SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

IJD. International Journal of Dentistry

versão On-line ISSN 1806-146X

IJD, Int. j. dent. vol.9 no.2 Recife Abr./Jun. 2010

 

RELATO DE CASO CASE REPORT

 

Resolução estética em dentes anteriores com coroas totais livres de metal - relato de caso clínico

 

Aesthetic restoration in anterior teeth with metal free crowns - a case report

 

 

Taciana Barcellos CarvalheiraI; Frederico dos Reis GoyatáII; Carlos Roberto Teixeira RodriguesIII; Maria Cristina Almeida SouzaIV

IAcadêmica do Curso de Odontologia da Universidade Severino Sombra - USS - Vassouras-RJ
IIProfessor Assistente II de Dentística e Clínica Integrada do Curso de Odontologia da USS. Membro da SBOE
IIIProfessor Assistente I de Dentística e Clínica Integrada do Curso de Odontologia da USS
IVProfessora Assistente II d e Endodontia e Clínica Integrada do Curso de Odontologia da USS

Correspondência

 

 


RESUMO

A indicação das cerâmicas dentais no restabelecimento estético e funcional em substituição às estruturas metálicas apresenta-se como uma técnica segura e excelente longevidade. As coroas totais livres de metal têm sido amplamente utilizadas por proporcionarem resultados estéticos semelhante aos denes naturais. Este trabalho tem por objetivo, demonstrar por meio de um caso clínico, uma resolução estética com coroas livres de metal (Sistema In Ceram Alumina - VITA) nos denes anteriores do arco dental superior. Concluiu-se, com o caso clínico apresentado, um resultado clínico bastante satisfatório, do ponto de vista estético e funcional.

Palavras-chave: Coroa Total; Prótese Livre de Metal; In Ceram.


ABSTRACT

The indication of dental ceramic in the functional and esthetic rehabilitation to substituting metal structures to presents a safe procedure with excellent longevity. The f metal free crowns have been used to provid e aesthetic similar to natural teeth. This study aims to d emonstrate, with a case report, an esthettc resolution with metal free crowns (In Ceram Alumina - VITA) in anterior teeth. To conclud e with the case report, satisfactory clinical result, with aesthetic and functional rehabilitation.

Key-words: Total Crown; Metal Free Prosthesis; In Ceram.


 

 

INTRODUÇÃO

O aumento da exigência dos pacientes por restaurações estéticas tem sido cada vez mais freqüente nos consultórios odontológicos. Assim, a procura por uma aparência mais natural das restaurações tem contribuído, expressivamente, para um desenvolvimento de materiais e técnicas restauradoras.

Desta forma, as restaurações metálicas fundidas e as restaurações em amálgama de prata têm sido menos utilizadas, sendo substituídas por restaurações de resina composta ou de cerâmica, que possibilitam uma recuperação estética e funcional dos denes e do sorriso dos pacientes1,2.

A elaboração de um plano de tratamento integrado com uma interação entre o cirurgião-dentista, técnico em prótese dental e paciente torna-se imprescindível para obter sucesso no tratamento. Realizar uma análise dos modelos de estudo, enceramento diagnóstico e fotografias são preceitos fundamentais para um bom prognóstico3-5.

Aliado a estes fatores, destacam-se a excelência estética dos sistemas cerâmicos e suas propriedades mecânicas como a resistência de união com os cimentos resinosos que irão proporcionar uma boa adesão com o substrato dental e longevidade às restaurações6-9.

O sistema In-Ceram foi apresentado pela primeira vez em 1998, pelo francês Sadoun. É um sistema cerâmico constituído por uma infra-estrutura de partículas de alumina com elevada resistência à fratura, devido à infiltração de vidro de lantânio que por capilaridade nos poros da alumina a uma elevada temperatura 10,11. Pode ser indicado para coroas protéticas unitárias em dentes anteriores e com infra-estrutura de prótese fixa de até três elementos em dentes anteriores.

