SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número4 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Odontologia Clínico-Científica (Online)

versão On-line ISSN 1677-3888

Odontol. Clín.-Cient. (Online) vol.14 no.4 Recife Out./Dez. 2015

 

Relatos de caso / Case Reports

 

APRIMORANDO A ESTÉTICA COM COROAS "METAL FREE": RELATO DE CASO

 

Improving the aesthetics with "METAL FREE": a case report

 

Márcia de Almeida DurãoI;Walter Borba JuniorI; Rodivan BrazII; Débora Heloísa Silva de BritoIII; Mariana Araújo Coutinho da SilveiraIII; Débora de Barros BrianoIII

 

I Doutorando(a) em Dentística da Faculdade de Odontologia de Pernambuco, Universidade de Pernambuco - FOP/UPE
II Coordenador da Pós-graduação em Dentística da Faculdade de Odontologia de Pernambuco, Universidade de Pernambuco - FOP/UPE
III Graduanda de Odontologia da Faculdade de Odontologia de Pernambuco, Universidade de Pernambuco - FOP/UPE

Correspondência para:

 

 


 

RESUMO

O Introdução: A busca pela estética está cada vez mais presente no dia-a-dia do cirurgião-dentista. Devido a isto a preocupação dos pacientes com as restaurações, especialmente em dentes anteriores, tem aumentado cada vez mais. A utilização de coroas livre de metal responde positivamente a essa preocupação estética. Objetivo: Este artigo tem como objetivo apresentar um relato de caso clínico que mostra a reabilitação de dois dentes com o uso de coroas puras de cerâmica IPS E-MAX. Relato de Caso: O paciente procurou atendimento odontológico se queixando da estética dos elementos 24 e 25, após constatar que os elementos haviam tratamento endodôntico adequado e já haviam núcleos metálicos fundidos (duracast) em condições satisfatórias, foi selecionado o sistema cerâmico dissilicato de lítio IPS E-max (Ivoclar Vivadent), para a confecção das coroas. Conclusão: As coroas em cerâmica metal-free, apresentam-se como uma excelente alternativa restauradora, desde que o protocolo clínico de utilização seja corretamente seguido.clínico, é imprescindível ao profissional fazer opção por parâmetros mais científicos, favorecendo a função mesmo que a estética fique comprometida.

Palavras-chave: cerâmica, dissilicato de lítio, coroa.


 

ABSTRACT

Introduction: The search for aesthetic is becoming increasingly present on the day of the dentist. Due to this the concern of the pacients with restorations, especially in anterior teeth, is increasing more and more. The use of metal free crowns responds positively to this aesthetic concern. Objective: This article aims to present a case report showing the rehabilitation of two teeth using pure ceramic crowns IPS E-MAX. Case report: The patient sought dental care complaining of aesthetic elements 24 and 25, after noting that the elements had appropriate endodontic treatment and had already molten metallic cores (gold /duracast) in satisfactory condition, was chosen lithium disilicate ceramic system IPS E-max (Ivoclar Vivadent), for the manufacture of ceramic crown. Conclusion: Ceramic crowns metal free, are presented as an excellent alternative restoration since the clinical protocol is followed correctly.

Key-words: ceramics, lithium disilicate, crown


 

INTRODUÇÃO

Para restabelecer a função e a estética do sorriso, os profissionais enfrentam alguns desafios, inicialmente para selecionar adequadamente o material restaurador, diante da grande diversidade de materiais disponíveis no mercado. Dentre as opções, as coroas cerâmicas metal free, têm excelentes resultados estéticos, propriedades ópticas e mecânicas aprimoradas, além de comprovada longevidade (VERDE et al., 2011, ROSSATO et al., 2010).

As mesmas surgiram para substituir as metalocerâmicas, apresentando biocompatibilidade, resistência à compressão, condutibilidade térmica semelhante ao dente, estabilidade de cor, translucidez, opacidade, opalescência e fluorescência. Coroas confeccionadas com sistema cerâmico IPS E-max (Ivoclar Vivadent), constituído por dissilicato de lítio é um procedimento consolidado na literatura científica. O correto diagnóstico, adequado planejamento, conhecimento dos materiais e técnicas são essenciais para sucesso do tratamento (LIMA et al., 2010).

A partir dessas considerações, o objetivo deste trabalho é descrever a sequência clínica empregada na restauração indireta de pré-molares com este sistema cerâmico, ressaltando algumas considerações que colaborem na escolha e utilização deste sistema.

