SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Odontologia Clínico-Científica (Online)

versão On-line ISSN 1677-3888

Odontol. Clín.-Cient. (Online) vol.10 no.2 Recife Abr./Jun. 2011

 

OBSERVATÓRIO

 

Dentes Claros – Sorriso transformador – Qual o papel do Cirurgião Dentista?

 

Claudio Heliomar Vicente da Silva
Professor Adjunto do Curso de Odontologia da UFPE – Disciplina de Dentística
Membro do Grupo Brasileiro de Professores de Dentística

 

Um sorriso com dentes claros e bem alinhados desperta a atenção, admiração, elogios e desejo, o que transforma a busca pelos métodos de clareamento dental em uma constante na atual sociedade, que tem por base da comunicação o padrão visual influenciado, sobretudo, pela mídia.

Uma vez que a imagem passa uma quantidade maior de informações a uma velocidade muito mais rápida que a fala, a expressão facial torna-se elemento importante no processo de comunicação não verbal. Sendo assim, os dentes e o sorriso atingem uma significância representativa neste processo capaz de traduzir sentimentos relacionados à saúde, cuidado, bem-estar, juventude, virilidade, sensualidade, sexualidade, confiança e credibilidade, fundamentais aos diferentes contextos de relações interpessoais.

Observa-se que dentes escurecidos rotineiramente levam o indivíduo à procura por um tratamento clareador rápido e de baixo custo, encontrando nas gôndolas de supermercados, farmácias ou internet, produtos com apelo de "branqueamento dental" com promessas nem sempre alcançadas.

Colutórios, vernizes/esmaltes, tiras adesivas, chicletes, escovas e cremes dentais constituem as modalidades mais comuns e acessíveis destes produtos com chamada a dentes brancos, que diferem em seus efeitos dos resultados alcançados pelos tratamentos clareadores realizados e/ou supervisionados pelo Cirurgião Dentista, os quais fazem uso de peróxidos para reversão cromática dos elementos dentários escurecidos. Aqueles, utilizados nos métodos de clareamento doméstico, em sua maioria, limitam-se ao incremento da ação enxaguatória/química ou abrasiva para remoção de manchas da superfície externa do esmalte, estes, supervisionado ou em consultório, se asseguram na permeabilidade do esmalte para invadir a estrutura dentária, liberar radicais livres reativos capazes de quebrar as cadeias dos pigmentos (cromóforos) e se estabilizar junto aos seus elétrons, diminuindo a intensidade da cor do dente.

Considerando a diversidade etiológica do escurecimento dental que caracteriza pigmentações de caráter extrínseco ou intrínseco, é importante o conhecimento do mecanismo de ação do agente clareador para indicar o tratamento. Manchas externas provenientes do fumo, medicamentos (sulfato ferroso), bactérias cromogênicas e corantes da dieta são removidas com agentes abrasivos, facilitada sua ação por enxaguantes/detergentes. Cremes dentais "branqueadores" possuem, em geral, maior abrasividade e podem favorecer a remoção de tal manchamento. Entretanto, seu uso contínuo ou associado às técnicas de clareamento dental pode incrementar o desgaste do esmalte e até mesmo de restaurações estéticas existentes. Profilaxias profissionais são mais seguras e eficazes nestas situações. Enquanto isso, pigmentações intrínsecas de origem natural, fisiológica, da dieta ou medicamentosa (flúor ou tetraciciclinas) devem ser tratadas profissionalmente com o emprego de peróxidos, que de fato promovem o clareamento dental e devem ser utilizados quando se tem condições de saúde bucal e sistêmica adequadas.

Qualquer tratamento clareador é seguro quando indicado, realizado e/ou supervisionado por profissional qualificado. Independente do método a ser adotado é fundamental esclarecer o paciente quanto aos fatos aqui pontuados, o que elucidará dúvidas e curiosidades, e favorecerá, de forma racional, a condução do tratamento para um sorriso claro, iluminado e transformador, capaz de contribuir para elevar a auto-estima, o sucesso e o bem-estar do indivíduo.