SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Odontologia Clínico-Científica (Online)

versão On-line ISSN 1677-3888

Odontol. Clín.-Cient. (Online) vol.9 no.1 Recife Jan./Mar. 2010

 

ARTIGO ORIGINAL ORIGINAL ARTICE

 

Confecção de prótese ocular OCA: nova proposta

 

The cavus ocular prostheses: a new pourpose

 

 

Cleusa Aparecida Campanini GeraldiniI; Neide Pena CotoII; Reinaldo Brito e DiasIII

IProfessora Doutora da Disciplina de Prótese Buco Maxilo Facial do Departamento de Cirurgia, Prótese e Traumatologia Maxilo Faciais da FOUSP
IIMestra estagiária da Disciplina de Prótese Buco Maxilo Facial do Departamento de Cirurgia, Prótese e Traumatologia Maxilo Faciais da FOUSP
IIIProfessor Titular do Departamento de Cirurgia, Prótese e Traumatologia Maxilo Faciais da FOUSP

Correspondência para

 

 


RESUMO

Na busca de próteses oculares mais leves para reabilitação de perdas oculares amplas, em que uma prótese ocular convencional poderia causar deiscência do fórnix inferior e adaptação precária, este trabalho sugere nova técnica para confecção de prótese ocular indicada para esses casos, que mostrou sua aplicabilidade clínica em dados estatísticos satisfatórios.

Descritores: prótese Ocular; técnica de confecção de prótese ocular; prótese ocular oca.


ABSTRACT

In the search for a lighter ocular prosthesis to rehabilitate broad eye losses, where a conventional ocular prosthesis could cause lower fornix dehiscence and precarious adaptation, this paper suggests a new technique for ocular prosthesis confection indicated in such cases, showing its clinical applicability in a satisfactory statistical data.

Keywords: ocular prosthesis technique; ocular prosthesis confection; hollow ocular prosthesis.


 

 

INTRODUÇÃO

Nas entidades que promovem atendimentos especiais a pacientes de Prótese Buco Maxilo Facial, a maior procura é para prótese ocular devido ao grande número de lesões nessa região da face.

A prótese ocular tem por objetivo reconstruir a estética,embelezar o rosto cuja harmonia está comprometida,promover a sustentação e a tonicidade muscular palpebral, proteger a cavidade, evitar atresias, direcionar o lacrimejamento, entre outros.

Segundo Oliveira et al.11 até a Segunda Guerra Mundial,a Alemanha teve o monopólio dos olhos artificiais de vidro, confeccionados por oculistas, como Ludwig Muller Uri. Entretanto, durante o conflito mundial, a dificuldade de importação dos olhos artificiais de vidro e a incidência de acidentes e ferimentos na região dos olhos fizeram com que alguns cirurgiões-dentistas militares, impossibilitados de repararas mutilações oculares sofridas pela população civil e militar, partissem para o estudo e para a pesquisa de novos materiais.

Sendo assim, Erpf et al.6 iniciaram a utilização de resinaacrílica para a confecção das próteses oculares individualizadas, devido às vantagens desta sobre as de vidro, comobaixo custo, fácil manuseio e um bom grau de resistência.Com estas propriedades, a resina acrílica nunca deixou deser o material eleito para a confecção das próteses ocularesaté os dias de hoje.

Com o passar dos tempos, percebeu-se que nos casosde cavidade anoftálmica ampla, devido à enucleação e,quando o paciente usava prótese 4 ocular por longo tempo,esta apresentava deformidade palpebral com comprometimentodo tônus muscular e estética, levando a acreditar quea prótese devido ao seu tamanho seria a causadora de tais deformidades principalmente pelo seu peso.

Este estudo teve o objetivo de estudar novas técnicas para tornar as próteses confeccionadas em resina acrílica termo polimerizável mais leves, apresentando aqui uma sugestão, já que seus últimos estudos datam dos anos 90.

 

REVISÃO DA LITERATURA

Estudos para o aperfeiçoamento de técnicas na confecção das próteses oculares vêm de longa data como citado abaixo. Niiranem10 afirmou que próteses oculares de estoque mesmo confeccionadas em resina acrílica, promovem má acomodação, pontos de pressão na cavidade, gerando desconforto, irritação, podendo chegar à patologia. O maior comprometimento dessa prótese ocular de estoque é a mobilidade, pois o olhar fica fixo. O autor descreve também quena técnica de confecção da prótese ocular individualizada, todos estes fatores negativos para o sucesso do trabalhodeixarão de existir.

Ayub1 ressaltou a maior mobilidade ocular obtida com a diminuição de seu peso, favorecendo a estética e com isso, conferindo melhor estado psicológico ao paciente9.

Meissner9 afirmava a importância da prótese ser confeccionada por cirurgião-dentista por este ter mais facilidade no manuseio dos materiais utilizados, ter senso estético apurado e maior destreza manual. Com o intuito de resolver o problema de próteses oculares volumosas, autores, como Rode13, Carvalho2 e Dias3,4 têm estudado o problema e propõem técnicas de próteses oculares ocas. Dias5 propõe ainclusão de isopor na resina acrílica com a finalidade de diminuir o peso dessas próteses, proporcionando maior amplitude de movimento, mais conforto e evitando a deformidade da cavidade anoftálmica.

