10 1 
Home Page  

    Compartir


    Odontologia Clínico-Científica (Online)

      ISSN 1677-3888

    Odontol. Clín.-Cient. (Online) vol.10 no.1 Recife ene./mar. 2011

     

    ARTIGO ORIGINAL ORIGINAL ARTICE

     

    Histórias em quadrinhos na sala de espera: um método de educação em saúde bucal

     

    Cartoons in the wartoons in the waiting room: an oral health educacion tool

     

     

    Luísa Helena do Nascimento TôrresI; Janice Simpson de PaulaI; Maria da Luz Rosário SousaII; Fábio Luiz MialheII

    IMestranda do Programa de pós-graduação em Odontologia, subárea Saúde Coletiva, Departamento de Odontologia Social, Faculdade de Odontologia de Piracicaba/FOP, Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP
    IIProfessor do Departamento de Odontologia Social Faculdade de Odontologia de Piracicaba/FOP, Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP

    Endereço para correspondência

     

     


    RESUMO

    Materiais instrucionais são considerados importantes recursos didáticos para atividades de educação em saúde. Dentre eles, as histórias em quadrinho podem ser utilizadas para incentivar os cuidados e o interesse acerca das questões de saúde bucal. O presente estudo apresenta uma experiência com histórias em quadrinhos sobre saúde bucal em uma Unidade de Saúde da Família. Foram confeccionadas onze histórias em quadrinhos pelos alunos de graduação do último período da Faculdade de Odontologia de Piracicaba - FOP/UNICAMP sobre temas relacionados à saúde bucal os quais foram afixados na sala de espera de uma Unidade de Saúde da Família, no município de Piracicaba, SP, durante o período de março a novembro de 2009, como parte de uma atividade curricular. Observou-se que as histórias contribuíram para a disseminação de conceitos em saúde, já que os usuários puderam identificar seus problemas bucais nas próprias histórias. Além disso, permitiram o desenvolvimento de habilidades instrucionais dos alunos de graduação. As histórias foram importante recurso pedagógico para incentivar os cuidados em saúde bucal, contribuindo tanto para informar os usuários dos serviços públicos sobre conteúdos em saúde bucal como para a formação do aluno de graduação em relação a práticas educativas em saúde.

    Descritores: Educação em saúde; Saúde bucal; Educação em odontologia.


    ABSTRACT

    The Cartoons as an instructive and didactic resource to encourage oral health care and to enhance the interest and the comprehension of oral health issues. This study presents an experience with the use of Cartoons about oral health in a Health Unit. Eleven cartoons were elaborated by senior students from Piracicaba Dental School – UNICAMP about subjects related to oral health care which were pinned on a wall in a Health Unit waiting room in Piracicaba, from March to November, a task related to a curricular activity. It was noted that it contributed to the understanding of concepts, introduction/change in behavior among this Health Unit community. The comics were an important tool to encourage oral health care, contributing to the development of the student's educational practice/ability as much as to inform the community.

    Keywords: Health education; Oral health; Dental education.


     

     

    INTRODUÇÃO

    Atualmente, a educação em saúde é compreendida como um conjunto de medidas que visam favorecer a promoção de atitudes e comportamentos saudáveis, com vistas à prevenção das doenças1, sendo esta considerada de fundamental importância para o sucesso do tratamento odontológico2. Para facilitar a aprendizagem, é importante que as questões essenciais e significativas do conhecimento sejam focalizadas3.

    A sala de espera é um território dinâmico, onde diferentes pessoas se mobilizam aguardando seu atendimento de saúde4. Pode, inclusive, ser considerada um local propício ao início do processo de educação, que começará mesmo antes da consulta5, pois é na sala de espera que o paciente começa a interagir com o profissional que irá atendê-lo. Dentre os recursos didáticos existentes, as histórias em quadrinhos podem ser utilizadas como recurso didático para incentivar os cuidados com a higiene bucal e aumentar o interesse e a compreensão acerca das questões de saúde bucal na sala de espera.

    Por muito tempo, as histórias em quadrinhos foram consideradas uma subliteratura prejudicial ao desenvolvimento intelectual das crianças7. Atualmente, entretanto, sabe-se que a presença de gravuras favorece o desenvolvimento de aspectos cognitivos, em especial, das crianças pequenas, pois possibilita que elas observem detalhes e contribui para a organização de seu pensamento, o que lhes permite a identificação da ideia central da história8.

