SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

IJD. International Journal of Dentistry

versão On-line ISSN 1806-146X

IJD, Int. j. dent. vol.9 no.1 Recife Jan./Mar. 2010

 

RELATO DE CASO CASE REPORT

 

Prótese adesiva em resina composta reforçada por fibra de vidro: relato de caso clínico

 

Adhesive prosthesis with glass fiber reinforced composite: a case report

 

 

Frederico dos Reis GoyatáI; Carlos Roberto Teixeira RodriguesI; Maria Cristina Almeida SouzaII; José Guilherme da Rocha GilsonIII

IProfessor de Dentística e Prótese do Curso de Odontologia da USS -Vassouras-RJ
IIProfessora de Endodontia e Clínica do Curso de Odontologia da USS -Vassouras-RJ
IIICirurgião-Dentista graduado pelo Curso de Odontologia da USS -Vassouras-RJ

Correspondência

 

 


RESUMO

As próteses parciais fixas adesivas são uma alternativa viável para a reposição de um dente ausente. São de baixo custo, rápida e fácil execução e minimamente invasiva quando comparadas às próteses parciais fixas. Associadas a um material de reforço, como as fibras de vidro, suportam as cargas mastigatórias, aumentando a resistência flexural do compósito. O objetivo deste trabalho é relatar um caso clínico com uma prótese parcial fixa adesiva de resina composta reforçada com fibra de vidro restaurando a função e a estética ao paciente com este procedimento.

Palavras-Chave: Prótese dentária; resinas compostas; fibras de vidro; fibras de reforço.


ABSTRACT

The adhesive partial fixed prosthesis is a clinical alternative for substituting a missing tooth. They are not costly, they are easy and fast to execute and are less invasive prepare when compared to the partial fixed prosthesis. When associated to a reinforcement material such as fiber glass they can withstand very high chewing loads, thus increasing the flexural strength to the composite. The aim this study is to relate a clinical case having an adhesive partial fixed prosthesis reinforced with fiber glass therefore restoring the function and esthetics of the patient by using this procedure.

Key words: Prosthetic dentistry; composite resin; glass fiber; reinforced fiber.


 

 

INTRODUÇÃO

Nos últimos anos, as técnicas restauradoras que tem como objetivo a preservação de estrutura dental, vêm despertando significativa atenção na prática clínica. Para realização de preparos dentais nos dentes pilares de próteses fixas convencionais há a necessidade de maior desgaste de tecido dental sadio1,2.

Com o aprimoramento e maior desenvolvimento  dos  materiais restauradores adesivos, a odontologia moderna tem proporcionando diversas opções clínicas para restabelecer a estética e a função mastigatória ao paciente e satisfação profissional ao cirurgião-dentista. Uma evolução irreversível nas técnicas restauradoras tem sido estabelecida pelo uso dos materiais cerâmicos e poliméricos em detrimento do uso das ligas metálicas3,4.

A substituição de um elemento dental pode ser realizada utilizando próteses fixas adesivas com maior conservação dos dentes pilares e realizando-se mínimos preparos cavitários para a adaptação do pôntico. No entanto, essa técnica de reabilitação necessita de mecanismos de reforço para suportar as forças mastigatórias7,9,10.

O uso dos polímeros reforçados por fibras é relativamente novo na Odontologia e tem sido amplamente utilizado11,12,13. As fibras de vidro possuem alta resistência flexural, absorvem e distribuem as forças mastigatórias, melhorando as propriedades físicas e mecânicas do compósito, além de serem materiais estéticos. Podem ser indicadas com sucesso clínico como escolha de estrutura de reforço exercendo função semelhante às infra-estruturas metálicas nas próteses parciais fixas metalocerâmicas14,15,17.

Este trabalho relata um caso clínico de reabilitação protética utilizando-se uma prótese parcial fixa adesiva em resina composta reforçada por meio de uma infra-estrutura em fibra de vidro com objetivo de restabelecer a função mastigatória e a estética ao paciente.

 

RELATO DO CASO

Paciente V.L.C.F., de 34 anos de idade gênero feminino, procurou a Clínica Integrada do Curso de Odontologia da Universidade Severino Sombra Vassouras -RJ, com o intuito de reabilitar a ausência do segundo pré-molar superior esquerdo (dente 25).

No exame clínico e radiográfico inicial, constatou-se ausência do dente 25 (figura 1). Os dentes vizinhos apresentavam restaurações de amálgama, sendo classe I no primeiro molar superior esquerdo (dente 26) e classe II mésio-oclusal no primeiro pré-molar superior esquerdo (dente 24). Após o planejamento e a paciente estando de acordo com o procedimento, iniciou-se o tratamento reabilitador.

 

 

Realizaram-se os preparos dentais com pontas diamantadas 3131 e 4138 (KG Sorensen, Brasil) nos dentes 24 (ocluso-distal) e 26 (mésio-oclusal), inicialmente removendo-se as restaurações de amálgama e posteriormente estabelecendo-se um preparo do tipo inlay com as seguintes características: desgaste uniforme de 2,0 mm de espessura, ângulos internos arredondados e expulsividade em todo o preparo, de acordo com Gomes et al., 2004.

