SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número31 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Stomatos

versão impressa ISSN 1519-4442

Stomatos vol.16 no.31 Canoas Jun./Dez. 2010

 

ARTIGOS CIENTÍFICOS

 

Abordagem de lesão de cárie proximal em dentes decíduos anteriores pela técnica de abrasão: relato de caso

 

Injury approach to tooth cavity in proximate previous deciduoud teeth by abrasion technique: case report

 

 

Fernanda Malheiro SantosI; Daniella Ferraz CerqueiraII; José Carlos Pettorossi ImparatoIII

IEspecialista em Odontopediatria pela Universidade Camilo Castelo Branco
IIProfessora da Disciplina de Saúde Coletiva da Universidade Camilo Castelo Branco
IIIProfessor Doutor do Departamento de Ortodontia e Odontopediatria da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo

Endereço para correspondência

 

 


RESUMO

O tratamento de lesões cariosas em superfícies proximais de dentes decíduos anteriores normalmente é de difícil execução. O sucesso está relacionado à dificuldade no preparo da cavidade, escolha da cor do material restaurador e da técnica restauradora propriamente dita. O caso clínico apresentado relata uma abordagem alternativa para lesões proximais em dentes decíduos com o uso da técnica da abrasão da superfície cariada, com acompanhamento clínico e radiográfico de 07 meses. Conclui-se que, a proposta é uma alternativa eficaz para paralisação de lesões cariosas proximais.

Palavras-chave: Cárie dentária. Abrasão. Dente decíduo.


ABSTRACT

The treatment for tooth cavity in proximate surfaces from previous deciduous teeth is normally of a difficult performance and the sucess of such method is related to the difficulty in the preparation of this procedure, the choice of color in the restoration material and the technique itself to restore the cavity. The present case study talks about an aternative approach with the abrasion of the affected surface by means of polisher strings. It is possible to conclude that the present propose is an efficient alternative to halt proximate tooth cavities.

Keywords: Tooth cavity. Abrasion. Deciduous teeth.


 

 

INTRODUÇÃO

Clinicamente, as primeiras lesões de cárie são encontradas nos incisivos superiores por volta dos 10-12 meses de idade em aproximadamente 25% da população (Douglass et al., 2001; Peretz, Gluck, 2006). O diagnóstico de lesões de cárie constitui-se primariamente como um processo visual baseado principalmente na inspeção clínica e a análise de radiografias (Bader et al., 2001; Schmidlin, Besek, 2003).

Para alguns dentistas, se a lesão de cárie proximal atingir a metade interna do esmalte observada em radiografias, é difícil deter a progressão, e muitas lesões terão de ser restauradas (Martingnon et al., 2006).

Apesar da melhora significativa dos materiais restauradores, grande parte das restaurações realizadas com diferentes materiais restauradores estéticos, em dentes decíduos ou permanentes, é substituída (Araújo et al., 2006).

Restaurações em superfícies proximais anteriores têm uma vida útil relativamente curta, quer seja por não apresentar cor adequada, por infiltrações marginais, mas principalmente pela falha do controle dos fatores da doença cárie pelo paciente, muitas vezes levando ao surgimento de lesões de cárie secundárias (Stokes, 1989; Mjör et al., 2002; Costa et al., 2003). Por esses motivos, muitas vezes as restaurações precisam ser substituídas (Baratieri, 2002).

A abrasão constitui-se de um desgaste por fricção provocado pelo atrito. Esse atrito pode ser por meio de uma tira de lixa de diferentes granulações, indo da mais fina à mais grossa. Já a microabrasão constitui-se de um desgaste em que se usa uma pasta formada por pedra pomes e ácido fosfórico, aplicada manual e mecanicamente, para tratamento de mancha branca. A técnica da microabrasão é uma proposta alternativa de operatória dentária conservadora de lesões cariosas em estágios iniciais, que podem variar de uma lesão de mancha branca, até uma lesão com inicio de cavitação, possibilitando uma menor colonização de Streptococos mutans em decorrência do alto polimento da superfície microabrasionada. Esse tipo de proposta terapêutica é relativamente econômico, requer tempo clínico comparativamente curto, tornando-o aceitável pelos pacientes infantis (Sant'anna et al., 2001).

