SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 suppl.2 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos em Odontologia

versão impressa ISSN 1516-0939

Arq. Odontol. vol.47  supl.2 Belo Horizonte Dez. 2011

 

 

Levantamento das atividades do curso de Aperfeiçoamento em Prótese sobre Implantes da FO-UFMG nos últimos cinco anos

 

Five-year survey of the activities of the course in implant prosthodontics from the UFMG School of Dentistry

 

 

Ivan Doche Barreiros I; Duílio de Souza II; Luciene Rodrigues Reis II; Bárbara de Oliveira Lima Fernandes III; Isabela Kuhlmann Duarte III

I Departamento de Odontologia Restauradora, Faculdade de Odontologia, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil
II Cirurgião-dentista
III Faculdade de Odontologia, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil

Contato: idbarreiros@yahoo.com.br, duilio.bhz@zaz.com.br, lurreis@hotmail.com, barbaraolf@hotmail.com, ikduarte@hotmail.com

Autor correspondente

 

 


 

RESUMO

A falta de um ou mais elementos dentários pode desencadear um desequilíbrio da mordida, dificuldade na mastigação, fonação, afetando a funcionalidade do sistema estomatognático, além de prejudicar a saúde emocional do paciente e suas relações sociais, por estar diretamente ligado a estética. Apresentar para a população acadêmica e as demais interessadas, os métodos abordados para promoção do curso e produtividade do mesmo. O Curso de Aperfeiçoamento em prótese sobre implante tem como objetivo propiciar aos alunos conhecimento teórico e prático para que os mesmos tenham capacidade e condições de avaliar o paciente, indicarem, planejar e realizar a parte de prótese sobre implante, utilizando elementos protéticos indicados para cada caso. Ao final do curso o aluno estará capacitado para interpretar os dados da anamnese conjugandoos com o exame objetivo para o estabelecimento do diagnóstico, indicar e interpretar exames complementares pertinentes, tratar ou referenciar adequadamente os pacientes atendidos, realizando próteses sobre implantes. A partir dos dados apresentados neste estudo, torna-se evidente a melhoria no atendimento desta atividade de extensão no decorrer dos anos. Foi atendida a maioria dos casos que foram planejados, realizando a cada ano maior número de procedimentos e, assim, proporcionando avanços no aprendizado dos alunos e consequentemente melhoria física e psicológica na vida dos pacientes submetidos aos tratamentos.

Descritores: Implante dentário. Prótese dentária fixada por implante.


 

ABSTRACT

The lack of one or more dental elements can trigger an imbalance in one's bite, difficulty in mastication, and speech problems, in turn affecting the functionality of the stomatognathic system, in addition to undermining the emotional health of patients and their social relations, which are directly linked to aesthetics. The current work aims to present the methods discussed to the public and other interested academians in an attempt to promote the course and its productivity. The course in implant prosthodontics aims to provide students with theoretical and practical knowledge so that they have the capacity and conditions to evaluate the patient, as well as establish, plan, and carry out part of the implant prosthodontics procedures, using prosthetic elements for each case. At the end of the course students will be able to interpret anamnesis data, connecting this with the objective exam to diagnosis, indicate, and interpret pertinent complementary exams, treat or refer patients appropriately, performing implant prosthodontics. From the data presented in this study, an improvement in services rendered within this extension activity over the years. The majority of planned cases were attended to, each year performing more procedures, thus promoting advances in student learning and, consequently, an improvement in the physical and psychological life of patients undergoing treatment.

Uniterms: Dental implantation. Dental prosthesis, implant-supported.


 

 

INTRODUÇÃO

A falta de um ou mais dentes leva a um desequilíbrio da mordida e da musculatura das regiões vizinhas, proporcionando uma perda estética, problemas de mastigação, fonação e dores na ATM. Além de prejudicar a saúde psicológica e as relações sociais do paciente. Através dos recursos da Odontologia Restauradora e da Implantodontia, o profissional consegue reabilitar a oclusão de pacientes de uma maneira segura e eficaz, muitas vezes sendo fundamental para a integração do indivíduo ao meio em que vive, gerando aumento de sua capacidade de trabalho e auto-estima.

