SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Odontologia Clínico-Científica (Online)

versão On-line ISSN 1677-3888

Odontol. Clín.-Cient. (Online) vol.11 no.1 Recife Jan./Mar. 2012

 

Editorial

 

Uma Pausa...

 

 

Filosofia, filosofar é coisa para quem não tem o que fazer - para quem não participa da vida, mas apenas a vê passar e, quando der por si, pode ser tarde demais... dizem alguns... Ora, mas o que será de nós, se não pararmos, ao menos um pouco, para refletirmos sobre nossas ações, sentimentos, acontecimentos diários, ou mesmo, sobre o(s) outro(s)... A vida segue rápida, imprevisível e sempre nos chama à realidade, estejamos conscientes ou não.

Discordamos do início do primeiro parágrafo, pois todos nós, querendo ou não, sempre filosofamos, seja por meio dos clichês, das frases certas de nossos pais, avós, quando, por meio de um velho ditado popular, diziam que sempre há, na espreita, uma verdade escondida a qual, um dia, mostra a cara nua e crua e faz-nos lembrar de que havíamos sido avisados.

As dificuldades existem, e temos de enfrentá-las; as angústias e os medos dos dias atuais tendem a nos paralisar, mas a reflexão pode nos libertar e impulsionar.

O amor é a nossa mola propulsora e, quando aliado à força de vontade e persistência, é fácil seguir em frente, não, não diríamos fácil, mas se segue sem parar ou desistir frente às adversidades, que permeiam todos os nossos passos, ou seja, é preciso amar, refletir e buscar a melhor forma de atingirmos objetivos e metas, relativando a importância dos fatos da vida.

Não nos prendamos aos detalhes, mas, ao todo que, ao final, compensará a jornada, que deve ser reflexiva e comunitária, sim, pois ninguém segue só. Somos parte de um todo e juntos devemos seguir e lutar por nossos ideais, mesmo que para alguns pareça loucura, pois a transformação e/ou mudança, muitas vezes, assustam.

Amar e compartilhar, extrair benefícios em forma de conhecimento é o nosso lema; as escolhas são transcendentes para a saúde e o espírito. Lembremos Buda que dizia: a dor é inevitável, mas o sofrimento é opcional. Assim, façamos nossas escolhas... Boa reflexão!

 

Aurora Karla L. Vidal
Editora