SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da ABENO

versão impressa ISSN 1679-5954

Rev. ABENO vol.17 no.2 Londrina Abr./Jun. 2017

 

EDITORIAL

 

 

A excelência da formação na área da saúde, em especial em Odontologia, nunca esteve tanto em pauta como nos últimos tempos. Garantir padrões de qualidade tem sido a preocupação central uma vez que, no Brasil, avança a cada ano o número de escolas de Odontologia. É instigante pensar: o que pode mover a intensa expansão em uma carreira que é tão custosa?

Isso porque a boa formação de um cirurgião dentista exige investimentos altíssimos! A graduação em Odontologia requer uma infraestrutura sofisticada com a instalação, manutenção e renovação constante de equipamentos caros. Para o estudante que ingressa, sabe-se que não será um percurso fácil. Serão horas de estudo, dedicação e prática para alcançar as competências requeridas para se tornar um cirurgião dentista apto a exercer a profissão com qualidade técnica e sensibilidade social como requerem as Diretrizes Curriculares Nacionais. Para prepará-lo a atingir este perfil talvez o ponto mais relevante seja a presença de um corpo docente qualificado e, principalmente, comprometido com seu aprendizado, uma vez que o estudante precisa ser acompanhado de perto, conduzido por mãos experientes em cada etapa do aprender a cuidar das pessoas...

Disso depreende-se que reunir todos os requisitos indissociáveis para formar com qualidade não é tarefa simples!

Recentemente a presidência da República publicou um decreto que amplia os limites de oferta de cursos de graduação na modalidade de ensino à distância (EaD). Talvez em algumas áreas essa medida seja uma importante possibilidade de expansão. Por tudo que requer a formação de um bom cirurgião dentista e ao mesmo tempo pelos riscos que uma formação deficiente podem expor a população, torna-se evidente que a graduação em EaD, seguramente, não se aplica à Odontologia.

Cabe, portanto, a todos os educadores comprometidos com a saúde bucal de nossa população e com a boa formação do cirurgião dentista brasileiro, cuidar com carinho, para que a nossa presença seja sempre compreendida como fundamental e insubstituível para a graduação em Odontologia.

 

 

Maria Celeste Morita
Presidente da ABENO