SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da ABENO

versão impressa ISSN 1679-5954

Rev. ABENO vol.14 no.1 Londrina Jan./Jun. 2014

 

EDITORIAL

 

 

 

É com grande satisfação que apresentamos mais este número da Revista ABENO, com artigos que relatam experiências inovadoras e registram o histórico movimento da Odontologia, rumo ao fortalecimento das Diretrizes Curriculares Nacionais, à sua participação central e estratégica na política nacional de gestão da educação na saúde e à sua integração com as demais profissões que compõem a área da saúde.

A ABENO vem trabalhando intensamente para apoiar e qualificar as mudanças em curso nas Instituições de Ensino e nos cursos de Odontologia. Vale destacar a amplitude de ações desenvolvidas no âmbito do projeto "Formação de redes de trabalho e cooperação relacionadas a políticas públicas nacionais que contemplam a formação em Odontologia", apoiado pelo Ministério da Saúde em cooperação com a Organização Panamericana da Saúde.

Conforme relatado no Editorial anterior, assinado pela Presidente da ABENO, este projeto tem respondido pela ampliação do uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) aplicadas à ativação e ao fortalecimento do trabalho em redes colaborativas.

A Rede Nacional de Teleodontologia é hoje uma realidade e apresenta-se de forma ativa em iniciativas como o SIG Teleodontologia da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE), e o curso EAD "Atualização em Teleodontologia: Capacitação Docente às IES para o fomento às Redes de Aprendizagem e Trabalho Colaborativo em Saúde", que terá início em maio deste ano. O curso está estruturado em três módulos: o primeiro relativo a como estruturar um Núcleo de Teleodontologia, o segundo voltado para a formação de teleconsultores, para o conceito e elaboração da Segunda Opinião Formativa, e o terceiro para a produção de objetos educacionais interativos e objetos de aprendizagem. O curso foi desenvolvido pelo Núcleo de Teleodontologia da Faculdade de Odontologia da USP e pela ABENO, com a parceria dos Núcleos de Telessaúde e Teleodontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, da Universidade Federal do Maranhão e da Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul. Será certificado como curso de Extensão Universitária pela Universidade de São Paulo. No Programa Telessaúde Brasil Redes e nas suas atividades e conteúdos dispostos no website, coordenado pela BIREME, a área da Teleodontogia aparece em destaque.

A ABENO criou um grupo de discussão dos projetos Pró-PET Saúde por web-conferência que se reúne bimestralmente para troca de experiências e a discussão de temas relevantes para o desenvolvimento coletivo. Participa também da coordenação do SIG Residências Multiprofissionais em Saúde. Os Special Interest Groups (SIG/RUTE/RNP/MCITI) constituem-se na estrutura de funcionamento da Rede Universitária de Telemedicina, que é uma iniciativa da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria, entre outros, com os Ministérios da Educação e da Saúde. Os Núcleos da RUTE estão implantados em todos os Hospitais Universitários que compõem a rede federal, entre outros, e há hoje em funcionamento aproximadamente 50 SIGs temáticos, a maioria na Medicina, seguido pela Enfermagem, e com participação crescente da Odontologia. Estas e outras iniciativas contribuem para a nossa integração profissional e acadêmica, seja dentro da própria Odontologia, seja mais amplamente, na área da saúde.

É certo que para que este movimento possa avançar de forma efetiva, precisamos também estar aptos a trabalhar coletiva e colaborativamente, em rede. Precisamos alcançar a compreensão de que no contexto atual da sociedade da informação não é mais possível caminharmos sozinhos ou isoladamente. No imenso oceano de informações que recebemos diariamente, no ritmo acelerado em que estamos imersos em múltiplas tarefas simultaneamente, coloca-se o desafio também de refletir para compreender e valorizar o que já alcançamos coletivamente, e encontrar os pontos de articulação entre tantos ecossistemas de ideias que se desenvolveram a partir das redes sociais. Como potencializar e melhorar o aproveitamento de tantas informações, do conhecimento produzido pela humanidade em quantidade e velocidade nunca antes experimentados.

A ABENO mais uma vez se apresenta, como espaço para que possamos interagir, nos integrarmos, e avançarmos juntos rumo a novas conquistas, fazendo frente aos desafios contemporâneos, em especial na saúde e na educação.

 

Ana Estela Haddad
Mary Caroline Skelton-Macedo