SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Odontologia Clínico-Científica (Online)

versão On-line ISSN 1677-3888

Odontol. Clín.-Cient. (Online) vol.11 no.3 Recife Jul./Set. 2012

 

EDITORIAL / EDITORIAL

 

Ciência e Ética

 

 

Neste Editorial, aproveitamos para refletir acerca do texto do Prof. Breno de Albuquerque Mello na seção Observatório, quando aborda a Ética, que pode ser um conjunto de regras, princípios ou maneiras de pensar que guiam, ou chamam a si a autoridade de guiar as ações de um grupo em particular (moralidade), ou é o estudo sistemático da argumentação sobre como nós devemos agir, ou seja, valores morais e princípios sociais.

Se pensarmos na ética Aristotélica veremos que o termo éthos, significa propriedade de caráter, mas também costume, e é para este segundo termo que serve a tradução latina. Kierkegaard e Foucault diziam que a ética grega é uma estética, ou uma poética, preocupando-se com a arte de viver, com a elaboração de uma vida bela e boa. Na Grécia antiga, por exemplo, a existência de escravos era perfeitamente legítima: as pessoas não eram consideradas iguais entre si, e o fato de umas não terem liberdade era considerado normal. Hoje em dia, ainda que nem sempre respeitados, os Direitos Humanos impedem que alguém ouse defender, explicitamente, a escravidão como algo legítimo. Percebemos que, com o passar do tempo, as sociedades mudam e também mudam os homens que as compõem.1,2

Assim, a ética historicamente referencia os valores que orientam o exercício da cidadania numa sociedade democrática. Defende-se a importância da escola na formação ética das novas gerações, na perspectiva da transversalidade, situando-a no contexto das diversas influências que a sociedade exerce sobre o desenvolvimento das crianças. Ainda há considerações de ordem psicológica, que apontam o papel da afetividade e da racionalidade no desenvolvimento moral da criança, que está em processo de socialização que permeará as diversas fases de seu desenvolvimento, mas a base e orientação primária encontram-se no núcleo familiar, que não se pode abster desta responsabilidade que lhe é intrínseca, pois forjará inclusive os futuros pesquisadores.

Desta forma, a Ética entre pesquisadores deve privilegiar o respeito aos objetos de estudo e a sociedade.

 

Aurora Karla L. Vidal
Editora Científica

 

 

1. Singer P. Ethics. (filosofia moral). Oxford: OUP, 1994:4-6.

2. Tugendhat E. Lições sobre Ética. Petrópolis: Vozes 1997:35.