A presença de flúor na saliva e na placa bacteriana, em quantidade suficiente, pode prevenir e também induzir a paralisação de lesão de cárie, diminuindo a probabilidade de uma lesão incipiente progredir até um estágio mais avançado (Araújo et al.,2006).

O objetivo deste trabalho foi relatar uma abordagem diferente a uma lesão de cárie em superfície proximal de um incisivo central superior decíduo esquerdo pela técnica da abrasão com acompanhamento clínico e radiográfico de 7 meses.

 

RELATO DO CASO CLÍNICO

Paciente do sexo feminino, 5 anos de idade, compareceu à Clínica de Especialização em Odontopediatria da Faculdade de Odontologia da Universidade Camilo Castelo Branco para tratamento odontológico. O exame clínico revelou lesão cariosa já cavitada na superfície mesial do dente 61 (Figura 1). O exame radiográfico pela técnica oclusal modificada confirmou o diagnóstico (Figura 2). O tratamento proposto foi a realização da abrasão, por meio de desgaste da lesão, a fim de remover o nicho de retenção de placa bacteriana, promover um aumento do espaço interdental para facilitar a higienização e consequentemente o processo de remineralização.

 

 

 

 

O caso foi submetido ao Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade. Após ser aprovado pelo protocolo de número 1865-2095/08, iniciou-se o tratamento.

Após profilaxia com escova de Robson e pasta profilática, realizou-se isolamento relativo; fez-se desgaste da superfície que apresentava lesão de cárie com tiras de lixa de poliéster para acabamento dental de granulação fina e média para obtenção de espaço (Figura 3). A seguir, procedeu-se a lavagem, secagem e avaliação. Desgastou-se a mesma superfície com tira de lixa de aço a fim de promover a abrasão (Figura 4) e novamente usou-se a tira de lixa de poliéster para deixar a superfície mais lisa (Figura 5), sendo realizada a lavagem, secagem e nova avaliação. Finalizou-se aplicando verniz de flúor (DUOFLUORID XII®, FGM, Joinville, Brasil) com aplicador tipo microbrush (Figura 6). Esses desgastes foram realizados 5 vezes com um intervalo médio de 40 dias entre uma sessão e outra, até deixar-se a superfície lisa e observar-se a paralisação da lesão.

 

 

 

 

 

 

 

 

As figuras 7 e 8 mostram o acompanhamento clínico e radiográfico da lesão após 7 meses do início do tratamento.

 

 

 

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O presente caso clínico relata uma abordagem alternativa para lesão de cárie na face proximal de um incisivo central superior decíduo esquerdo por meio da técnica de abrasão para regularização da superfície cariada e aplicação de verniz com fl úor para remineralização da face desgastada.

A placa interdental atua como a causa necessária para o desenvolvimento da lesão e sua remoção com o uso do fio dental é recomendada como um método de prevenção de lesões de cárie (Granath et al., 1978; Feldens et al., 2006). O uso frequente do fio dental resultou numa significativa redução nos índices de cárie proximais em dentes decíduos durante um período de 20 meses (Wright et al., 1977). Caso a cavidade permaneça sem restauração, a utilização do fio ou fita dental torna-se difícil e praticamente sem função. Os estudos mostram que a frequente profiaxia dental por profissional é efetivo na redução de cárie e também da gengivite (Hans et al.,1983). Porém, quando existe cavidade; há retenção de placa, possibilitando a progressão das lesões.

