SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Odontologia Clínico-Científica (Online)

versão On-line ISSN 1677-3888

Odontol. Clín.-Cient. (Online) vol.14 no.3 Recife Jul./Set. 2015

 

Relato de Caso / Case Report

 

RECONSTRUÇÃO DE DENTES SEVERAMENTE DESTRUÍDOS COM PINO DE FIBRA DE VIDRO

 

Reconstruction of severely destroyed Teeth with glass fiber pin

 

Amanda Regina Silva de MeloI; Andrelle Nayara Cavalcanti Lima de AlmeidaI; Tassia Leal de Lima SalesI; Izabela Taroni MadureiraII; André FigueiroaIII; Eduardo Borges da Costa LeiteIV

 

I Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
II
Cirurgiã-dentista graduada pela UFPE e Especialista em Dentística Restauradora pelo Sindicato dos Odontologistas no Estado de Pernambuco (SOEPE)
III
Professor da pós-graduação da Faculdade de Odontologia de Pernambuco (FOP)
IV
Professor associado da UFPE e coordenador do curso de pós-graduação SOEPE

Correspondência para:

 

 


 

RESUMO

O restabelecimento da forma, função e estética de dentes anteriores com extensa destruição coronária é um grande desafio para a Odontologia. Nesses casos, a utilização de pinos intraradiculares de fibra de vidro, associada a restaurações de resina composta é uma opção viável, que apresenta bom resultado estético, além de ser uma solução rápida, pois dispensa a etapa laboratorial, sem apresentar custo elevado. Este artigo apresenta relato de caso clínico com a utilização desse material. O procedimento foi realizado com o intuito de gerar retenção ao material restaurador definitivo e reforçar a porção coronária remanescente do elemento dentário, minimizando, assim, a probabilidade de fratura.

 


 

ABSTRACT

The restoration of form, function and aesthetics of anterior teeth with extensive coronal destruction is a major challenge in dentistry. In such cases, the use of intra-radicular fiberglass retainers associated with composite restorations is a viable option, which has good aesthetic result, in addition to being a quick solution, because it eliminates the laboratory step without presenting high cost. This article presents a case report with the use of this material. The procedure was performed in order to generate the definitive restorative material retaining and reinforcing the remaining coronal portion of the tooth, thus minimizing the likelihood of fracture.

 


 

INTRODUÇÃO

Pinos intra-radiculares são dispositivos utilizados em situações de grandes destruições coronárias devido à ocorrência de extensas lesões cariosas, amplas restaurações, necessidade de tratamento endodôntico associados ou não a elementos protéticos, e fraturas dentárias. Os pinos ainda trazem vantagens como distribuição mais homogênea das cargas mastigatórias que atuam na raiz, periodonto e osso, e conferem retenção do conjunto: remanescente dentário, pino e restauração1.

A indicação de um pino intra-radicular deve ser realizada mediante a avaliação de algumas situações como: a localização do dente na arcada dentária, pois incisivos, caninos e pré-molares recebem cargas laterais ou de cisalhamento, e molares recebem cargas verticais. Pelo fato dos dentes posteriores possuírem maior quantidade de estrutura dentária, os pinos são menos indicados. Outros fatores que devem ser observados são: a quantidade de remanescente coronário de no mínimo 1mm para pinos fundidos e de 2 mm para pinos pré-fabricados; a mutilação intracanal existente, pois as paredes radiculares podem estar enfraquecidas conforme o preparo realizado; a oclusão do paciente, isto é, as guias anterior e canina ou em grupo para mensurar as cargas recebidas pelo elemento dentário; a configuração do canal radicular, a existência ou não de curvaturas; a condição periodontal, o que é de fundamental importância, pois deve possuir saúde para ter um bom suporte ósseo sem que isso comprometa o pino ou a estrutura dentária2.

A composição dos cimentos resinosos dual, que associa a foto ativação e a polimerização química, proporcionam propriedades físicas e mecânicas como a força de união, resistência ao desgaste e resistência à compressão superiores aos demais materiais de cimentação. Entretanto, como todo material restaurador, este também apresenta alguns inconvenientes. O crucial controle da umidade no ato da cimentação, a realização de uma foto polimerização adequada e problemas relacionados à contração de polimerização são alguns deles3.

