SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número4 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da ABENO

versão impressa ISSN 1679-5954

Rev. ABENO vol.16 no.4 Londrina Out./Dez. 2016

 

EDITORIAL

 

 

A Revista da ABENO chega a seu quarto número em 2016. Em seu início, a tímida Revista apresentava, de um ano para outro, os resumos dos trabalhos comunicados durante a Reunião Anual da ABENO. Promovia, a seu modo, uma cultura de socialização de experiências nesse espaço único de encontro dos educadores, estudantes de graduação e pós-graduação, formuladores de políticas públicas e gestores do ensino odontológico. Em consequência, esse formato se tornou insuficiente para explanar o quadro teórico, cada vez mais elaborado da educação odontológica brasileira. De resumos a revista passou a publicar artigos uma vez por ano. Em seguida, estimulados pelo profícuo ambiente de experiências inovadoras, emprego de novas metodologias de ensino-aprendizagem, relações com o Sistema de Saúde e tantos outros impulsos propulsados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, a Revista passou a dois números anuais. O estímulo inegável de outras políticas promotoras de mudanças na graduação como os programas PRÓ e PET-Saúde, também trouxeram à tona um diálogo necessário e inovador.

Desde 2015, como resultado de um trabalho brilhante e incansável da editora Vania Fontanella, a Revista passa a contar com 4 números anuais e a aceitar artigos em inglês e espanhol. Ao relatar a história parece simples, mas se fosse possível comparar, diríamos que a Revista publicou nos últimos dois anos o equivalente ao publicado em quatro ou oito anos anteriores...

E assim, ainda que a fotografia revelada pela Revista não possa retratar tudo o que aconteceu no ensino odontológico, a imagem que se vê é de intenso movimento. Esse número da Revista, mais uma vez, traz ao leitor artigos produzidos pelas diferentes regiões brasileiras, sobre as mais variadas temáticas na educação em Odontologia. Sua leitura só pode aprazer aos que ao lê-la encontrarão seus pares, produzirão novos artigos e darão o seu quinhão na busca do ensino odontológico de excelência e ao encontro das necessidades de nossa população.

Boa leitura!

 

Maria Celeste Morita
Presidente da ABENO