No presente relato, a partir da eliminação da cavidade e polimento da superfície abrasionada, houve nítida facilidade para higienização. Ressalta-se também que, caso não houvesse a correta higienização pelo paciente e familiares e adesão ao controle do biofilme, a lesão poderia torna-se ativa novamente. Após três anos, 45% das lesões cariosas nas superfícies proximais dos incisivos anteriores em crianças de idade préescolar, encontradas no exame inicial apresentaram-se inativas em um estudo realizado em Hong Kong, após introdução destas crianças em um programa de controle de biofilme com escovação e pasta fluoretada (Lo et al., 1998).

A aplicação de flúor foi realizada após a abrasão da superfície cariada para minimizar sensibilidade dentinária e para promover paralisação de lesões em esmalte/dentina adjacentes. O veículo escolhido foi o verniz, por ser bem tolerado pelos pacientes, pela segurança devido ao menor escoamento do material, e por ser de rápida e fácil aplicação (Skold et al., 2005).

Os resultados deste relato nos mostraram que, essa nova abordagem a lesões cariosas proximais em dentes decíduos, quando bem empregada a esses tipos de lesão, não implica na necessidade de se restaurar os elementos dentais cavitados; e conseqüentemente, não se corre o risco de sofrer infiltrações e de se cair num ciclo restaurador repetitivo. Apesar da possibilidade de reversão de lesões ativas em inativas, caso não seja eliminado o nicho de retentivo da placa, dificilmente essas lesões tornar-se-ão inativas. Em adição, a técnica da abrasão associada à aplicação do flúor mostrou-se um procedimento de baixo custo e mais rápido se comparado a uma restauração, independente do tipo de material restaurador. Isso faz com que essa técnica torne-se uma boa alternativa para populações de baixa renda.

Embora a radiografia inicial tivesse apresentado uma imagem de alteração apical dos dentes 51 e 61, esses mostraram-se sem alteração clínica, ou seja, não apresentavam alteração de coloração, sintomatologia dolorosa, história de fístula, tampouco mobilidade; o que contra-indicava o tratamento endodôntico (Pinkhan et al., 1996).

Após 7 meses de acompanhamento, observou-se uma movimentação do dente 61 para mesial, aumentando o espaço interproximal entre os dentes 61 e 62. Tal mudança não implicou em alteração do perímetro do arco, pois não há perda de espaço no segmento anterior dos arcos dentários decíduos, e os espaços primatas que são uma característica comum na dentadura decídua permanecem constantes (Galvão, Chelotti, 1992; Dinelli, Martins, Pinto, 2004; Ferreira et al., 2005).

Por fim, conclui-se que a abrasão é uma alternativa eficaz para paralisação de lesões cariosas proximais em dentes decíduos anteriores.

 

REFERÊNCIAS

Araújo JM, Dionísio RF, Reis JIL, Santos LM. Estudo Comparativo do Efeito de Diferentes Materiais Restauradores Estéticos Fluoretados no Desenvolvimento de Cárie em Dentes Decíduos. Pesq Bras Odonto Clín Int 2006;6(2)131-6.         [ Links ]

Bader JD, Shugars DA, Bonito AJ. Systematic Reviews of Selected Dental Caries Diagnostic and Management Methods. J Dent Education 2001;65(10):960-8,         [ Links ]

Baratieri LM, Araújo Jr EM, Monteiro Jr S, Vieira LCC. Caderno de Dentística. Restaurações Adesivas Diretas com Resina Composta em Dentes Anteriores. São Paulo: Editora Santos, 2002.  2-3p.         [ Links ]

Costa CC, Czemay APC, Vieira RS. Longevidade das restaurações de resina composta em dentes decíduos. J Brás Otopediatria Odonto Bebê 2003; 6(33):434-8.         [ Links ]

Dinelli TCS, Martins LP, Pinto AS. Mudanças dimensionais dos arcos dentários em crianças entre 3 e 6 anos de idade. Rev Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial 2004; 9(4):60-7.         [ Links ]

