17 32 
Home Page  

    Compartir


    Stomatos

      ISSN 1519-4442

    Stomatos vol.17 no.32 Canoas ene./jun. 2011

     

    Editorial

     

     

    Na sociedade atual e nos tempos em que vivemos, muito se tem referido ao papel central do conhecimento nos processos de produção, ao ponto de o qualificativo mais frequente hoje empregado ser o de sociedade do conhecimento. Estamos assistindoà emergência de um novo paradigma econômico e produtivo no qual o fator mais importante deixa de ser a disponibilidade de capital, trabalho, matérias–primas ou energia, passando a ser o uso intensivo de conhecimento e informação.

    A literatura especializada cita que o conhecimento com base disciplinar, registrado internacionalmente, levou 1.750 anos para duplicar pela primeira vez, contando a partir do princípio da era cristã. Depois disso, a cada 150 anos e, por fim, a cada 50 anos. Atualmente, ele é multiplicado por dois a cada cinco anos, e projeta–se que, em 2020, duplicará a cada 73 dias, afirmaram em 2008 Bernheim e Chauí. Os analistas observaram, porém, que somos capazes de dar atenção apenas a cerca de 5 a 10% dessa informação. Para os autores, será necessário educar tanto para as mudanças quanto para as incertezas geradas com os novos conhecimentos.

    Na busca de tornar–se uma referência na aquisição do conhecimento e informação, a Stomatos, em sua 17a. Edição, vem aprimorando a seleção dos textos publicados, bem como associando-se a diferentes indexadores com o objetivo de ampliar a sua visibilidade e, por conseguinte, elevar seu fator de impacto, culminando com o maior interesse da comunidade científica.

    Os sistemas de educação superior devem fortalecer sua capacidade de conviver com a incerteza, de mudar e provocar mudança.

    A incerteza não nos deve levar à perplexidade, mas à disposição para a mudança e à incessante extensão e renovação do conhecimento. É este o caminho pelo qual o nosso periódico dispõe–se a trilhar: com dinamismo e critérios de publicação que otimizem sua conceituação, com o firme propósito de tornar–se cada vez mais um reconhecido meio de informação científica da Odontologia moderna.

     

    Maximiano Tovo