SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 suppl.2 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos em Odontologia

versão impressa ISSN 1516-0939

Arq. Odontol. vol.47  supl.2 Belo Horizonte Dez. 2011

 

 

Clareamento endógeno e exógeno

 

Exogenous and endogenous teeth whitening

 

 

Ivan Doche Barreiros I; João Batista Novaes II; Sérgio Donizetti Lopes III; Lucas Paiva Lamounier Vieira IV

I Departamento de Odontologia Restauradora, Faculdade de Odontologia, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil
II Departamento de Clínica, Patologia e Cirurgia Odontológica, Faculdade de Odontologia, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil
III Cirurgião-dentista
IV Faculdade de Odontologia, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil

Contato: idbarreiros@yahoo.com.br, novaes@ufmg.br, sdlopes@uai.com.br, lucasplv@hotmail.com

Autor correspondente

 

 


 

RESUMO

O clareamento dental é forma mais conservadora para restituir a cor da estrutura dental escurecida. Os materiais e técnicas utilizados hoje em dia não usam mais o calor como acelerador da reação do clareamento, e sim produtos que em contato com a estrutura dental já começam a reagir, ou ainda, produtos que com a simples aplicação de luz fria iniciam a ação de clareamento. A equipe de trabalho do projeto é composta por três professores e duas estagiárias do curso de formação de Auxiliar de Saúde Bucal da FO-UFMG. A seleção de discentes é feita através de entrevista com os candidatos onde se verificam seu grau de interesse e envolvimento. Não existem bolsas no projeto. o projeto de clareamento endógeno e exógeno cumpre seu objetivo geral de dar condições técnicas e científicas aos alunos da graduação para executarem tais tratamentos.

Descritores: Clareamento dental. Estética.


 

ABSTRACT

Tooth bleaching is the most conservative way of recovering the normal color of darkened teeth. Its technique and the materials employed no longer use heat as a catalyzer. Instead, the products either promptly react with the dental structure or require the simple use of a cold light to be activated. The Project staff consists of three teachers and two residents from the course for the eduction of the staff of oral health assistants from the Dental School of Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Student selection is performed through an interview where their interest and commitment is assessed. No scholarships are granted in this project. The endogenous and exogenous tooth bleaching project fulfils its aim to give undergraduate students the required scientific and technical knowledge to perform such types of dental treatment.

Uniterms: Tooth bleaching. Esthetics.


 

 

INTRODUÇÃO

A preocupação com a estética dos dentes data de mais de quatro milênios. Diversas evidências arqueológicas foram encontradas que vão desde a tentativa de substituir dentes perdidos, até a simples decoração feita nos dentes, como por exemplo, inlays de jade em um crânio de mais de 2 mil anos. Nos dias atuais várias técnicas para melhorar um dente escurecido, seja por medicamentos, defeitos no esmalte dental e tratamento endodôntico, podem ser aplicadas1. A mais conservadora de todas é o clareamento dental, pois existe a real possibilidade de manutenção da integridade da forma com aplicação de produtos com a finalidade de clarear. Os agentes clareadores são de uso endógeno e exógeno, dependendo de cada caso2. O presente projeto proporciona ao aluno o aprendizado desta técnica de clareamento dentário e acesso da comunidade a este tratamento sem custo algum.

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO

O projeto de clareamento endógeno e exógeno proporciona aos alunos de graduação condições técnicas e científicas, no uso dos materiais para clareamento dental, em dentes tratados endodonticamente no primeiro estágio do projeto, onde têm aulas teóricas de abertura de câmara pulpar, confecção do tampão cervical, clareamento propriamente dito, o selamento com resina composta, e finalização do caso. No segundo estágio, aprendem a técnica de clareamento exógeno com a utilização de peróxido de carbamida, peróxido de hidrogênio e micro abrasão. Para esta técnica, os alunos obtêm modelos de gesso tipo IV para a confecção de moldeiras de acetato de celulose.

