SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Odontologia Clínico-Científica (Online)

On-line version ISSN 1677-3888

Odontol. Clín.-Cient. (Online) vol.9 n.2 Recife Apr./Jun. 2010

 

EDITORIAL EDITORIAL

 

Ciência e sociedade

 

 

Krishan Kumar destaca que "a crise de confiança estendeu-se aos próprios cientistas. Eles não só questionam agora a aplicação em massa da ciência ao mundo, mas postulam também perguntas inquietantes sobre o próprio status da ciência como método privilegiado de compreensão."

A ciência pauta-se na investigação, busca explicações..., mas, para perceber é preciso abrir o campo de observação...

As idéias novas, fatos, sugestões devem ser observadas, testadas, experimentadas. Busca-se a atitude científica mais adequada, mas as idéias pré-concebidas permeiam todos os olhares, mesmo os mais aguçados e dedicados à pesquisa, que devem manter-se neutros, imparciais, mas que, muitas vezes, descobrem-se "traídos". Afinal, cada qual pode encontrar em si uma janela para a investigação de toda humanidade.

O radicalismo é inimigo da ciência e o preconceito também. A preocupação e o preconceito determinam resultados, mesmo sem comprovação. Eles acabam incorrendo justamente no erro que pretendem evitar. Deste modo, os inventores, pesquisadores e demais cientistas têm de conviver com as desconfianças, medos, traições, incertezas, etc... mas felicite-se com o esforço.

 

Aurora Karla de L. Vidal
Editora Científica