SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da ABENO

versão impressa ISSN 1679-5954

Rev. ABENO vol.11 no.2 Londrina Jul./Dez. 2011

 

RESUMOS

 

Levantamento de necessidades em saúde bucal dos alunos da Escola Estadual Bolivar de Freitas, Belo Horizonte - MG

 

Apresentador: Esdras Guedes Fonseca
Autores:
Esdras Guedes Fonseca, Lorena Olegário Leite, Pollyana Mendes Lacerda, Viviane Rodrigues Morinelli, Cleide Zille Pereira, Andrea Clemente Palmier, Mara Vasconcelos

 

Introdução

Atualmente, é fundamental reconhecer a importância do processo de formação dos profissionais da área de saúde; sob a ótica de um ensino que englobe modelos de atenção, que trabalhem a educação em saúde que tenha como foco ampliar a autonomia e a capacidade de intervenção das pessoas sobre suas próprias vidas, com a experimentação de alteridade com os usuários, produção de habilidades científicas, como também técnicas e, por fim, propiciar o adequado conhecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Sendo assim, processos de reforma do Estado e o desenvolvimento de ações para continuar os avanços do movimento pela Reforma Sanitária, bem como para a concretização do SUS são fundamentais (Ceccim e Feurwerker., 2004). Por isso, deve-se ressaltar a importância da dinâmica interação entre as instituições educadoras e os serviços de saúde, destacando que cabe ao SUS e às entidades formadoras; coletar, sistematizar, analisar e interpretar permanentemente informações da realidade, para problematizar o trabalho e, consequentemente, construir significados e práticas com orientação social, que resultem da participação ativa dos gestores setoriais, formadores, usuários e estudantes (Ferreira et al., 2010). Entretanto, para associar instituições formadoras e o serviço de saúde é necessário inovar a prática educacional, para que esta se torne caracterizada pelo enriquecimento de ambientes de aprendizagem e valorize ainda mais a integração e a diversidade de saberes (Nevado., 2001).

Pensando na estratégia da parceria ensino-serviço os Ministérios da Educação e da Saúde instituíram, em 2008, o Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde (PET-Saúde). Este visa fomentar grupos de aprendizagem tutorial na Estratégia de Saúde da Família e construir um espaço social unificado que expresse o atendimento de futuros profissionais para atuar no SUS. São objetivos específicos do PET-Saúde - UFMG-SMSA/PBH:

• estimular a iniciação à prática profissional dos estudantes desde os primeiros períodos dos cursos de graduação na Área da Saúde da UFMG;
• induzir a inserção na Atenção Básica de cursos/ departamentos da UFMG que ainda não utilizam este cenário de ensino-aprendizagem na graduação;
• fortalecer as práticas de integração ensino-serviço dos cursos da Área da Saúde que já apresentam inserção na Atenção Primária do município;
• induzir o trabalho multiprofissional e interdisciplinar;
• estimular o desenvolvimento de ações de promoção da saúde e prevenção de agravos no âmbito da Atenção Primária à Saúde;
• contribuir com os processos de desenvolvimento curricular em andamento nos cursos da Área da Saúde da UFMG;
• estimular a produção acadêmica voltada para as necessidades do SUS;
• estimular a formação profissional em serviço, visando o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde do município;
• propiciar a aproximação dos cursos de graduação na Área da Saúde e da Residência em Medicina de Família e Comunidade;
• além de instituir, desenvolver e manter o Núcleo de Excelência em Pesquisa Aplicada na Atenção Básica da UFMG (Portaria Interministerial nº 1802, de 26 de agosto de 2008).

Desta forma, seguindo os princípios que norteiam o PET-Saúde, a Faculdade de Odontologia UFMG, através da equipe PET-Saúde 2010 e com o apoio dos profissionais da rede pública de saúde (dentistas e auxiliares de saúde bucal), realizou o presente estudo, entre os dias 30 de agosto a 02 de setembro de 2010, na Escola Estadual Bolivar de Freitas, única escola de ensino fundamental que não está incluída no Programa de Saúde Regional e que se encontra localizada na área de abrangência do Centro de Saúde Jardim Guanabara, Belo Horizonte, Minas Gerais.

 

Objetivos

Os objetivos principais, que nortearam este projeto, foram identificar as necessidades bucais dos alunos, do Ensino Fundamental ao Médio; no contexto em que estão inseridos, além de orientá-los por meio do processo de promoção de saúde e, consequentemente, propiciar a aproximação do curso de graduação com a comunidade, a partir da integração ensino-serviço.

