SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Odontologia Clínico-Científica (Online)

versão On-line ISSN 1677-3888

Odontol. Clín.-Cient. (Online) vol.10 no.2 Recife Abr./Jun. 2011

 

ARTIGO ORIGINAL / ORIGINAL ARTICLE

 

Conhecimento dos acadêmicos de odontologia sobre sedação consciente com a utilização do óxido nitroso

 

Dental students's knowledge about conscious sedation with the use of nitrous oxide

 

 

Ana Maria Duarte Dias CostaI; Fábio de Souza TerraII; Giovana Elias Riboli FreireIII; Larissa Vilena Marinho FerreiraIV; Tacyene Goncalves da SilvaIV

I Professora Titular e Doutora do Curso de Odontologia e Medicina da Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS)
II Doutorando em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP) e Professor do Curso de Enfermagem e Medicina da Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS)
III Professora do Curso de Administração da Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS)
IV Graduada em Odontologia pela Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS)

Endereço para correspondência

 

 


RESUMO

Objetivo: Avaliar o conhecimento dos acadêmicos de Odontologia em duas universidades (uma particular e outra pública) sobre o uso do óxido nitroso como sedação consciente bem como a necessidade ou não de sua abordagem dentro do referido curso. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, correlacional, transversal quantitativo, desenvolvido com 87 graduandos em Odontologia de duas universidades (pública e particular). Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário semiestruturado. Resultados: Houve maior predomínio de mulheres na faixa etária de 21 a 24 anos. A maioria dos acadêmicos, de ambas as universidades, conhecem a sedação consciente com óxido nitroso e suas indicações, considerando importante utilizar esta técnica, a fim de diminuir a ansiedade do paciente. Os graduandos avaliados gostariam que o tema fosse abordado no curso de graduação, entretanto não há um interesse geral em adotar a sedação com óxido nitroso no consultório odontológico. Conclusão: Frente ao exposto, concluiu-se que os acadêmicos avaliados demonstraram ter conhecimento sobre a sedação consciente com óxido nitroso.

Descritores: Sedação Consciente, Óxido Nitroso, Universidades, Estudantes de Odontologia, Escolas de odontologia.


ABSTRACT

Objective: To evaluate the knowledge of dental students in two universities (one private and one public) about the use of nitrous oxide conscious sedation as well as the necessity of its approach within this course. Methods: This was a descriptive, correlational cross was performed with 87 undergraduates from two universities in Dentistry (public and private). To collect data, we used a semi-structured questionnaire. Results: There were more predominantly at female and aged 21 to 24 years. Most academics from both universities know the conscious sedation with nitrous oxide and its indications. We consider it important to use this technique in order to reduce patient anxiety. The undergraduates assessed that the issue would be addressed at the undergraduate level. However, there is an interest in taking to sedation with nitrous oxide in dental practice. Conclusion: Based on these, it was concluded that the evaluated students have demonstrated knowledge of conscious sedation with nitrous oxide.

Keywords: Conscious Sedation, Nitrous Oxide, Students Dental, School dental.


 

 

INTRODUÇÃO

Desde a sua origem, a Odontologia vem sendo relacionada com o medo e a ansiedade mais do que qualquer outra área da saúde. Em uma pesquisa sobre os medos e temores mais frequentes da população, "Ir ao dentista" foi considerado o segundo, perdendo apenas para o medo de falar em público. Este medo dificulta o clínico durante o atendimento odontológico e até compromete o comparecimento de alguns pacientes para o tratamento. Pacientes com muito medo são conhecidos por dentistas e alunos de Odontologia como de difícil atendimento1,2.

O medo e a dor subjetiva frente ao tratamento odontológico podem gerar a ansiedade, que é caracterizada quando o perigo não é claro, mas se apresenta de maneira vaga e persistente ou até mesmo quando os sinais de um dano iminente não são conscientemente percebidos. Ela não é controlada pela consciência, ou seja, as pessoas não têm capacidade de interrompê-la. A ansiedade ou estado de apreensão também agrava o sofrimento psicológico causado pela dor1,3-5.