 

RELATO DE CASO

Paciente de 35 anos, gênero feminino, procurou atendimento odontológico desejando uma reabilitação estética dos elementos 24 e 25. A paciente mostrava-se insatisfeita com seu sorriso (Figura 1). Ao exame clínico e radiográfico verificouse que os referidos elementos apresentavam tratamento endodôntico e núcleos metálicos fundidos, em condições satisfatórias (Figuras 2 e 3). Foram obtidos modelos de estudo e após o planejamento optou-se pela execução de alguns ajustes no preparo.

A seleção de cor foi referenciada pelos dentes 14 e 15, realizada com escala vita (Vita- Alemanha) nos terços cervical, médio e oclusal, considerando a espessura da cerâmica, pois haverá um mascaramento do núcleo metálico intrarradicular. Todos esses detalhes foram previamente discutidos entre clínico, protético e paciente, juntamente com fotografias, que ajudam nessa tomada de decisão.

Para a moldagem foi selecionada técnica de passo único com silicone de adição, Virtual (Ivoclar Vivadent- Alemanha), levada a cavidade e inserida com pressão constante em uma só direção, com prévia colocação do fio retrator Ultrapack 000 (Ultradent- Brasil), com técnica do duplo fio, para melhor registro do término cervical.

Após confecção das coroas, foram realizados os tratamentos em suas superfícies internas, sendo aplicado ácido hidrofluorídrico 10%, (20 segundos) realizada lavagem e secagem, aplicação do silano Monobond Plus (Ivoclar vivadent), por 2 minutos, seguido do jato de ar para evaporação do solvente. O adesivo Heliobond (Ivoclar Vivadent) foi aplicado e não fotoativado.

Paralelamente é realizado o tratamento da superfície dental, onde foi previamente realizada profilaxia com pasta de pedra-pomes e água, posterior aplicação do ácido fosfórico 35%, por 30 seg., seguido da lavagem e secagem. Realizada aplicação do mesmo adesivo hidrófobo (Heliobond), também não fotoativado, pois será fotativado conjuntamente com o cimento.

Para cimentação foi utilizado o cimento resinoso dual Variolink II (Ivoclar Vivadent), misturado na proporção de 1:1, por 10 seg., aplicado na coroa e esta levada, adaptada e mantida sob pressão digital ao preparo. Os excessos de material foram removidos, especialmente nas áreas proximais, de difícil acesso e procedeu-se a fotoativação por 40 seg.

Cada coroa foi tratada e cimentada separadamente, a oclusão e funções foram verificadas, movimentos oclusais reproduzidos e tiveram suas superfícies ajustadas, com interferências removidas. O aspecto clínico final foi considerado satisfatório considerando-se cor, textura, função e estética (Figuras 5 e 6). A paciente relatou ter correspondido suas expectativas e recebeu orientações de higiene e cuidados para maior longevidade do tratamento.

 

DISCUSSÃO

A busca pela estética é um dos principais objetivos dos pacientes que procuram os consultórios odontológicos. Partindo-se desse principio, a reabilitação de dentes do modo indireto deve ser feita de forma criteriosa e responsável, para que o resultado seja duradouro, funcional e com aspecto de naturalidade (LIMA, CARVALHO, CRAVO, 2010).

A evolução dos sistemas cerâmicos permite inúmeras possibilidades restauradoras, entretanto, mimetizar as características intrínsecas e extrínsecas de cor, forma e textura superficial da dentição natural ainda é um desafio. A seleção do material cerâmico é complexa e influencia diretamente o resultado final do tratamento protético (VERDE et al., 2011, ROSSATO et al., 2010).

Conhecer a classificação desses sistemas e suas características ópticas e de resistência, assim como a condição clínica do remanescente e dos tecidos circunvizinhos, é um fator determinante durante o processo de seleção desses sistemas (VALLE et al., 2010). O sistema cerâmico IPS E-max apresenta-se como alternativa moderna e inovadora, é composto por cristais de dissilicato de lítio que são embebidos e unidos à matriz vítrea, numa proporção variando de 60 a 70% em volume de cristais. Apresenta uma estrutura com boa translucidez, que reflete muito bem a luz, devido ao baixo índice de refração dos cristais de Dissilicato de Lítio (CULP e MCLAREN, 2010; CARVALHO et al., 2012). Tem alta resistência flexural (PINI et al., 2012), o que torna ideal para confecções de coroas inlays, onlays, facetas, coroas anteriores e posteriores, etc. Pode ter preparo dental mínimo, permite aos ceramistas a confecção de peças protéticas com 0,3 mm e, com garantida resistência à força de 400 Mpa e se houver espaço inter-oclusal suficiente disponível, nenhum preparo é necessário (RITTER e REGO, 2009; PRIEST, 2011).