O objetivo deste artigo é relatar um caso clínico de reabilitação estética do sorriso com coroas totais livres de metal (In Ceram - Alumina) em dentes anteriores, com finalidade funcional e estética.

 

RELATO DE CASO CLÍNICO

Paciente gênero masculino, I.G.R. 43 anos de idade apresentou-se à Clínica de Dentística do Curso de Odontologia da Universidade Severino Sombra - Vassouras/RJ queixando-se da aparência do seu sorriso (Figura 1). Ao exame clínico inicial foi constatado: denes anteriores escurecidos, mal posicionados e próteses deficientes, alterações no contorno gengival e amplas restaurações insatisfatórias (Figura 2).

 


 

Optou-se pela confecção de coroas totais livres de metal nos dentes 11, 12, 13, 21, 22,23 e coroas metalocerâmica nos denes 24 e 26, de comum acordo com o paciente.

Inicialmente, foi realizado um enceramento diagnóstico a fim de restabelecer forma, função e anatomia ideal aos denes. Em seguida, realizaram-se os preparos dentais, do tipo coroa total, com término cervical em ombro arredondado (ponta diamantada 4138, KG Sorensen, Brasil) e término em chanfrado para as coroas metalocerâmicas (ponta diamantada 2135, KG Sorensen, Brasil) (Figura 3).

 

 

Realizou-se um selamento dentinário imediato inicialmente com condicionamento ácido dos preparos por 15 segundos (ácido fosfórico 37% - Condac 37 - FGM, Brasil) lavando-se com água e secando-se com papel absorvente e posterior aplicação de duas camadas de adesivo (One Step - Bisco, EUA). Aplicaram-se leves jatos de ar para liberação do solvente e fotoativou-se por 20 segundos.

Os provisórios em resina acrílica (Dencrilay Speed 66 - Dencril, Brasil) foram confeccionados a partir do enceramento diagnóstico e cimentados com cimento provisório (Temp Bond NE - Kerr, EUA).

Na segunda sessão clínica, realizou-se o afastamento gengival com duplo fio (Ultrapack 000 e 00 - Ultradent, EUA) (Figura 4) e moldou-se com silicone de adição (Silagum - DMG, Alemanha) pela técnica simultânea (Figura 5) Foi vazado o modelo em gesso tipo IV, troquelizado e enviado ao laboratório de prótese para confecção dos coopngs (In Ceram-Vita) para as coroas totais (Figura 6)

 



 

Provaram-se os coopngs (Figuras 7 e 8), avaliou-se a adaptação marginal e realizou-se uma moldagem de transferência com silicone de adição (Silagum - DMG, Alemanha) e registro da cor A2 com auxílio de uma escala (Escala Vita Clássica, Vita-Germany) e cores 3M2, 3M1 (Escala Vita Pan 3D Máster, Vita-Germany).

 


 

Após a confecção das coroas protétcas, removeram-se os provisórios, realizou-se uma profilaxia dos preparos dentais e prova das coroas avaliando-se adaptação marginal e ponto de contato (Figuras 9 e 10).

 


 

Realizou-se um isolamento do campo operatório com a inserção de fios afasta dores para impedir que os fluid os gengivais prejudiquem a adesão (Figura 11). Um cimento resinoso auto-adesivo (Biscem - Bisco, EUA) foi aplicado às coroas totais e mantido sob pressão digital, removeram-se os excessos do cimento e fotoativou-se por 40 segundos inicialmente, mantendo as coroas em posição por mais 4 minutos.

 

 

Avaliaram-se os contatos oclusais com carbono Accufilm II (Parkell-EUA) e em máxima intercuspidação habitual e nos movimentos excêntricos realizando os ajustes oclusais necessários com ponta diamantada 2135 FF (KG Sorensen, Brasil) e acabamento e polimento final com sistema de borrachas para cerâmica (Labordental, EUA). (Figura 12).