    A indução da analogia e suas perspectivas de comparações, a partir da leitura das histórias, são fatores estimulantes ao raciocínio indutivo, dedutivo e intuitivo3. Para Rama et al. , a interligação do texto com a imagem, como ocorre nos quadrinhos, melhora a compreensão dos conceitos apresentados, comparado à apresentação dos dados de forma isolada e, dessa forma, amplia a possibilidade de entendimento por parte do leitor.

    A partir do exposto, o objetivo desse trabalho foi o de apresentar uma experiência com histórias em quadrinhos, utilizadas como recurso didático para incentivar os cuidados com a higiene e aumentar o interesse e a compreensão de usuários do sistema público de saúde acerca das questões envolvendo a saúde bucal.

     

    MATERIAL E MÉTODOS

    Caracterização do cenário de pesquisa

    A presente experiência foi vivenciada em uma Unidade de Saúde da Família (USF) do município de Piracicaba, SP, que atende uma população adscrita de aproximadamente 825 famílias divididas em dois bairros, caracterizada por baixo nível socioeconômico. Na equipe da USF, estão inseridas uma dentista e uma atendente de saúde bucal.

    Nessa USF, os alunos de graduação do último ano do curso da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP-UNICAMP) cumprem uma carga horária da disciplina de estágio extramuro. Eles são supervisionados por alunos de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, profissionais que atuam na USF, e, também, pelos professores. Dentre os objetivos da disciplina, a participação dos alunos em atividades de educação em saúde é considerada de essencial importância para que eles aprendam a lidar com o cuidado em saúde a partir de tecnologias de baixa complexidade. Assim, a confecção semanal de murais informativos/educativos tem sido empregada como recurso didático-pedagógico auxiliar na disseminação de informações aos usuários das Unidades de Saúde em que eles atuam e também na formação dos acadêmicos, em relação à elaboração de materiais instrucionais.

    Como a sala de espera da presente USF já apresentava vários cartazes expostos, a maioria cedida por órgãos públicos de saúde, mas poucos relativos aos cuidados em saúde bucal, observou-se a necessidade de confecção de um material diferente do já elaborado, a fim de despertar o interesse dos usuários pela leitura destes Assim, criou-se uma sequência de histórias em quadrinho educacionais, como proposta de algo diferente dos cartazes usuais.

    Elaboração dos materiais

    A cada semana, os alunos de graduação elaboravam uma história sobre um determinado tópico. englobando a saúde bucal, sempre procurando dar sequência aos temas anteriormente expostos. Estes foram sugeridos, em sua maioria, pela equipe de saúde bucal da USF, de acordo com os problemas bucais mais prevalentes, detectados na população da região, permitindo, assim, uma maior identificação e interesse dos usuários com tais assuntos. Outras histórias foram elaboradas em função da percepção do aluno de graduação sobre questionamentos feitos pelos usuários da USF acerca de determinados problemas bucais ou da presença de hábitos deletérios.

    A partir disso, as histórias foram elaboradas com linguagem acessível, mantendo os mesmos personagens principais para a aproximação e identificação dos usuários com estes, visando chamar a atenção da população, independente de sua idade, para facilitar a compreensão6.

    Para a confecção destes , os alunos utilizaram a borracha EVA, usando amplamente as cores para chamar a atenção, procurando repetir os moldes dos personagens em todas as histórias. Estas deveriam conter pouca informação escrita, porém poderiam enfatizar os recursos visuais. Toda semana, uma nova história era elaborada e fixada na parede da sala de espera da Unidade, e, ao final do ano letivo, todas as histórias em quadrinhos criadas pelos graduandos foram reunidas em um grande Gibi, com a finalidade de servir como material didático permanente para a Unidade.

     

    RESULTADOS E DISCUSSÃO

    As figuras de 1 a 4 são exemplos de alguns murais educativos desenvolvidos pelos alunos de graduação.

     

     

     

     

     

     

     

     

    As histórias foram desenvolvidas de abril a novembro de 2009, totalizando onze histórias distintas que descreveram "As Aventuras de Kiko, Cris e amigos", abordando temas, como: hábitos deletérios e suas consequências, esfoliação da dentição decídua, cárie dentária, higiene bucal, doença periodontal, consumo de sacarose e orientações sobre a dieta, ou seja, problemas bucais, prevenção e tratamento.

