SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da ABENO

versão impressa ISSN 1679-5954

Rev. ABENO vol.15 no.3 Londrina Jul./Set. 2015

 

EDITORIAL

 

 

 

Revista da Abeno, cumprindo seu papel de promover a melhoria de qualidade do ensino odontológico, tem características muito especiais neste número. Vários estudos aqui apresentados trazem importantes reflexões sobre os estudantes de odontologia, buscando conhecer melhor fatores que interferem no processo de ensino aprendizagem tais como: as expectativas quanto ao futuro profissional, o estresse e o estilo de vida dos ingressantes em um curso de graduação e ainda, o perfil sócio econômico de usuários de álcool e tabaco. Além disto, analisam-se os trabalhos de conclusão de curso e a percepção dos estudantes sobre quais experiências de aprendizagem são mais efetivas.

Novas experiências sobre o uso de plataformas multimídia, desenvolvimento de objeto virtual de aprendizagem e gamificação, mostram os caminhos que o ensino odontológico, atento às demandas atuais, vem pavimentando no emprego das Tecnologias de Informação e Comunicação.

Apresenta também experiências para melhorar a comunicação dos profissionais e a integração com a Estratégia de Saúde da Família.

Para concluir, é com grande satisfação que a Revista publica neste número a "Revisão das Diretrizes da ABENO para a definição do Estágio Supervisionado Curricular nos cursos de Odontologia". Esse documento é resultado de um intenso trabalho da comissão de ensino, de colaboradores de expressiva experiência na área e das diversas discussões ocorridas nas Reuniões Anuais da ABENO. Esperamos que a leitura auxilie dirigentes, professores, estudantes, bem como, os avaliadores da Educação superior nacional a ampliarem o olhar sobre o importante papel que o ensino de odontologia precisa empreender para responder às necessidades da população brasileira.

 

 

Maria Celeste Morita
Presidente da ABENO