 

Materiais e Métodos

Os métodos e estratégias utilizadas incluíram conversa educativa, inquérito de necessidade em saúde bucal em todos os alunos matriculados, totalizando 803 estudantes, que aceitaram ser examinados; distribuição de kits, contendo escovas e cremes dentais, escovação supervisionada, aplicação tópica de flúor e encaminhamento dos alunos com necessidade para a realização de tratamento odontológico no Centro de Saúde de sua área de abrangência. Entretanto, deve-se salientar que estas ações são caracterizadas como atividades de rotina do Centro de Saúde Jardim Guanabara, já que o Protocolo para Atenção Primária em Saúde Bucal preconiza a identificação e visitas às instituições presentes na área de abrangência, com o objetivo de estabelecer compromissos para a realização das ações de promoção e cuidado em saúde bucal. É importante compreender que a determinação profissional da necessidade de saúde bucal é denominada necessidade normativa ou prescritiva, sendo expressa como:

• procedimentos que uma população necessita;
• tempo de tratamento total a ser gasto pelos profissionais;
• número de profissionais necessários para oferecer cuidados odontológicos em um determinado período; e
• custo total dos cuidados considerados necessários.

Desta forma, o levantamento das necessidades individuais e coletivas orienta a coleta de dados para a posterior análise e tomada de decisões no planejamento da assistência individual. Sendo assim, este processo constitui um importante instrumento de vigilância epidemiológica e deve ser utilizado com a finalidade de planejamento das ações em odontologia, mediando o agendamento para o atendimento individual (Emo., 2005). Os inquéritos podem ser realizados no próprio serviço, em escolas ou creches, nos domicílios dos usuários, dentre outros. Além do mais, nos inquéritos são produzidos dados considerados necessários para se saber o tipo de serviço a ser disponibilizado.

O levantamento de necessidades, realizado na Escola Estadual Bolivar de Freitas, utilizou-se da codificação vigente (SMSA BH/GEAS/Coordenação de Saúde Bucal) e buscou identificar o estado de saúde bucal dos indivíduos, servindo como meio de diagnosticar a polarização da doença. Desta forma, para a realização desta atividade os alunos foram chamados isoladamente, examinados e codificados segundo os critérios preconizados na PBH. Os alunos diagnosticados com lesões cariosas receberam uma carta, para informação dos pais, relatando-os sobre a constatação de cárie e orientando-os para que procure o seu Centro de Saúde de referência, devido à necessidade da realização de tratamento odontológico.

 

Resultados

Os resultados das avaliações foram bastante positivos, 604 alunos (75,2%), não apresentaram cárie dentária, apesar da constatação de diferenças significativas no estado de saúde bucal entre os alunos que estudam no turno da manhã e a tarde. As educadoras demonstraram consciência, empenho e boa vontade em relação à implementação das práticas de higiene bucal na rotina dos alunos.

 

Conclusão

Portanto, concluiu-se que este trabalho deve ser continuado, através da interação Escola-Centro de Saúde-Universidade, já que foi possível observar o sucesso desta parceria que além de estimular a iniciação à prática profissional dos estudantes, os induz no cumprimento de uma formação acadêmica científica, ética e humanística.

 

Descritores

Levantamento de necessidades bucais Educação em saúde. Promoção de saúde.

 

Referências

1. Ceccim RB, Feurwerker LCM. O quadrilátero da formação para a área da saúde: ensino, gestão, atenção e controle social. Physis, vol. 14, n. 1. 2004.

2. Ferreira MLSM, Cotta RMM, Lugarinho R, Oliveira MS. Construção de espaço social unificado para formação de profissionais da saúde no contexto do Sistema Único de Saúde. Revista Brasileira de Educação Médica, vol. 34, n. 2. 2010.

3. Nevado RA. Espaços Interativos de Construção de Possíveis: uma nova modalidade de formação de professores. Porto Alegre; Doutorado [Tese] — Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2001.

4. Ministério da Saúde. Resolução CNS nº 287 de 08 de outubro de 1998. Dispõe sobre as categorias profissionais de saúde de nível superior. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 7 maio 1999. (Portaria Interministerial nº 1802, de 26 de agosto de 2008).

5. Emo S. O inquérito de necessidades em saúde bucal. In: Guia Curricular do curso de Técnico em Higiene Dental. Belo Horizonte: Escola de Saúde Pública de Minas Gerais, p. 65-67. 2005.

 

DEMAIS RESUMOS DISPONÍVEIS SOMENTE EM PDF.