    Ao serem questionados sobre o que acharam dos cartazes, muitos funcionários (80%) do serviço acharam que eles cumpriram com o seu objetivo de educação em saúde, pois passaram informações relacionadas aos problemas bucais mais prevalentes na população da área. Já os usuários, no geral, relataram que as imagens foram bem esclarecedoras, e assim, mesmo as crianças que não sabiam ler, conseguiam entender do que se tratava a história. Além disso, a presença de figuras ilustrativas, motivadoras igualmente permitiu a compreensão das histórias por pacientes semianalfabetos. Pato10 discute que os quadrinhos são excelentes veículos para o trabalho com textos visuais, pois fornecem histórias completas e com distintos graus de complexidade, adaptando-se à qualquer faixa etária.

    Uma usuária, em especial, ao ser questionada sobre as histórias em quadrinhos, afirmou que estas eram um alerta para a população em relação aos problemas bucais e um incentivo para que as pessoas pudessem tomar conhecimento e se conscientizar deles. Ainda disse ter sido muito interessante um dos temas ter abordado a doença periodontal ("das gengivas"), pois ela fazia tratamento para esse problema na USF. Entretanto, em relação aos idosos, alguns comentaram que as histórias eram bonitas, porém que, como estavam sem óculos, não conseguiam enxergar direito o conteúdo exposto. Isso evidenciou a necessidade de este ser feito com letras (fonte) maiores. Uma dificuldade encontrada para que as histórias fossem lidas com mais facilidade relacionou-se ao limitado espaço físico da sala de espera. Como a parede onde as histórias eram afixadas também eram ocupadas por cadeiras da recepção, isso, por vezes, dificultava a visualização destas pelos usuários.

    Em estudo realizado por Moreira et al.11, somente 7% dos pais, quando questionados sobre sua ocupação enquanto aguardavam o atendimento odontológico dos seus filhos, responderam que liam ou não faziam nada. A grande maioria disse que conversava ou assistia à televisão. Mesmo com esses resultados, os autores constataram que todos os pais e/ou acompanhantes consideraram importante aproveitar o tempo disponível para adquirir conhecimentos sobre saúde bucal.

    Paixão e Castro12, que criaram o Projeto Grupo Sala de Espera Unidade Básica Santos Dumont, perceberam que os usuários conseguiram responder positivamente aos temas trabalhados durante atividades educativas, o que demonstra a importância e eficácia de intervenções desse tipo nesses locais. Entretanto, de acordo com o observado por Teixeira e Veloso4, é necessário se trabalharem os aspectos instrumentais, juntamente com a subjetividade do grupo, que envolve a cultura, os valores, a linguagem, os sentimentos e as vivências.

    Estudos publicados apresentam a sala de espera como um local para diálogo entre profissionais e usuários, sendo que grande parte deles ainda conta com a participação de alunos de graduação de diferentes áreas12,4,13. Encontramos na literatura um estudo que trabalhou justamente as questões de saúde bucal nas histórias em quadrinhos14, em que buscaram verificar se a história em quadrinho exercia algum fator de influência na modificação de comportamento, especialmente em relação à saúde bucal. Os resultados mostraram a influência do material instrucional na modificação do hábito de higiene oral das crianças avaliadas através da diminuição do índice de placa bacteriana do grupo que leu as histórias em quadrinhos. Garcia et al.15 também observaram que a educação e a motivação direcionam ao aumento no nível do conhecimento dos pacientes, relacionando-se fortemente à mudança de comportamento de higiene bucal.

    É importante que as imagens sejam trabalhadas de forma a despertarem a atenção e o interesse dos indivíduos na sala de espera e necessitam, também, ser elaboradas de forma sucinta e com linguajar popular adequado à comunidade em que se está trabalhando16. Tais orientações contribuem para o fortalecimento do autocuidado que é uma estratégia que se fundamenta na concepção do homem como um ser capaz de desenvolver e manter autonomia, motivação, habilidades e atitudes para cuidar de si mesmo, com o objetivo de responder às próprias demandas, contribuindo para a manutenção da qualidade de vida, da saúde e do bem-estar geral.

    Para Rodrigues et al.13, a sala de espera deve ser considerada um ambiente crítico-reflexivo que possibilite uma atmosfera acolhedora aos usuários, buscando descobrir as suas necessidades e intervir junto com eles e não apenas, para eles, contribuindo, positivamente, para a efetivação dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde – SUS.

