9 2 
Home Page  

    Compartir


    Odontologia Clínico-Científica (Online)

      ISSN 1677-3888

    Odontol. Clín.-Cient. (Online) vol.9 no.2 Recife abr./jun. 2010

     

    EDITORIAL EDITORIAL

     

    Ciência e sociedade

     

     

    Krishan Kumar destaca que "a crise de confiança estendeu-se aos próprios cientistas. Eles não só questionam agora a aplicação em massa da ciência ao mundo, mas postulam também perguntas inquietantes sobre o próprio status da ciência como método privilegiado de compreensão."

    A ciência pauta-se na investigação, busca explicações..., mas, para perceber é preciso abrir o campo de observação...

    As idéias novas, fatos, sugestões devem ser observadas, testadas, experimentadas. Busca-se a atitude científica mais adequada, mas as idéias pré-concebidas permeiam todos os olhares, mesmo os mais aguçados e dedicados à pesquisa, que devem manter-se neutros, imparciais, mas que, muitas vezes, descobrem-se "traídos". Afinal, cada qual pode encontrar em si uma janela para a investigação de toda humanidade.

    O radicalismo é inimigo da ciência e o preconceito também. A preocupação e o preconceito determinam resultados, mesmo sem comprovação. Eles acabam incorrendo justamente no erro que pretendem evitar. Deste modo, os inventores, pesquisadores e demais cientistas têm de conviver com as desconfianças, medos, traições, incertezas, etc... mas felicite-se com o esforço.

     

    Aurora Karla de L. Vidal
    Editora Científica