A moldagem funcional foi realizada por meio da técnica de dois tempos, empregando-se uma silicona de condensação (Perfil-Vigodent, Brasil) uma moldeira de estoque foi utilizada para a primeira moldagem com o material pesado e após o alívio do molde, este foi reembasado com material leve, e então os modelos de trabalho foram vazados em gesso tipo IV (Durone - Dentsply, Brasil) (Figura 2).

 

 

Após preparo dos modelos, procedeu-se a confecção laboratorial da prótese adesiva.

Foi utilizado um pino de fibra de vidro (Reforpost #2-Ângelus, Brasil) cortado do tamanho correspondente à prótese planejada, sendo tratado com silano (Ângelus, Brasil) e adesivo BISGMA (Scotch Bond Multi Purpose, 3M Espe, EUA). Em seguida aplicou-se uma porção de Fibrex Medial (Fibrexlab- Ângelus, Brasil), constituindo-se o reforço horizontal da prótese parcial fixa adesiva (figura 3).

 

 

Fotoativou-se a resina composta com um aparelho de lâmpada halógena (Ultralux, Dabi-Atlante, Brasil) por 20 segundos cada incremento de resina composta aplicado e optou-se por realizar uma termopolimerização adicional de toda a prótese adesiva em autoclave por 15 minutos com o objetivo de promover uma polimerização mais eficiente do material resinoso, de acordo com Gomes et al., 2004, finalizando-se a etapa laboratorial de confecção da prótese (figura 5).

 

 

 

 

Realizou-se o isolamento absoluto do campo operatório e posteriormente o condicionamento dos preparos cavitários com um primer autocondicionante realizando uma aplicação com esfregaço por 20 segundos e aplicação do adesivo com fotoativação de 20 segundos (Sistema Self Etch Bond - Vigodent, Brasil).

O tratamento da peça, nas porções internas dos dentes pilares, consistiu do jateamento com óxido de alumínio partículas de aproximadamente 50 micrômetros (Microjato - Bioart, Brasil), seguido da aplicação do silano (Vigodent, Brasil) para promover sua adesão química com o cimento resinoso. O cimento resinoso (Dual Cement - Vigodent, Brasil) foi selecionado na cor correspondente à prótese. Adaptou-se à prótese aos dentes pilares com o cimento aplicado aos preparos, removeram-se os excessos com uma espátula suprafill #1 (SS White, Brasil) e fotoativou-se por 60 segundos cada face dos dentes.

Após a remoção do isolamento absoluto foi realizado o ajuste oclusal com pontas diamantadas de granulação fina (KG Sorensen, Brasil) e polimento com Sistema Diamond Master (FGM, Brasil) (figura 6).

 

 

Foram avaliados os contatos oclusais da paciente após a confecção da prótese adesiva, checando-se em máxima intercuspidação habitual, em lateralidade direita e esquerda e em protrusão, e a seguir o polimento final foi realizado (figura 7).

 

 

DISCUSSÃO

As próteses adesivas são consideradas uma alternativa clínica viável para reabilitação das ausências dentais em dentes anteriores e posteriores, preferencialmente em substituição aos pré-molares e incisivos laterais2,4,6,7.

Os compósitos restauradores associados às fibras de vidro para reforço tem sido os materiais dentários de eleição na confecção das próteses parciais adesivas, restabelecendo função e estética com mínima intervenção11,12,16.

Com a evolução das resinas compostas, acredita-se que a utilização destes materiais com termopolimerização adicional em substituição aos cerômeros pode conferir resultados clínicos e biomecânicos bastante eficientes, uma vez que a polimerização adicional vai oferecer melhores propriedades mecânicas ao material restaurador resinoso 3,8,20 assim como apresentado neste trabalho, possibilitando a realização de um trabalho clínico com custo mais acessível aos pacientes.

E extremamente importante realizar um planejamento clínico restaurador minucioso, avaliando-se modelos de estudo montados em articulador semi-ajustável associados a um exame clínico e radiográfico eficientes com o objetivo de determinar a indicação correta dos preparos dos dentes pilares e definir um prognóstico favorável à prótese adesiva14 .

As fibras de vidro para reforço estrutural têm sido muito utilizadas na odontologia atual em diversas situações clínicas e sob as mais diferentes formas de utilização17-19. Nas próteses adesivas, sua função é análoga às infra-estruturas metálicas para as próteses fixas convencionais6,7. A grande vantagem da infra-estrutura em fibra de vidro é a possibilidade de se aliar resistência mecânica a estética, uma vez que estas próteses adesivas são consideradas próteses livres de metal 3,14,18.

Atualmente, as próteses fixas adesivas vão ao encontro de uma filosofia restauradora minimamente invasiva, pois, promovem menor desgaste de estrutura dental nos preparos dos dentes pilares. Constituem-se, portanto, uma alternativa clínica bastante razoável tanto do ponto de vista funcional como econômico para os pacientes15,17. Mais estudos clínicos e laboratoriais devem ser realizados para reforçar a sua indicação e aperfeiçoar as propriedades mecânicas dos compósitos e das fibras de reforço.

