avaliações sistêmicas necessárias, bem como para a execução das exodontias e cirurgias pré-protéticas indicadas, o projeto mantém parceria com o Projeto da Cirurgia, promovendo o caráter de interdisciplinaridade, tão importante para alunos e docentes participantes.

Os princípios que norteiam as universidades colocam em plano de relevância a pesquisa e a extensão. Por meio da extensão, elas poderão proceder à difusão, a socialização e a democratização do conhecimento produzido. Ao estabelecer uma relação dialógica com a comunidade, a extensão promove uma troca de saberes muito interessante. A extensão é compreendida como o espaço em que a instituição promove a articulação entre o saber fazer e a realidade sócio-econômica, cultural e ambiental da região. Educação, ciência e tecnologia devem se articular, tendo como perspectiva o desenvolvimento local e regional, possibilitando assim, a interação necessária à vida acadêmica. A extensão, entendida como prática acadêmica que interliga as atividades de ensino e de pesquisa com as demandas da maioria da população, consolida a formação de um profissional cidadão e se credencia junto à sociedade como espaço privilegiado de produção e difusão do conhecimento na busca da superação das desigualdades sociais8.

Além do aspecto da humanização, o modelo pedagógico aplicado no projeto possibilita o aprendizado ativo, com possibilidade de uma relação dialógica entre alunos, professores e pacientes, além de ampliar a visão da realidade social e profissional.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

De uma forma geral, as instituições de ensino se deparam com demandas sociais que exigem um diálogo permanente com a comunidade, envolvendo necessariamente ações em relação à democratização das informações, ao desenvolvimento social e à melhoria da qualidade de vida da população. Neste sentido, a extensão deve ser visualizada como uma prática que possibilita o acesso ao conhecimento produzido e às experiências acadêmicas, oportunizando o usufruto por parte dos diversos segmentos sociais. A extensão tem um grande leque de atuação e consequentemente, cria um manancial de dados que precisa ser sistematizado, com objetivo de dar visibilidade à contribuição dada no contexto local, regional e nacional8.

O grande problema visualizado, quando da indicação de PT em pacientes com dentes remanescentes condenados, reside exatamente no fato de os mesmos relutarem em permanecer sem seus dentes, enquanto se aguarda a reparação tecidual e óssea. Esse fator, de ordem funcional, psicológica e estética, aliado às alterações morfológicas normais que sucedem a qualquer ato operatório, tem orientado tanto pacientes, quanto profissionais, no sentido da utilização de PTI como solução para esses casos. Com um protocolo de atendimento bem definido e com uma forma dinâmica de atuação, observa-se que os objetivos inicialmente traçados pelos idealizadores do projeto têm sido claramente alcançados, existindo articulação entre as áreas de ensino, pesquisa e produção de conhecimento, um alto impacto na formação acadêmica dos alunos participantes, interdisciplinaridade por meio do intercâmbio com a área da cirurgia e uma relação dialógica com a comunidade assistida altamente positiva.

Visto a deficiência deste conteúdo no currículo do curso de graduação da FO-UFMG, conclui-se que o projeto vem cumprindo satisfatoriamente sua missão, beneficiando tanto alunos, quanto pacientes assistidos, trazendo também enorme satisfação pessoal aos professores participantes.

 

REFERÊNCIAS

1. Holst D, Schuller AA, Aleksejuniené J, Eriksen HM. Caries in population: a theoretical, causal approach. Eur J Oral Sci. 2001; 109:143-8.         [ Links ]

2. Aleksejūnienė J, Holst D, Brukienė V. Dental caries risk studies revisited: causal approaches needed for future inquiries. Int J Environ Res Public Health. 2009; 6:2992-3009.

3. Barbato PR, Nagano HCM, Zanchet FN, Boing AF, Peres MA. Perdas dentárias e fatores sociais, demográficos e de serviços associados em adultos brasileiros: uma análise dos dados do Estudo Epidemiológico Nacional. Cad Saúde Pública. 2007; 23:1803-14.

4. Moreira RS, Nico LS, Tomita NE, Ruiz T. A saúde bucal do idoso brasileiro: revisão sistemática sobre o quadro epidemiológico e acesso aos serviços de saúde bucal. Cad Saúde Pública. 2005; 21:1665-75.

5. Moreira RS, Nico LS, Barrozo LV, Pereira JC. Tooth loss in brazilian middle-aged adults: multilevel effects. Acta Odontol Scand. 2010; 68:269-77.

6. Telles D, Coelho AB [Internet]. Próteses sobreimplantes.com. [acesso em 2011 jun 19]. Disponível em: http://www.sobreimplantes.com

7. Cerveira Netto H. Prótese total imediata. São Paulo: Pancast; 1987.

8. Brasil. Ministério da Educação [Internet]. A Extensão nos Institutos Federais. [acesso em 2011 jun 14]. Disponível em: http://www.ifsc.edu.br/extensao/.

 

 

Autor correspondente:
Sérgio Carvalho Costa
Av. Pres. Antônio Carlos, 6627, sala 3345 – Pampulha
CEP: 31.270-901 - Belo Horizonte -MG – Brasil

E-mail: sergiocarvalhocosta@yahoo.com.br