Diante destas limitações e visando a um conforto, confiança e tranquilidade tanto do paciente quando do cirurgião-dentista no ambiente odontológico, atualmente está sendo muito utilizada a Sedação consciente, que é um estado de relaxamento, no qual o paciente permanece consciente e cooperativo durante o tratamento odontológico. Este método elimina ou reduz a apreensão, medo e ansiedade dos pacientes, inquietação, agitação, choro, algumas vezes analgesia parcial, onde anteriormente poderia ser censurável a um procedimento odontológico, mantém seus reflexos protetores6-9.

A técnica de Sedação Consciente com Óxido Nitroso é uma ótima opção para controlar a ansiedade, reduzir o medo que o atendimento odontológico pode gerar, causar amnésia parcial e, em muitos casos, evitar a indicação de intervenções sob anestesia geral. O emprego do Óxido Nitroso para o controle da ansiedade não é novo. Tal anestésico inalatório é um gás incolor, não irritante e de baixa solubilidade. Não sofre metabolização e, por isso, não produz efeitos colaterais de relevância, ao passo que é rapidamente eliminado por expiração, promove mínima depressão no centro respiratório e baixa ação no córtex cerebral10-17.

O perfil farmacodinâmico desse tipo de sedação aponta efeitos colaterais pouquíssimo pronunciados, merecendo destaque as mínimas repercussões cardiovasculares e respiratórias. As características farmacológicas do Óxido Nitroso são muito discutidas. Ele não é considerado um anestésico completo, embora seja analgésico e amnésico. Não é hipnótico, mas pode ter ação hilariante15,18,19.

O Oxido Nitroso é, na maioria dos casos, a técnica de sedação de escolha para controlar a ansiedade associada com o cuidado. O ansiolítico permite reduzir o medo que os procedimentos odontológicos podem causar, proporciona amnésia parcial e pode diminuir o desconforto que acomete a maioria dos pacientes ansiosos11,20.

Como indicação, esta sedação pode ser utilizada para pacientes com distúrbios na pressão arterial, já que a sedação mediante o uso do Óxido Nitroso diminui a produção de catecolaminas endógenas através do controle da ansiedade, o que contribui favoravelmente para o controle da pressão arterial. A sedação com Óxido Nitroso proporciona estabilidade e melhores níveis na saturação de oxigênio, principalmente durante o período transoperatório, momento em que ocorre a maior tensão por parte do paciente. Contudo, percebeu-se uma tendência de redução no uso de anestésico local, o que pode trazer maior segurança em relação à ocorrência de emergências médicas. Adicionalmente, a referida técnica proporcionou uma diminuição da dor, relacionando se à maior comodidade dos pacientes21.

Durante décadas, o Óxido Nitroso, sedação por inalação de oxigênio, tem sido amplamente utilizado em odontologia, com um excelente histórico de segurança. Os efeitos colaterais associados a essa técnica de sedativos são menores, e os relatos de pós sedação, letargia, náuseas e dores de cabeça têm sido atribuídos a um fenômeno conhecido como "hipóxia difusão" 22. Ressalta-se que se deve evitar qualquer risco de toxicidade para o paciente, razão por que as sessões em odontologia não devem exceder 60 minutos e devem ser espaçadas em uma semana. Qualquer risco é cumulativo e deve ser evitado11.

Diante dos benefícios e cuidados com a utilização do Óxido Nitroso para se obter uma sedação consciente, gerou-se a necessidade de averiguar se os acadêmicos de Odontologia estão cientes de tais fatos.

Frente ao exposto, o presente estudo teve como objetivo avaliar o conhecimento dos acadêmicos de Odontologia em duas universidades (uma particular e outra pública) sobre o uso do Óxido Nitroso como sedação consciente bem como a necessidade ou não de sua abordagem dentro do referido curso.

 

MATERIAIS E MÉTODOS

Trata-se de um estudo descritivo, correlacional, de corte transversal e abordagem quantitativa, desenvolvido em duas universidades (pública e particular) de um município do Sul de Minas Gerais.

A população de estudo constituiu-se dos acadêmicos de odontologia do terceiro e quarto ano das referidas instituições.

O método estatístico utilizado para o cálculo do tamanho de amostra foi baseado na aproximação normal para proporção. A seleção dos graduandos de ambas as universidades foi realizada de acordo com a técnica de amostragem aleatória estratificada, a qual garante que a amostra seja representativa da população em estudo, segundo o critério proporcional. Dessa forma, a amostra constou de 87 alunos do curso de graduação em Odontologia, sendo 48 da universidade pública e 39 da instituição particular.

Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário semiestruturado, elaborado pelos pesquisadores, abordando variáveis de caracterização da amostra assim como dados sobre a sedação consciente com Óxido Nitroso para avaliação do conhecimento dos acadêmicos avaliados.

O projeto de pesquisa foi apreciado e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade José do Rosário Vellano (Unifenas), sob o protocolo nº 103/2010. Solicitou-se a autorização prévia à coordenação de graduação das referidas universidades para a realização do trabalho. Também se solicitou aos participantes do estudo a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, em que foram apresentados os objetivos da pesquisa, garantindo o anonimato e a desistência em participar da investigação em qualquer fase desta.

Após a coleta, os dados foram tabulados no software estatístico R versão 2.11.1. para verificar a existência de associação entre as variáveis em estudo, utilizando o teste de Qui-quadrado, considerando o nível de significância de 5%, ou seja, os dados foram estatisticamente significante para p<0,05. Em seguida, estes foram organizados em figuras com valores absolutos.

 

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Pode constatar-se que dos 87 acadêmicos avaliados, 32 (36,7%) são do sexo masculino e 55 (63,2%), feminino, sendo predominantes as mulheres na universidade pública, conforme apresentado na Figura 1.

 

 

 

A maioria dos alunos entrevistados tinha idade entre 21 a 24 anos (65%), seguidos dos acadêmicos com mais de 25 anos (27,5%).

Quanto ao nível de formação, 46 (52,7%) alunos estavam cursando o terceiro ano da graduação e 41 (47,1%), o quarto ano. Do total da amostra, 78 (89,6%) alunos relataram ter conhecimento sobre o que é Sedação Consciente, e 79 (90,8%) destes declararam ter ouvido falar em Sedação Consciente com Óxido Nitroso aplicado na Odontologia.

Com relação às indicações da sedação consciente com Óxido Nitroso, as mais relatadas pelos graduandos avaliados foram em pacientes tensos ou ansiosos, especiais e crianças rebeldes e desafiadoras, como apresentado na Figura 2.

 

 

 

O emprego do Óxido Nitroso em sedação consciente tem demonstrado ser de extrema valia para tratar pacientes em procedimentos odontológicos com cuidado e conforto. Diminui a ansiedade e o medo, proporcionando, dessa forma, segurança frente ao tratamento. Em outros países, a utilização do Óxido Nitroso é uma técnica sedativa utilizada regularmente, sendo muito bem indicada e utilizada em pacientes odontopediátricos difíceis10,11,23.

Estudo realizado em clínica odontológica constatou que, das 50 crianças submetidas ao tratamento com Óxido Nitroso, 49 (98%) apresentaram um comportamento cooperativo24.

Outra investigação avaliou três grupos distintos de ansiedade: leve, moderada e alta, com o tratamento com sedação com Óxido Nitroso, e, neste estudo, a sedação foi considerada agradável por todos os grupos avaliados, uma vez que os pacientes retornaram com maior frequência pela experiência agradável que tiveram com o tratamento com sedação13.

Outro dado encontrado foi que os alunos da universidade pública, 25 (52,0%), declararam maior conhecimento sobre o método de ação do Óxido Nitroso em sedação consciente, ao se comparar com os acadêmicos da instituição particular, oito (20,5%).

Ao serem abordados sobre a eficácia do tratamento com Óxido Nitroso, constatou-se que, da amostra geral, 81 (93,1%) alunos acreditam na eficácia desse tipo de sedação, sendo maior nos graduandos da universidade pública (Figura 3).

 

 

 

Com referência à pretensão dos acadêmicos de odontologia em utilizar essa técnica em seu consultório odontológico, verificou-se que a maioria dos estudantes, 54 (62,0%), não pensa em utilizar, sendo que um maior número de acadêmicos da universidade privada pretende utilizar essa técnica, como apresentado na Figura 4.

 

 

 

Em pesquisa realizada com cirurgiões-dentistas, verificou-se que estes não receberam informações sobre sedação consciente sobre Óxido Nitroso durante a graduação, assim como que a grande maioria não utiliza essa técnica no consultório, mesmo conhecendo as vantagens do seu uso nos procedimentos odontológicos4.