Douglas JM, Tinanoof N, Tang JMW, Altman DS. Dental caries patterns and oral health behaviors in Arizona infants and toddlers. Comm Dent Oral Epidemiol 2001;29:14-22.         [ Links ]

Feldens EG, Kramer PF, Feldens CA, Ferreira SH. Distribution of plaque and gingivitis and associated factors in 3- to- 5-year-old Brasilian children. J Dent Child 2006;73(1):4-10.         [ Links ]

Ferreira RI, SCAVONE-JR H, Castro RG, Nascimento MAS, Romero CC. Avaliação do espaçamento interdental no segmento anterior dos arcos decíduos. Rev Odontol Universidade Cidade São Paulo 2005;17(2):101-10.         [ Links ]

Galvão MBD, Chelotti A. Estudo comparativo dos arcos dentários decíduos espaçados e não espaçados. Segmento anterior. Rev Odontopediatria 1992;1(1):14-22.         [ Links ]

Granath L, Martinsson T, Matsson L, Nilsson G, Schröder U, Söderholm B. Intraindividual effect of daily supervised flossing on caries in schoolchildren. Comm Dent Oral Epidemiol 1978;7(3):147-50.         [ Links ]

 Hans G, Björn A, Birkhed D. Immediate and prolonged effect of individual preventive measures in caries and gingivitis susceptible children. Swed Dent J 1983;7(1):13-21.         [ Links ]

Martignon S, Ekstrand,H.R; Ellwood,R. Efficacy of Sealing Proximal Early Actives Lesions: An 18-Month Clinical Study Evaluated by Conventional and Subtraction Radiography. Caries Res 2006;40:382-8.         [ Links ]

Mjör IA, Dahl LJE, Moorhead J.E. Placement and replacement of restorations in primary teeth. Acta Odontol Scand 2002;60(1):25-8.         [ Links ]

Peretz B, Gluck G. Early childhood caries (ECC): a preventive-conservative tret mode during a 12-month period. J Clin Pediatr Dent 2006;30(3):191-4.         [ Links ]

Pinkham JR, Casamassimo PS, Fields HW, Mc Tigue DJ, Nowak A. Introdução ao Trauma Dentário: Tratamento das Lesões Traumáticas na Dentição Decídua. In: Mc TIGUE, D.J. Odontologia da Infância à Adolescência. São Paulo: Artes Médicas, 1996.         [ Links ] 232p. 

Sant'anna GR, Bönecker MJS, Duarte DA, Suga SS. Tendências Contemporâneas no Tratamento da Cárie Dentária. In:Caderno de Odontopediatria. Cariologia.São Paulo: Editora Santos, 2001.56p.         [ Links ]

Schmidlin PR, Besek MJ. Atraumatic Tooth Separation and Proximal Sealing: Felling the Gap Between Prevemtive and Restorative Dentistry. Practical Procedures Aesthetic Dent 2003;15(1):65-9.         [ Links ]

Schwarz ECM, Wong MCM. Arresting dentine caries in Chinese preschool children. International Journal of Pediatr Dentist 1998;8:253-60.         [ Links ]

Sköld UM, Petersson LG, Lith A, Birkhed D. Effect of school-based fluoride varnish programme on approximal caries in adolescents from different caries risk areas. Caries Res 2005;39:273-9.         [ Links ]

Stokes AN. Elastomeric separation to aid the diagnosis and treatment of anterior proximal caries lesions. New Zealand Dent J 1989;85:90-2.         [ Links ]

Wright GZ, Banting DW, Feasby WH. Effevt of Interdental Flossing on the Incidence of Proximal Caries in Children. J Dent Res 1977;56(6):574-8.         [ Links ]

 

 

Endereço para correspondência:
Fernanda Malheiro Santos
Rua Alessandro Leopardi, 145, Jd. dos Pinheiros
São Paulo/SP
Tel. (11) 9876.9317
E-mail: nandamsantos@hotmail.com