Um planejamento adequado deve ser realizado pelo clínico juntamente com o ceramista, seguindo orientações por fotografias, modelos de estudo, ensaio diagnóstico, dentre outros, buscando assim o resultado estético esperado (CLAVIJO, 2007) e longevidade.

A principal causa de falha das restaurações de cerâmica pura é a fratura. A prevenção das fraturas não fica limitada às propriedades do material, mas fortemente baseada nos protocolos clínicos e laboratoriais empregados. Nas coroas unitárias metal free a parte mais frágil é a superfície interna, pois se submete às maiores forças de tensão, podendo gerar rachaduras na subestrutura do casquete, que eventualmente irradiam para a cerâmica de cobertura, causando deslaminação. Assim, a incorporação de um casquete de cerâmico resistente como infraestrutura, por baixo da porcelana de cobertura, como o sistema IPS E.max, reduz as fissuras na superfície interna. Em relação à cimentação destas coroas cerâmica, há aspectos particulares e importantes para o sucesso no resultado final e longevidade do tratamento.

A seleção do cimento deve ser embasada em conhecimento científico, pois existem inúmeras técnicas e agentes cimentantes, com diferentes possibilidades de tratamento de superfície. Vale ressaltar que eficácia do tratamento da superfície está relacionada com a composição da cerâmica (VALLE et al., 2010), portanto conhecer o material selecionado e sua composição são relevantes para correta manipulação da peça protética. A seleção do cimento resinoso dual é justificada pela associação de ativação química e de fotoativação, oferecendo maior segurança de polimerização do cimento onde a luz não alcança, e assim espera-se melhora significativa das propriedades físicas e mecânicas (GUEDES et al., 2008).

A integridade marginal após cimentação é avaliada, considerando-se a resistência de união entre agente cimentante e cerâmica. Outro ponto crítico é a adequada remoção dos excessos durante a cimentação, acabamento e polimento marginal, sempre com cuidado para não gerar trincas.

Ressaltamos a importância da realização de pesquisas clínicas e laboratoriais que corroborem a eficiência dos sistemas cerâmicos e agentes adesivos, que possam contribuir, apresentando-se como uma alternativa viável e eficaz na otimização estética do sorriso (CAVALHEIRA et al., 2010).

 

CONCLUSÃO

Após o caso clínico exposto, pode-se concluir que as coroas em cerâmica metal-free, apresentam-se como uma excelente alternativa restauradora, com excelente propriedades ópticas e mecânicas.

Não há um material único ideal para todos os casos clínicos, portanto deve-se ter conhecimento das características dos materiais disponíveis, e assim estar capacitado a selecioná-los corretamente para cada situação clínica.

Com um correto diagnóstico, planejamento adequado juntamente com o ceramista e protocolo clínico seguido rigorosamente, resulta numa maior previsibilidade e consequentemente na satisfação do paciente, que terá sucesso em sua reabilitação estética.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

REFERÊNCIAS

1 Verde FAV, Pupo YM, Jose C, Gomes GM, Gomes JC. Previsibilidade com cerâmicas em dentes anteriores: IPS e-max Press e e-max Ceram. Rev Dental Press Estét. 8(1):76- 88, 2011.         [ Links ]

2 Rossato, DM; Saade, EG; Saad, JRC; Porto-neto, ST. Coroas estéticas anteriores em cerâmica metal-free: Relato de caso clínico. Rev Sul-Bras Odontol,7(4), 2010.

3 Lima AF, Carvalho JFO, Cravo FL. Restaurações cerâmicas em dentes anteriores: simples realização? Rev Dental Press Estét,7(4):88-96, 2010.

4 Valle AL, Martin LM, Chidiak-tawil R, Pimentel GHD, Rodrigues MGS, Ramos MB e col. Sistemas cerâmicos atuais: revisão de literatura. Rev Dental Press Estética.7(1):106-7, 2010.

5 Culp L, McLaren EA. Lithium disilicate: the restorative material of multiple options. Compendium. Nov/Dec; 31(9):716–725, 2010.

6 Ritter RG.; Rego NA. Material considerations for using lithium disilicate as a thin veneer option. J Cosm Dent. 2009; 25(3):11-117, 2009.

7 Priest G. Predictable Durability. Increasing All-Ceramic Treatment Durability in the Esthetic Zone Using Lithium Disillicate Restorations. J Cosm Dent. 27(2), 2011.