De acordo com os dados da Figura 5, 84 (96,5%) dos estudantes gostariam que o tema Sedação Consciente com Óxido Nitroso fosse abordado dentro do curso de graduação de Odontologia. Esses dados mostram que há um interesse em aprendizado sobre o bem-estar e conforto do paciente durante tratamentos odontológicos. Também se constatou que a maioria dos alunos avaliados, 58 (66,6%), tinham conhecimento da necessidade de habilitação do Cirurgião-Dentista para a utilização dessa técnica de Sedação.

 

 

 

Numa avaliação sobre os conhecimentos gerais dos acadêmicos de odontologia sobre sedação, 60% destes admitiram conhecer o tema em teoria, e 95% expressaram interesse pelo assunto18.

Quanto às vantagens da sedação consciente com Óxido Nitroso, observou-se que, da amostra total, 82 (94,2%) acadêmicos acreditam que a utilização desse gás seja uma vantagem para a diminuição da ansiedade, 22 (25%) afirmam acreditar na eficácia do controle da pressão arterial durante o tratamento odontológico, e 52 (59,7%) declararam conhecer a rápida ação dessa técnica sedativa (Figura 6).

 

 

 

Autores relatam que o Óxido Nitroso possui propriedades que contribuem favoravelmente para o controle da ansiedade e pressão arterial. Dentre essas, também tem como vantagens a rápida ação e eliminação pelo organismo18,21.

Para verificar a existência de associação entre as variáveis em estudo, foi utilizado o teste de Qui-quadrado, ao nível de significância de 5%. Com a aplicação desse teste, constatou- se que não houve diferença estatisticamente significante (p>0,05) em nenhum dos cruzamentos a seguir:

• sexo x conhecimento sobre a sedação consciente;
• tipo de universidade x conhecimento sobre a sedação consciente;
• tipo de universidade x conhecimento sobre o método de ação do gás;
• conhecimento sobre o método de ação do gás x eficácia da sedação consciente com Óxido Nitroso;
• conhecimento sobre o método de ação do gás x conhecimento das indicações;
• ter ouvido falar em sedação consciente com o gás aplicada à odontologia x ter conhecimento das indicações e contraindicações;
• pretensão em utilizar a sedação consciente com Óxido Nitroso no consultório odontológico x conhecimento da necessidade de habilitação do Cirurgião Dentista para utilização dessa técnica de Sedação.

 

CONCLUSÃO

De acordo com os resultados apresentados, pode-se concluir que a maioria dos acadêmicos, de ambas as universidades, conhecem a sedação consciente com Óxido Nitroso e suas indicações, considerando importante utilizar essa técnica, a fim de diminuir a ansiedade do paciente. Os graduandos avaliados gostariam que o tema fosse abordado no curso de graduação, entretanto não há um interesse geral em adotar a sedação com Óxido Nitroso no consultório odontológico.

 

REFERÊNCIAS

1. Kanegane K, Penha SS, Borsatti MA, Rocha RG. Ansiedade ao tratamento odontológico em atendimento de urgência. Rev Saúde Pública 2003; 37(6): 786-92.         [ Links ]

2. Rocha RG. O Medo e a ansiedade no tratamento odontológico: controle através da terapêutica medicamentosa. In: Feller C, Gorab B. Atualização na clínica odontológica: módulos de atualização. São Paulo: Artes Médicas; 2000.

3. Camparis CM, Cardoso Júnior CA. Psicologia da dor: aspectos de interesse do cirurgião-dentista. Disponível em: http://www.odontologia.com.br.arquivos.asp?id=138. Acesso em: 18 fev. 2010.

4. Singh KA, Moraes ABA, Ambrosano GMB. Medo, ansiedade e controle relacionados ao tratamento odontológico. Pesq Odont Bras 2000; 14(2): 131-6.

5. Chaves AM, Loff redo LCM, Valsecki Júnior A, Chavez OM, Campos JADB. Estudo epidemiológico da ansiedade dos pacientes ao tratamento odontológico. Rev de Odont UNESP 2006; 35(4): 263-8.

6. Takarada E, Kawahara M, Irifune M, Endo C, Shimizu Y, Maeoka K et al. Clinical recovery time from conscious sedation for dental outpatients. Amer Dent Soc Anesth. 2002; 49: 124-7.