 

RELATO DE CASO CLÍNICO

Paciente, sexo masculino, anos, compareceu à Faculdade de Odontologia - UFPE, na Clínica Integrada apresentando fratura de esmalte-dentina com exposição pulpar no elemento 11. Após a terapia endodôntica e a partir dos exames clínico e radiográfico (Figura 1), planejou-se a cimentação com o Allcem Core (FGM) de pino de fibra de vidro DC1 (FGM) e reconstrução morfológica com resina composta Opallis (FGM).

 

 

 

Primeiramente, realizou-se uma radiografia periapical para observar a qualidade do tratamento endodôntico, o comprimento do pino que será colocado (ideal de 2/3 do comprimento da raiz, deixando-se um remanescente endodôntico de 4mm) e a dimensão do canal (diâmetro, que deve ser em média 1/3 do diâmetro da raiz); em seguida, foi selecionado um pino de formato cônico, então realizado o esvaziamento do canal. O preparo do canal (Figura 2) é feito normalmente com instrumentos rotatórios fornecidos pelo fabricante do pino intra-radicular referentes ao diâmetro do pino selecionado ou com auxílio de brocas Largo de diâmetros compatíveis com o diâmetro do canal radicular.

 

 

 

Provou-se o pino no interior do canal (Figura 3). Realizouse a limpeza do canal com solução de hipoclorito de sódio a 1%, que foi seco com cones de papel absorvente. Condiciouse a estrutura dentária com ácido fosfórico 37% durante 30 segundos (Figura 4), lavou-se e secou-se com cones de papel absorvente. Em seguida, o pino também foi condicionado com Silano Agente de união Prosil (FGM), lavado e seco. Segundo o fabricante, sua composição química promove a reação química entre a estrutura da do pino e o cimento resinoso, promovendo o aumento de até 30% na capacidade adesiva desse conjunto.

 

 

 

 

 

O sistema adesivo Ambar (FGM) para esmalte e dentina, então foi aplicado no remanescente dentário, no interior do canal radicular preparado, com auxílio de microbrush e no pino de fibra de vidro, sem que fosse realizada a foto polimerização. Entede-se que esta deve ser executada no mesmo momento da foto polimerização do cimento resinoso para que não se forme uma película entre ambos e esta prejudique a adaptação do pino de fibra de vidro no interior do canal radicular.

O cimento resinoso dual Allcem Core (FGM) foi inserido no canal radicular (Figuras 5 e 6) e o pino de fibra de vidro perfeitamente adaptado. Realizou-se, assim foto polimerização do conjunto por 60 segundos. Com isso, houve o corte do pino de fibra de vidro em comprimento, cujo remanescente fosse suficiente para proporcionar suporte ideal ao dente, normalmente metade da coroa clínica (Figura 7). Em seguida, foi realizada a restauração direta do remanescente dentário com resina composta micro híbrida Opallis (FGM) (Figuras 8 e 9).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DISCUSSÃO

As modificações didático-pedagógicas vêm acontecendo na forma de ensinar a Odontologia nas faculdades brasileiras, culminando com a adoção de uma Clínica Odontológica Integral como forma de aplicar sua atividade prática, evoluindo a partir de um conceito segmentado, onde especialidades eram ensinadas isoladamente. Isso permite que os profissionais vejam o paciente e seu tratamento como um todo, facilitando o planejamento, a adesão do paciente ao tratamento, o vínculo pessoal e a execução do que for necessário para promover o bem-estar dos pacientes4.

A reconstrução de dentes tratados endodonticamente tem sido, ao longo de décadas, um grande desafio clínico no âmbito da reabilitação oral7. Dentes com coroas parcial ou totalmente destruídas por cáries, fraturas, abrasão, acesso endodôntico, preparos prévios, etc., podem comprometer os resultados clínicos de coroas e pontes aí cimentadas, já que os requisitos básicos de retenção, resistência e estabilidade dos preparos não podem ser estabelecidos. Nas últimas décadas, os retentores intra-radiculares fundidos foram os mais utilizados, dado as suas propriedades físicas e biocompatibilidade favoráveis7. A utilização de pinos de fibra de vidro traz a estética favorável, além de ter uma relativa durabilidade em função do remanescente6.

É importante que façamos uma análise da quantidade do tecido dental restante. Quando a perda da estrutura dental for superior a cerca de 60%, seja realizado reforço do dente com pino intra canal, visto que a colocação do mesmo vem a melhorar a retenção do material restaurador (resinas compostas) quando da perda da porção coronariana6,7.