8 Clavijo VGR, Souza NC, Andrade MF. IPS. e-Max: harmonização do sorriso. R Dental Press Estét. jan/fev/mar; 4(1):33-49, 2007.

9 Guedes LLS, Matto ECG, Zani SM, Prates LHM, Chain MC. Avaliação das propriedades mecânicas de cimentos resinosos convencionais e autocondicionantes. Rev Odontol UNESP. 37(1):85-9, 2008

10 Carvalheira TB, Goyata FR, Rodrigues CRT, Souza MCA. Resolução estética em dentes anteriores com coroas totais livres de metal – Relato de caso clínico. Int J Dent. 9(2):102- 6, 2010.

11 Lima, RBW; Figueredo, RJA; Andrade, AKM; Duarte, RM. Otimizando a Estética do Sorriso através de Coroa Cerâmica "Metal Free"- Relato de caso. Rev Bras Ciênc Saúde: (ISSN 1415-2177). 17(2): 165-170, 2013.

12 Kelly JR, Benetti P. Ceramic materials in dentistry: historical evolution and current practice. AUST DENT J. 56(1): 84-96, 2011

13 Amoroso AP, Ferreira MB, Torcato LB, Pellizzer EP, Mazaro JVQ, Filho HG. Cerâmicas odontológicas: propriedades, indicações e considerações clínicas. Rev Odontol Araçatuba. jul/dez; 33(2): 19-25, 2012

14 Hipolito AC, Ferreira MB, Barão VA, Faco EFS, Delben JA, Dos Santos PH, et al. Cimentação em próteses cerâmicas livres de metal: o estado atual e perspectivas futuras. Rev Odontol UNESP. 41(Especial): 0-0, 2012

15 Borges GA, Spohr AM, Correr SL, Consani S, Sinhoreti MA. História e atualidade das cerâmicas odontológicas. Rev ABO Nac. 9(2):112-117, 2011

16 Ricci WA, Jorge JH, Fonseca RG. Adaptação marginal em coroas metalocerâmicas. Rev Gaúcha Odontol. 51(1): 7-10, 2003

17 Gonzalo E, Suárez MJ, Serrano B, Lozano JF. Marginal fit of Zirconia posterior fixed partial dentures. Int J Prosthodont. 21(5):398-9, 2008

18 Higashi C, Gomes JC. Restaurações Cerâmicas em dentes anteriores. Prosthes.lab.sci. 1(2): 79-90, 2012.

19 Ribeiro CMB, Lopes MWV, Farias ABL, Cabral BLAL, Guerra CMF.Cimentação em prótese: procedimentos convencionais e adesivos. Int J Dent. abr/jun; 6(2):58-62, 2010.

20 Micelli ALP, Mendonça AAM, Lima DM, Oliveira Jr OB, Villaroel M. Considerações clínicas na execução do preparo dentário total e moldagem para coroa anterior metal free. Rev Odontol UNESP. 36(Especial): 0-0, 2007.

21 Carvalho RLA, Faria JCB, Carvalho RF, Cruz FLG, Goyatá FR, Leite FPP. Int J Dent. 11(1), 2012.

22 Gordilho A, Mori M, Gil C, Contin I. A adaptação marginal dos principais sistemas de cerâmica pura. Rev Odonto. jul/ dez; 17 (34), 2009.

23 Villaroel M, Coelho M, Cavijo V, Kabbach W, Jorquera C, Batista O, et al. Sistemas cerámicos puros parte 1: una evolución basada en la composición. Acta Odontol Venez. 50(1), 2012

24 Villaroel M, Coelho M, Cavijo V, Kabbach W, Jorquera C, Batista O, et al. Sistemas cerámicos puros parte 2: materiales, propiedades ópticas y consireraciones clínicas. Acta Odontol Venez. 50(1), 2012.

25 Castro MFS; Pereira AFV Lima, Martins D. Selamento imediato da dentina na otimização de coroas de cerâmicas puras. Full dent. sci. abr/jun; 3(11): 316-325, 2012.

26 Fernández BE, Bessone L, Cabanillas G. Aesthetic All-ceramic Restorations: CAD-CAM System. Int J odontostomatol. 7(1): 139-147, 2012.

 

 

Correspondência para:
Márcia de Almeida Durão
Rua Poeta Zezito Neves, nº 38 / 1502
Recife /PE
CEP: 51020-200

 

Recebido: 11/03/2015
Aceito: 19/08/2016