7. Andrade ED, Matos Filho TR. A importância da redução do estresse no tratamento odontológico. In: Andrade ED. Terapêutica medicamentosa em odontologia. São Paulo: Ed. Médicas; 2000.

8. Faria MTP, Souza JA. Sedação parenteral em cirurgia BMF. RGO 1991; 39(4): 249-56.

9. Rocha YR, Vanzillotta PS. O emprego da sedação intravenosa em odontologia clínica e cirúrgica. In: Vanzillotta OS, Salgado LPS. Odontologia integrada: atualização para o clínico e o especialista. Belo Horizonte: Artes Médicas; 1999.

10. Cavalcante SL, Nunes RR. Avaliação dos parâmetros derivados do eletroencefalograma durante administração de diferentes concentrações de óxido nitroso. Rev Bras Anestesiol. 2003; 53 (1): 1-8.

11. Atash R, Abbeele V. Utilisation du mélange équimolaire oxygène/ protoxyde d'azote (MEOPA) en dentisterie pédiatrique. Rev Med Brux. 2008; 29: 257-61.

12. Freilich MM, Alexander L, Sandor GKB, Judd P. Eff ectiveness of 2 scavenger mask systems for reducing exposure to nitrous oxide in a hospital-based pediatric dental clinic: a pilot study. JCDA. 2007; 73(7): 58-64.

13. Zacny JP, Hurst RJ, Graham L, Janiszewski DJ. Preoperative dental anxiety and mood changes during nitrous oxide inhalation. J Am Dent Assoc. 2002; 133(1): 82-8.

14. Ramsay DS, Leroux BG, Rothen M, Prall CW, Fiset LO, Woods SC. Nitrous oxide analgesia in humans: acute and chronic tolerance. Pain. 2005; 114(1-2): 19-28.

15. Daniel E. Becker and Morton Rosenberg: Nitrous oxide and the inhalation anesthetics. Anesth Prog. 2008; 55:124-31.

16. Teixeira FMF, Tomita S, Lima MAMT. Avaliação de alterações timpanométricas em pacientes submetidos à anestesia geral com óxido nitroso. Rev Bras Otorrinolar 2005; 71(3): 274-80.

17. Sullivan IO, Benger J. Nitrous oxide in emergency medicine. Emerg Med J 2003; 20: 214-7.

18. Costa VV, Saraiva RA. Ação do óxido nitroso no sistema nervoso central. Estudo eletrofisiológico como agente único e como agente coadjuvante. Rev Bras Anestesiol. 2002; 52(3): 255-7.

19. Cárdenas D. Sedación inhalada com óxido nitroso: fundamentos para uso clínico. Rev CES Odont 2000; 13(2): 78-82.

20. Collado V, Nicolas E, Faulks D, Tardieu C, Maniere MC, Droz D et al. Evaluation of safe and eff ective administration of nitrous oxide after a postgraduate training course. BMC Clinic Pharmacol. 2008, 8: 3-10.

21. Cesar MCA, Azoubel MCF, Azoubel E. Castelluci PSF, Freitas AC. Avaliação dos parâmetros cardiovasculares e da dosagem anestésica em cirurgias de implantes osseointegráveis sob efeito da mistura óxido nitroso/oxigênio - um estudo piloto. Innov Impl J. 2008; 3(6): 224-8.

22. Jeske AH, Whitmire CW. Noninvasive assessment of diff usion hypoxia following adnistration of nitrous oxide-oxygen. Amer Dent Soc Anesthesiol. 2004; 51: 10-3.

23. Lorenz ACF. Perfil da utilização da sedação com óxido nitroso por cirurgiões- dentistas na cidade de Porto Alegre/RS. Stomatos. 2009; 15(29): 2009.

24. Paulo J, Maria PL, Cardenas JM, Dario MHM. Evaluación del beneficio de la técnica de sedación inhalada con óxido nitroso para un tratamiento odontológico invasivo en niños entre 4 y 12 años de edad. Rev. CES Odont. 2007; 20(1): 25-31.

 

 

Endereço para correspondência:
Ana Maria Duarte Dias Costa
Rua Presidente Artur Bernardes, 655 - Centro
Alfenas - MG CEP: 37130-000
E-mail: ana.costa2@yahoo.com.br

 

Recebido para publicação: 09/11/10
Aceito para publicação: 02/12/10