A seleção correta do pino intra-radicular é determinante para o sucesso do procedimento restaurador. Nesta escolha devem ser considerados fatores relacionados tanto ao elemento que será restaurado como: posição de dente no arco, remanescente dentário, configuração e diâmetro do canal; quanto às características dos pinos como: comprimento, diâmetro, formato, configuração superficial e material10. Além disso, escolha do material restaurador, expectativa a longevidade da restauração, expectativa estética do paciente e finalmente o que nos parece o fator principal, o tipo de oclusão do paciente 11,12.

Em relação a aceitação dos pinos de fibra de vidro, vem aumentando de uma maneira significativa, o que se deve ao bom resultado clínico, principalmente quando as propriedades mecânicas são favoráveis – módulo de elasticidade semelhante à dentina, possibilitando a construção de uma unidade mecânica homogênea, o que proporciona uma boa ancoragem na reconstrução de dentes destruídos.

 

CONCLUSÃO

Podemos concluir que os pinos de fibra de vidro possuem vantagens:

➢ Em dentes anteriores quando da presença de remanescente coronário, uma boa adesão químico-mecânica

➢ Um bom travamento no terço apical

➢ Uma boa área de espalhamento, onde o pino adapta- se a região cervical do dente

➢ Utilização de sistemas adesivos e cimentos resinosos dual aplicados separadamente

➢ Adaptação do pino no interior do canal quanto melhor for, melhor será a estabilidade e longevidade da restauração.

 

REFERÊNCIAS

1. Baratieri LN, Monteiro Junior S, Andrade MAC, Vieira LCC, Ritter AV, Cardoso AC. Abordagem restauradora de dentes tratados endodonticamente-pinos/ núcleos e restaurações unitárias. Odontologia restauradoras: fundamentos e possibilidades. São Paulo: Santos; 2001. p.622-31.         [ Links ]

2. Franco APGO, et al. Pinos intrarradiculares estéticos – caso clínico. Rev Inst Ciênc Saúde; 2009; 27(1); p.81-5.

3. Prakki A, Carvalho RM. Dual cure resin cements: characteristics ans clinical nconsiderations. Pós-Grad Ver Fac Odontol São José dos Campos; 2001 jan-abr; 4(1); p. 22-7.

4. Abreu R, Schneider M. Reconstrução anterior em resina composta associada a pino de fibra de vidro: relato de caso. Rev. Bras. Odontol. [online]; 2013; 70(2); p.156-159.

5. Uchoa R, et al. Pernos intrarradiculares de fibra de vidrio: Caso clínico. Acta odontol. venez[online]; 2008; 46(4);p. 501-505.

6. Melo R. Técnica do pino de fibra de vidro anatomizado com resina composta – revisão. Monografia em especialização. Goiânia, 2014.

7. Neto GS. Pinos de fibra de vidro: Um novo conceito na reconstrução de dentes tratados endodonticamente. JADA; 2009; 9(6).

8. Muniz L, et. al. Restaurações diretas associadas a pinos de fibra de vidro em dentes fraturados. Relato de caso clínico. Revista Dental Press Estética; 2005; 2(3); p.47-59.

9. Vasconcellos WA. Análise da influência de diferentes tratamentos superficiais de sistemas cerâmicos na resistência de união adesiva. Universidade Estadual Paulista Faculdade de Odontologia de Araraquara. São Paulo; 2005.

10. Albuquerque R, et. al. Pinos pré-fabricados intra-radiculares: sistemas e técnicas. Anais do 15° Conclave Odontológico Internacional de Campinas; 2003; 104.

11. Muniz L. Reabilitação estética em dentes tratados endodonticamente: pinos de fibra e possibilidades clínicas conservadoras. São Paulo: Santos; 2010. p.316.

12. Monte'alto, et. al. Restauração de dentes tratados endodontiocamente com pino de fibra de vidro e acessório em canais amplos. Clínica – Internacional journal of Brazilian Dentistry; Florianópolis; 2009; 5(1); p. 60-68.

 

Correspondência para:
Maria Soraya Pereira Franco
Endereço de trabalho
Universidade Federal de Campina Grande
Rua Sérgio Moreira de Figueiredo, S/N Casas Populares
Cajazeiras/PB | CEP- 58.900-000

e-mail:
msorayapf@hotmail.com

 

Recebido: 10/03/2015
Aceito: 25/04/2016