O atendimento é realizado às terças-feiras de 18:30 às 22 horas, na Clínica 05. São selecionados 32 alunos de sétimo e oitavo períodos formando-se duplas, trabalhando em 03 rosetas, sob a supervisão de 03 docentes, com o apoio de um funcionário. Previamente ao início dos trabalhos de cada semestre, é ministrada uma aula teórica a fim de que os alunos tomem conhecimento da filosofia do Projeto e do protocolo de atendimento. Os atendimentos odontológicos práticos são realizados pelos alunos e/ou professores/coordenadores do projeto, dependendo do grau de dificuldade do procedimento e da capacidade dos alunos para executá-los.

A equipe de trabalho é composta por três professores e duas estagiárias do curso de Auxiliar de Saúde Bucal da FO-UFMG. O sistema de inscrição é por livre demanda. A seleção é feita com entrevista do candidato, verificação de disponibilidade de horário, e o grau de interesse e envolvimento do aluno. São selecionados 32 alunos e não existem bolsas no projeto.

O projeto de Clareamento ocorre na Clíníca 05 da Faculdade de Odontologia às terçasfeiras, semanalmente, à partir do segundo mês de cada semestre letivo. Os materiais necessários ao atendimento clínico são da Faculdade de Odontologia, e os materiais clareadores são disponibilizados pelo coordenador do projeto. O sistema de avaliação consiste na verificação pela equipe coordenadora e uma auto-avaliação dos alunos. A avaliação é feita ao final de cada semestre.

Analisando-se 155 fichas de pacientes que iniciaram o tratamento no 2º semestre de 2009, 1º semestre de 2010, 2º semestre de 2010 e 1º semestre de 2011. Foram coletados os seguintes dados: Observou-se um maior número de tratamentos exógenos (72 indivíduos) realizados no projeto nos quatro semestres estudados com uma diferença de 11 pacientes para o tratamento endógeno (61 indivíduos). Outros 22 pacientes apresentaram fichas sem informações suficientes e outros tipos de tratamento como remoção de manchas por microabrasão ou até mesmo encaminhamento para restaurações indiretas (Tabela 1).

 

 

 


Foi evidenciada uma maior procura do tratamento pelo sexo feminino, o que é facilmente observado na Tabela 2. Das 155 fichas analisadas, 111 eram de mulheres. Isso talvez demonstre uma maior preocupação com a estética dos dentes por parte deste gênero.

 

 

 


No Gráfico 1 estão expressas a avaliação da cor inicial pela Escala Vita (padrão mundial para a determinação e reprodução das cores dentais) dos dentes tratados pelo clareamento exógeno. É possível verificar que nos 2 anos de estudados a coloração dos dentes dos pacientes à procura do tratamento exógeno variou principalmente entre as cores A2(24%) a A3(21%). Enquanto isso no Gráfico 2 vê-se uma variação mais frequente entre as cores C3 a C4, tratando-se da cor inicial de dentes tratados pelo clareamento endógeno.

 

 

 

 

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A partir dos resultados obtidos conclui-se que o perfil do paciente a procura do tratamento clareador nos semestres estudados é de mulheres necessitando do clareamento exógeno com a cor dental entre A2 e A3 principalmente. Já os indivíduos submetidos ao clareamento endógeno apresentam cor dental entre C3 a C4 principalmente. O Projeto de clareamento exógeno e endógeno oferece tratamentos sem custos à comunidade, além de proporcionar um aprendizado teórico e técnico do clareamento dental.

 

REFERÊNCIAS

1. Portolani MVJ, Candido MSM. Efeito dos agentes clareadores sobre as estruturas dentais. Rev Odontol UNESP. 2005; 34:91-4.         [ Links ]

2. Fastlicht S. La odontología en el México prehispánico. Edimex; 1971.

 

 

Autor correspondente:
Ivan Doche Barreiros
Rua Carangola, 670/ 101 - Santo Antônio
CEP: 30.330-240 - Belo Horizonte - MG -Brasil

E-mail: idbarreiros@yahoo.com.br