Segundo Rezende12 os implantes cirúrgicos oculares favorecem a confecção das próteses oculares individualizadas, tornando-as mais leves, contribuindo para largos e coordenados movimentos juntamente com o olho remanescente.

 

MATERIAL E MÉTODO

Um gabarito foi confeccionado a partir de uma cópia deuma prótese ocular individualizada convencional. Foram confeccionados 10 corpos de prova deste gabarito6 (figura 1). As escleras foram obtidas em resina acrílica para esclera termo polimerizável após inclusão em mufla. Terminada a acrilização dos 10corpos de prova, estes foram pesados em uma balança analítica Mitutoyo - Adventurer TM de três dígitos após a vírgula (figura 2). Em uma segunda fase do trabalho os corpos de prova foramsubmetidos a um desgaste intracavitário com broca esférica nº8 carbide como mostra a figura 3, sendo pesados novamente eavaliadas as diferenças de peso.

 

 

 

 

 

 

RESULTADOS

Tabela 1 – Resultados das aferições das escleras em resina acrílica maciças após desgaste interno e a diferença entre elas.

 

 

Após estudo estatístico usando programa GMC e teste estatístico tstudent obteve-se resultados estatisticamente significante para p 0,01, isto é, em todos os corpos deprova a retirada de parte da resina interna do corpo da prótese ocular reduziu seu peso de maneira significante.7

 

DISCUSSÃO

As técnicas utilizadas para a confecção da próteseocular individualizada oca, de modo geral, têm trazido bons resultados12 A resina termopolimerizável especial para próteseocular é o material que melhores resultados tem oferecidodesde a Segunda Guerra Mundial, conforme tambémcomprovamNiramen10, Meissner9, Rode13, Carvalho2, e Fonseca8.

Esta técnica favorece o tempo de trabalho e contribui para que possa ser utilizada em qualquer prótese ocular desde que o tamanho facilite o desgaste intraescleral.

A diferença entre o peso da prótese maciça e a próteseoca, como mostram os resultados, favorece, no resultadofinal, a amplitude de movimento da prótese ocular individualizada,em que a prótese ocular leve (oca) permite que os movimentosmusculares apresentem maior amplitude devidoà menor interferência da peça protética.

A grande vantagem desta técnica é que ela permitea confecção de uma prótese ocular oca, sem sair da técnicaoriginal, apenas fazendo o desgaste interno, tornando-amais leve, buscando o objetivo maior da dissimulação, maisconfortável evitando com isso a deformidade palpebral concordandocom Rode13, Carvalho2, Dias4.

Esta proposta de técnica de confecção de prótese ocularindividualizada oca é a primeira desSa geração pesquisas.O grupo tem como linha de pesquisa este tema e sepropõe a pesquisar novas técnicas, sem interferir na técnicade confecção já consagrada.

 

CONCLUSÃO

• A técnica de prótese oca sugerida é viável pois alcançaseu objetivo, o de tornar a prótese ocular mais leve.9

 

REFERÊNCIAS

1. Ayub HM. Caso clinico de una protesis ocular acrílica implante semioculto. Rev. Dent. Chile. 1956;46(4):155-7.         [ Links ]

2. Carvalho JCM. Prótese Ocular Oca. Método Simplificado. Rev Odontol Univ São Paulo. 1979;17(2):167-77.         [ Links ]

3. Dias, R.B. Prótese Ocular Leve. Contribuição para a confecção.(dissertação).São Paulo: Universidade de São Paulo, Faculdade de Odontologia, 1990.         [ Links ]

4. Dias, R.B. Prótese Ocular Leve. Contribuição para a confecção.(tese). São Paulo: Universidade de São Paulo, Faculdadede Odontologia, 1994.         [ Links ]

5. Dias, RB, Carvalho, JCM, Rezende JRV. Light-weight ocular prosthesis. Braz. dent. j. 1994;5(2):105-108.         [ Links ]

6. Erpf SF, Dietz VH, Wirtz MS. Ofthalmo-prosthesis U.S. Army World War II. Surg. 1947;101:405-8.         [ Links ]

7. Fonseca EP. Confecção da prótese ocular Rev. Port. Estomatol.1968;9(2):41-55.         [ Links ]

8. Fonseca EP. Prótese Ocular. São Paulo: Panamed; 1987.         [ Links ]

9. Meissner EG. Propriedades y vantagens de uma prótesis ocular de material plástico. Rev. Odont. Concepción. 1960; 7(3):84-7.         [ Links ]

10. Niiranen JV. The plastic ocular prótesis. Dent. Digest.1947;53(9):439-46.         [ Links ]

11. Oliveira EK, et al. A prótese ocular. Rev. Fac. Odontol. Pelotas.1960;3(5):91-118.         [ Links ]

12. Rezende JRV. Fundamentos da Prótese Buco-Maxilo- Facial. São Paulo: Sarvier; 1997.         [ Links ]

13. Rode R. Prótese ocular oca em resina acrílica. Rev Odontol Univ São Paulo. 1975;13(1):55-60.         [ Links ]

 

 

Correspondência para:
Cleusa Aparecida Campanini Geraldini
Rua Antonio Mariani, 355 Jd Previdência / São Paulo - Brasil
Fone: + 55 11 37213919
Email: npcoto@usp.br

Recebido para publicação em 01/09/09
Aceito para publicação em 10/11/09