Relevância Clínica

Reabilitar espaços protéticos reduzidos com mínima intervenção e preparos cavitários mais conservadores é o principal propósito das próteses parciais fixas adesivas. A associação da resina composta com as fibras de vidro para reforço proporciona uma prótese resistente e estética.

 

CONCLUSÃO

A prótese parcial fixa adesiva com resina composta reforçada por fibra de vidro constitui uma alternativa clínica menos invasiva se comparada à prótese parcial fixa convencional, apresentando resultado clínico estético e funcional bastante favorável ao paciente.

 

REFERÊNCIAS

1. Andrade MF, Neto STP, Saad JRC. Utilização de fibras de reforço nas restaurações estéticas. In: Cardoso RJA, Gonçalves EAN. Odontologia Estética: Arte, Ciência e Técnica. 1ª ed. São Paulo: Artes Médicas; 2002:151-68.         [ Links ]

2. Assunção WG, Dekon SFC, Matsumoto W. Prótese parcial fixa metal-free em cerômero. PCL 2002;4(20):324-7.         [ Links ]

3. Braga C, Mezzomo E, Suzuki RM. Resistência à fratura de três sistemas de prótese parcial fixa livres de metal, estudo in vitro. PCL. 2004;6(31):249-61.         [ Links ]

4. Bottino MA, Scotti R, Valandro LF. Prótese adesiva em resina composta reforçada por fibra: Relato de caso clínico. Clínica - Int J Braz Dent 2006;2(4):386-91.         [ Links ]

5. Conceição EM, Pires LAG. Restaurações diretas com compósitos. Rev Assoc Paul Cir Dent 2002;56(3):225-9.         [ Links ]

6. Castro JCM, Castro MAM, Pedrini D, Panzarini SR, Pelielo AR. Prótese Adesiva: Uma Opção Estética e Funcional. RGO 2006;54(3):225-9.         [ Links ]

7. Corts J P. Prótesis fija compuesta reforzada com fibra/cerómero con carilla cerâmica associada. Oper Dent Biom 2006;1(1):29-34.         [ Links ]

8. Dias de Souza GM, Pereira GDS, Paulilo LAMS. Evolução e aplicações clínicas das resinas compostas indiretas. J Bras Dent Estet 2003;2(6):141-7.         [ Links ]

9. Frielich MA, Meiers JC, Duncan JP, Goldberg AJ. Fiber reinforced composites in clinical Dentistry. 1ª ed. Hong Kong: Quintessence Books; 2000.         [ Links ]

10. Gomes JC, Samra APB, Chibisnski ACR, Cavina DA, Gomes OMM. Próteses estéticas sem metal. Rev Biodonto 2004;2(2):154.         [ Links ]

11. Goyatá FR, Coelho AJM, Brum SC, Simões RS. Cerômeros e Fibras de Reforço: Uma Opção Clínica com Mantenedor de Espaço. Int J Dent 2007;6(1):28-32.         [ Links ]

12. Goyatá FR, Oliveira RS, Zouain-Ferreira TFR, Olivieri KAN, Coelho, AJM. Cerômeros e fibras de reforço: uma opção clínica como mantenedores de espaço. R Dental Press Estet 2008;5(3):107-115.         [ Links ]

13. Hirata R. Resistência Flexural e Módulo de Elasticidade de Resinas Compostas e Fibras de Vidro e Polietileno. (Dissertação). Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Faculdade de Odontologia; 2002.         [ Links ]

14. Magne P. et al. Stress distribution of inlay-anchored fixed partial denture: a finite element analysis of the influence of restorative materials and abutment preparation design. J Prosthet Dent 2002;87(5):516-27.         [ Links ]

15. Mônaco C, Ferrari M, Miceli GP, Scotti R. Clinical evaluation of fiber-reinforced composite inlay FPDs. Int J Prosthodont 2003;16(3):319-25.         [ Links ]

16. Mônaco C, Scotti R, Valandro LF, Bottino MA. Prótese Adesiva em Resina Composta Reforçada por Fibra: Relato de Caso Clínico. Clínica - Int J Braz Dent 2006;2(4):387-391.         [ Links ]

17. Scotti R et al. Clinical evaluation of fiber-reinforced composite inlay FPDs. Int J Prosthodont 2003;16(3):319-25.         [ Links ]

18. Vallitu PK. Flexural properties of acrylic resin polymers reinforced with unidirectional and woven glass fibers. J Prosthet Dent 1999;81(3):318-26.         [ Links ]

19. Vallitu PK, Sevelius C. Resin bonded glass fiber reinforced composite fixed partial dentures: a clinical study. J Prosthet Dent 2000;84:413-8.         [ Links ]

20. Xu HHK. Whisker-reinforced heat-cures dental resin composites: effects of filler level heat-cure temperature and time. J Dent Res 2000;79(6):1392-7.         [ Links ]

 

 

Correspondência:
Frederico dos Reis Goyatá
End. Av. Rui Barbosa 310/802
CEP.: 27521-190
Resende-RJ
E-mail: fredgoyata@oi.com.br

Recebido em 04/08/2009
Aprovado em 23/01/2010