9 1 
Home Page  

    Compartir


    Odontologia Clínico-Científica (Online)

      ISSN 1677-3888

    Odontol. Clín.-Cient. (Online) vol.9 no.1 Recife ene./mar. 2010

     

    EDITORIAL EDITORIAL

     

    Juntos

     

     

    Criação coletiva! Vida coletiva! Sim, vivemos essa realidade, poisnão há mais espaço para o individualismo, o egocentrismo. Ora, devemos preservar a nossa individualidade, pois, dessa forma, será possível contribuir e participar da construção coletiva, em que cada um colocaum pouco de si, de seus conhecimentos, experiências e, sendo respeitada se somadas as individualidades, surge o coletivo criativo. É preciso viver o colaboracionismo.

    Há quem diga que não sabemos viver sós, e, desse modo, buscamos nos associar, mas, por que viver só? A solidão existe e permanece mesmono coletivo.... SIM, quem está negando está verdade? Mas, por queincitar o individualismo, a competição, que podem gerar solitários....,quando se vive numa era de colaboração, de compartilhamento, na qualjuntos podemos mais!

    O colaboracionismo não implica autoanulação; ao contrário, depende da soma das nossas diferenças, que devem ser respeitadas e preservadas. E o bem maior a ser buscado é o coletivo, então como não agir coletivamente? É preciso olhar além de si próprio.....

    Há quem diga que a sociedade está cada vez mais egoísta. Richard Dawkins, autor de O Gene Egoísta, diz cientificamente que o egoísmo é uma questão de sobrevivência e está no gene, mas cada gene também tem um comportamento gregário. E, assim como o gene, o homem também é incapaz de viver sozinho.

    Não esperemos consenso em tudo, pois não há, e, muitas vezes, o consenso geral traduz burrice coletiva que é bem diferente de construção coletiva. A tolerância deve ser vivenciada, pois favorecerá a convivência e construção coletiva. É preciso louvar as experiências. O humor e a consciência devem reger nossos passos! Caminhemos juntos, pois!

     

    Aurora Karla de L. Vidal
    Editora Científica