O objetivo do tratamento restaurador, através dos implantes dentários, é o de preservar a integridade de estruturas intrabucais além de recuperar a estética e a funcionalidade do sistema estomatognático de acordo com a satisfação objetiva e subjetiva do paciente1. Esses objetivos só serão alcançados através de um planejamento multidisciplinar antes da colocação do implante, ou seja, existe a necessidade de se ampliar a visão técnica, vislumbrando o resultado final do tratamento reabilitador através de um planejamento prévio. Desta mesma forma, a apresentação da proposta do tratamento ao paciente irá proporcionará a este o bem-estar psicológico2.

Uma pesquisa feita sobre a implanto-terapia para melhorar a qualidade de vida, demonstrou que a excessiva atrofia do osso alveolar frequentemente está relacionada à terapia com prótese, especialmente a prótese total. Sendo assim, a implanto-terapia foi descoberta e vem ganhando espaço, como um caminho para solucionar o problema através da maior estabilidade e retenção, aumentando assim a sua funcionalidade, resultando num aumento da qualidade de vida do paciente. Dessa forma, os autores constataram que, em comparação com as convencionais próteses totais removíveis (dentaduras), as próteses implanto-suportadas têm melhor função e conforto para muitos pacientes3.

Devido à intensa busca por parte dos pacientes em melhorar a estética bucal e qualidade de vida, visando a reconstituição de sua imagem pessoal e social, percebeu-se maior procura dos mesmos aos consultórios odontológicos. Já que a ausência de dentes compromete a identidade e integridade das pessoas. Assim sendo nas últimas décadas, a implantodontia passa a ser uma realidade na clínica odontológica moderna como melhor alternativa terapêutica para a reabilitação oral de pacientes com ausência de elementos dentários4.

O curso de aperfeiçoamento de prótese sobre implante da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais tem como objetivo propiciar aos alunos conhecimento teórico e prático para que os mesmos tenham condições de avaliar o paciente, diagnosticar, indicar, planejar e realizar a parte de prótese sobre implante, utilizando os elementos protéticos selecionados para cada caso, proporcionando ao seu paciente uma melhor qualidade de vida.

Os pacientes submetidos a implantes dentários nesta atividade de extensão, foram observados no exame intra e extra-oral associados a análise de modelos diagnósticos e exames radiográficos e tomográficos, os quais proporcionaram ao profissional um plano de tratamento ideal para o caso.

A avaliação de fatores como a passividade na adaptação, fatores oclusais, espaço interoclusal, requisitos estéticos, saúde dos tecidos moles peri-implantares, necessidade de manutenção, reversibilidade da restauração e fator financeiro são imprescindíveis para a escolha do tipo de restauração protética mais adequada aos implantes osseointegrados5.

O objetivo deste estudo foi demonstrar e divulgar a produtividade do curso de Aperfeiçoamento de Prótese sobre Implantes, assim como o seu sucesso, não somente para os professores e alunos, mas também para os pacientes tratados durante o curso.

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO

O curso de Aperfeiçoamento em Prótese sobre Implantes da FO-UFMG tem como objetivo geral propiciar aos alunos embasamento científico teórico e prático para que os mesmos tenham capacidade e condições de avaliar o paciente, indicarem, planejar e realizar a parte de prótese sobre implante, utilizando elementos protéticos indicados para cada caso. Ao final do curso o aluno estará capacitado para interpretar os dados da anamnese conjugando-os com o exame objetivo para o estabelecimento do diagnóstico, indicar e interpretar exames complementares pertinentes, tratar ou referenciar adequadamente os pacientes atendidos, realizando implantes osteo integráveis e próteses sobre implantes.

