SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número4 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Odontologia Clínico-Científica (Online)

versão On-line ISSN 1677-3888

Odontol. Clín.-Cient. (Online) vol.9 no.4 Recife Dez. 2010

 

EDITORIAL EDITORIAL

 

Formação e atuação odontológica

 

 

A odontologia não se faz mais entre quatro paredes, onde o conhecimento e a atuação ficavam restritos a um único profissional, detentor do conhecimento, técnica e decisão acerca do melhor tratamento e o paciente/ cliente, que ignorava a sua real situação bucal/ sistêmica, ficando literalmente à mercê do profissional.

A nossa atuação hoje é bastante contextualizada, pois se sabe da inter-relação da saúde e adoecimento sistêmico e bucal , sendo preciso a integração com a medicina, fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia, neurologia e demais especialidades que se fizerem necessárias, pois os casos são individualizados e a odontologia é vital em todos eles.

Deste modo, as atenções devem estar voltadas a nossa formação ainda no período de graduação, e também nas pós-graduações e residências, que visam o aprimoramento e melhor atuação frente às solicitações/ necessidades bucais/ sistêmicas da população , independente de atuação em ser viço ambulatorial, hospitalar, público ou privado.

Destaque ainda para as "soluções" estéticas que não devem prevalecer sobre a condição biológica. Os limites existem e devem ser respeitados em prol da promoção e manutenção da saúde bucal e geral.

Considerando-se a patologia bucal e geral , corroboramos com o texto de Prof. Emanuel Sávio de Souza Andrade, na secção Observatório, publicada neste fascículo da qual destacamos alguns trechos ".... a Patologia Bucal deve ser entendida .... como um conhecimento que será constantemente revisitado e aprimorado para a melhor compreensão, diagnóstico e tratamento das doenças... é importante ressaltar a importância do Cirurgião-Dentista no diagnóstico precoce do câncer bucal". Ou seja, o cirurgião-dentista tem uma responsabilidade e possibilidade de colaborar positivamente para promoção, manutenção e melhora da saúde bucal e geral da população . Sem dúvida, é um ofício que permeia toda a população que quando bem assistida poderá trabalhar melhor e viver melhor.

 

Aurora Karla de L. Vidal
Editora Científica