     

    CONCLUSÃO

    As histórias em quadrinhos mostraram ser importantes métodos de educação em saúde bucal, pois permitiram a disseminação de informações referentes aos problemas bucais mais recorrentes da população, além de contribuírem para a apreensão de conceitos e introdução/mudança de hábitos saudáveis. Ainda, de maneira lúdica, foram importante recurso pedagógico para a formação do aluno de graduação em práticas educativas em saúde, fazendo-os conhecer outras possibilidades de intervenção junto à população.

    Visto que este projeto continua em andamento e os resultados ainda são parciais, a formatação final do Gibi, com todas as histórias, almeja permitir a construção de um material de uso permanente à equipe de Saúde da Família, com a finalidade de servir como material de apoio e de suporte às ações da equipe de saúde.

     

    REFERÊNCIAS

    1. Nascimento ES, Rezende ALM. Criando histórias aprendendo saúde: uma experiência com crianças de classes populares. São Paulo: Ed. Cortez, 1988, 151 p.         [ Links ]

    2. Mialhe FL; Gonçalo CS; Morano Jr M. Jogos em odontologia: avaliação dos trabalhos desenvolvidos por escolares do ensino fundamental. Rev. Uningá. 2008, 16: 13-25.         [ Links ]

    3. Rangel M. Métodos de ensino para a aprendizagem e a dinamização das aulas. Campinas, SP: Papirus, 2005, 96 p.         [ Links ]

    4. Teixeira ER; Veloso RC. O grupo em sala de espera: território de práticas e representações em saúde. Texto Contexto Enferm. 2006; 15(2): 320-5.         [ Links ]

    5. Montenegro JR RM, Ponte CMM, Gurgel MHC. Projeto sala de espera: uma proposta educativa para a atenção integral do portador de diabetes. Disponível em: http://www.saudebrasilnet.com.br/saude/trabalhos/050s.pdf.         [ Links ]

    6. Mialhe FL, Morano Jr M, Silva RP. Sala de espera como ambiente para práticas em educação em saúde. Rev. Uningá. 2008, 17: 101-106.         [ Links ]

    7. Cyrne M. A explosão criativa dos quadrinhos. Rio de Janeiro: Editora Vozes Ltda.; 1972, 70 p.         [ Links ]

    8. Coelho B. Contar histórias – uma arte sem idade. São Paulo: Ed. Ática; 2006, 80 p.         [ Links ]

    9. Rama A, Vergueiro W, Barbosa A, Ramos P, Vilela T. Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. 3. ed. São Paulo: Ed. Contexto; 2006, 160 p.         [ Links ]

    10. Pato PRG. Histórias em quadrinhos: uma abordagem Bakhtiniana. [Dissertação de mestrado]. Brasília: Universidade de Brasília – Faculdade de Educação; 2007.         [ Links ]

    11. Moreira MR; Novaes MSP; Mochidome FI; Wanderley RL; Rangel LSO. Projeto de Educação em Sala de Espera: Uma proposta de saúde – avaliação de 1ano. Biosci J. 2002, 18(2): 103-108.         [ Links ]

    12. Paixão NRA, Castro ARM. Grupo Sala de Espera: trabalho multiprofissional em Unidade Básica de Saúde. Boletim da Saúde Porto Alegre. 2006; 20(2): 71-8.         [ Links ]

    13. Rodrigues AD, Dallanora CR, Rosa J, Germani ARM. Vivências. 2009; 5(7): 101-106.         [ Links ]

    14. Carvalho HJ. Modificação do hábito de higiene bucal, motivada pela leitura de histórias em quadrinhos – Parte II. Odontólogo Moderno. 1983, X(4): 25-37.         [ Links ]

    15. Garcia PPNS, Campos FP, Rodrigues JA, Santos PA, Dovigo LN. Avaliação dos efeitos da educação e motivação sobre o conhecimento e comportamento de higiene bucal em adultos. Cien Odontol Bras. 2004, 7(3): 30-9.         [ Links ]

    16. Mialhe FL, Silva CMC. Estratégias para a elaboração de impressos educativos em saúde bucal. Arq Odontol. 2008, 44(2): 82-87.         [ Links ]

     

     

    Endereço para correspondência
    Fábio Luiz Mialhe
    Faculdade de Odontologia de Piracicaba
    Avenida Limeira, 901 - Areão
    Piracicaba – SP/Brasil
    CEP: 13414-903
    E-mail: mialhe@fop.unicamp.br

    Recebido para publicação: 20/08/10
    Aceito para publicação: 02/12/10