Esta atividade de extensão possui uma carga horária total de 240 horas, que são divididas em atividades teóricas e práticas. As atividades teóricas consistem em aulas expositivas, seminários e avaliações para constatação do grau de absorção de conhecimento pelos alunos. Nas atividades práticas, são aplicados os conhecimentos repassados nas aulas teóricas, através de atendimento de pacientes.

Seguindo um protocolo de atendimento, na primeira consulta, realiza-se o preenchimento da ficha clínica do paciente, com pedidos de radiografias periapicais, radiografias interproximais, radiografias panorâmicas e tomografia computadorizada. Em uma segunda consulta, são confeccionados os moldes, superior e inferior de cada paciente, e obtenção dos modelos de estudo para em seguida montá-lo em um articular semi-ajustável. Então é feito um planejamento cirúrgico. O paciente é encaminhado para o Curso de Aperfeiçoamento em Cirúrgico em Implantodontia da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais para a realização de implantes. É necessário aguardar a osseointegração. Também foram atendidos pacientes que já chegaram à clínica com implantes realizados por profissionais fora da Universidade Federal de Minas Gerais iniciando o tratamento somente para procedimentos protéticos.

Passando alguns meses (de 4 a 6 meses), o paciente retorna à clínica da Faculdade, onde são confeccionados novos modelos de estudo para planejamento protético. A partir deste modelo de estudo o aluno selecionará os componentes protéticos que irão ser utilizados no paciente. Só assim estará apto para confeccionar as próteses provisórias, próteses unitárias, próteses de dois elementos, próteses de três elementos, próteses over-denture, prótese protocolo, próteses totais removíveis e próteses parciais removíveis.

Baseado na Tabela 1, é conveniente afirmar que ao fazer um estudo comparativo entre a produtividade do primeiro curso de Aperfeiçoamento em Prótese sobre Implante no ano de 2005 e os anos decorrentes até o ano de 2010, foi possível observar que houve um aumento no número total de atendimentos de pacientes e na quantidade de procedimentos realizados durante o curso.

 

 

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Com o aumento das técnicas cirúrgicas e protéticas pela melhoria e proficiência dos odontólogos, a função ideal e a estética podem ser obtidas e reproduzidas através de próteses sobre implantes melhorando assim a qualidade de vida do paciente.

A partir dos dados apresentados torna-se evidente a melhoria no atendimento do curso de aperfeiçoamento em prótese sobre implante da FOUFMG, no decorrer dos anos. Tendo sido atendidos a maioria dos casos encaminhados para a clínica de Prótese sobre Implantes, realizando-se a cada ano maior número de procedimentos e proporcionandose melhorias físicas e psicológicas aos pacientes. Consequentemente é proporcionado ao aluno, avanços no aprendizado.

 

REFERÊNCIAS

1. Monteiro LA. A importância do planejamento reverso para a implantodontia. [monografia]. Governador Valadares: Universidade Vale do Rio Doce; 2009.         [ Links ]

2. Carvalho NB, Gonçalves SLMB, Guerra CMF, Carreiro AFP. Planejamento em implantodontia: uma visão contemporânea. Rev Cir Traumatol Buco-Maxilo-Fac. 2006; 4:17-22.

3. Att W, Stappert C. Implant therapy to improve quality of life. Quintessence Int. 2003; 34:573- 81.

4. Almeida EO, Júnior ACF, Pellizzer EP. Restaurações cimentadas versus parafusadas: parâmetros para seleção em prótese sobre implante. Innov Implant J. 2007; 2:15-20.

5. Carvalho RS, Francischione CE Jr, Kobayashi FM, Scarafissi PFS, Costa APRM, Francischone CE. Novo implante P-I Branemark philosophyTM e cirurgia guiada por computador: inovações tecnológicas inaugurando uma nova era na Implantologia. Rev Dent Press Periodontia Implantol. 2007; 1:374-86.

 

 

Autor correspondente:
Ivan Doche Barreiros
Rua Carangola, 670/101 - Santo Antônio
CEP: 30330/240 – Belo Horizonte – MG - Brasil

E-mail: idbarreiros@yahoo.com.br