SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Odontologia Clínico-Científica (Online)

versão On-line ISSN 1677-3888

Odontol. Clín.-Cient. (Online) vol.10 no.2 Recife Abr./Jun. 2011

 

EDITORIAL / EDITORIAL

 

A odontologia e suas responsabilidades

 

 

A necessidade de atuação do cirurgião-dentista em âmbito hospitalar é tão antiga quanto à carência de sua assistência em domicilio, que o digam a equipe médica, de enfermagem e população.

Deste modo é preciso assumir esta responsabilidade que não cabe a médicos, enfermeiros, ou cirurgiões-dentistas especialistas em cirurgia buco-maxilo-facial, ou periodontia, ou estomatologia, ou a quem exerce odontologia para pacientes especiais...... ou seja, essa responsabilidade está além das especialidades odontológicas.

Acreditamos que para o exercício da profissão de cirurgião-dentista se faz necessário o conhecimento mais amplo acerca das diversas doenças e repercussões bucais e sistêmicas, o que já deve ser contemplado na formação do cirurgião- dentista clínico, por excelência, que todos devem ser antes de qualquer especialização que possam escolher. Talvez a realização de uma residência em âmbito hospitalar possa melhorar a formação profissional multi e interdisciplinar da odontologia com vistas a preencher esta lacuna junto à sociedade.

Sabe-se que a boca sofre contínua colonização com microbiota estimada em cerca de 10 bilhões numa boca saudável, aumentando consideravelmente quando a higiene bucal não é adequada. Há estudos acerca das conseqüências de infecções endo-periodontais na saúde sistêmica, como a bacteremia transitória no período de tratamento endodôntico. Ainda não se sabe, por exemplo, na relação entre doença periodontal e diabetes qual doença é precursora ou exacerba a outra. Assim, conclui-se que há relação direta de causa/conseqüência entre as doenças bucais e sistêmicas nas duas vias, sendo necessário entender o indivíduo como um organismo único, com sistemas interdependentes e, deste modo é necessário atuar junto aos profissionais e população, que desconhecem e/ou minimizam a interrelação existente entre doenças bucais e sistêmicas. Fato que compromete a saúde e vida do indivíduo.

Deste modo é preciso que a odontologia ocupe o seu lugar prestando a assistência adequada à sociedade.

A propósito erramos na edição anterior 10(1) quando publicamos na página 1 a foto da Igreja de Nossa Senhora da Conceição/Pedra/PE com a identificação da Matriz de Arcoverde/PE. Deste modo a foto da Igreja de Nossa Senhora da Conceição/Pedra/PE segue publicada nesta edição.

Também na edição anterior 10(1) na página 25 o título do artigo foi publicado com uma parte repetida, e no artigo da página 31 a palavra carcinoma foi grafada errada no título e cabeçalhos. A errata segue nesta edição.

 

Aurora Karla L. Vidal
Editora Científica