 

 

O resultado final demonstrou uma estética natural e funcional com ótimas propriedades ópticas, além da completa integração das restaurações com o sorriso do paciente (Figuras 13 e 14).

 

 

 

 

Foi feito o acompanhamento deste paciente durante um ano, e comprovou-se o sucesso do procedimento clínico reabilitador (Figura 15).

 

 

DISCUSSÃO

A estética para o ser humano é um conceito amamente subjetivo, pois está relacionada a fatores sociais, culturais e psicológicos que se alteram em função do tempo, dos valores da vida e da idade do individuo. Devido a isto, a avaliação das expectativas do paciente e o entendimento das possíveis soluções terapêuticas na odontologia são essenciais antes de iniciar qualquer planejamento reabilitador12,13.

Na fase inicial do tratamento, o clínico deverá respeitar uma seqüência de etapas para obter êxito no tratamento, que são: conhecer os anseios e a história do paciente; realizar uma boa anamnese, radiografias, exame clínico, fotografias e modelos de estudo. Após esta fase deve-se informar ao paciente as possíveis opções de tratamento, e, elaborar um píano de tratamento para o paciente explicando o objetivo, a seqüência, a duração, os custos, as limitações, o prognóstico e as alternativas de tratamento14-16.

A interação entre cirurgião-dentista, técnico em prótese dental e paciente na elaboração do planejamento reabilitador foram essenciais para o resultado final obtido, neste relato de caso clínico, o que deve ser um fundamento constante na prática clínica17,18.

A cerâmica é um dos materiais estéticos mais antigos e utilizados na odontologia, existindo registros de seu uso há pelo menos 200 anos. Desde então, o material vem sendo aperfeiçoado e pesquisado para atender situações clínicas cada vez mais abrangentes. Porém, apenas a partir da década de oitenta, com o desenvolvimento de novos sistemas cerâmicos e sua combinação com a técnica de condicionamento ácido do esmalte e da dentina, próteses livres de metal passaram a ser indicadas para diversas situações clínicas17,18.

Nos últimos anos, a crescente demanda pelas restaurações estéticas proporcionou maior desenvolvimento de novos sistemas cerâmicos com melhores propriedades mecânicas como óxido de alumínio e zircônia. Estes sistemas têm alta resistência e oferecem uma ampla possibilidade de aplicações clínicas, por exemplo, em próteses fixas unitárias, infra-estruturas para pontes fixas e coroas sobre implantes19-22.

Neste caso clínico optou-se pela reabilitação estética dos dentes anteriores com próteses livres de metal em cerâmica devido a excelência estética principalmente pela ausência da margem metálica. A aceitação deste procedimento é tão significativa, que, em pesquisa realizada entre cirurgiões-dentistas norte-americanos, 91% deles consideraram as restaurações cerâmicas como a melhor escolha para restaurações estéticas16.

As cerâmicas odontológicas apresentam características bastante satisfatórias para um material restaurador indireto: propriedades ópticas, próximas à estrutura dental, favorecendo a estética, lisura de superfície contribuindo para a saúde periodontal; baixa condutibilidade térmica e elétrica e biocompatibilidade17,23-25.

Torna-se importante a realização de pesquisas clínicas e laboratoriais que comprovem a eficiência dos novos sistemas cerâmicos e que possam contribuir ao dentista clínico apresentando-se como opções restauradoras confiáveis ao ponto de vista funcional e estético.

 

CONCLUSÃO

Para se ter sucesso em procedimentos restauradores estéticos é necessário um correto e minucioso protocolo integrando o trabalho clínico e laboratorial, além da correta escolha do material a ser utilizado. No caso clínico apresentado, obteve-se um resultado funcional e estético bastante satisfatório com coroas livres de metal.

 

REFERÊNCIAS

1- Molin MK, Karlsson SL. A randomized 5 year clinical evaluation of 3 ceramic inlays systems. Int J Prosthod 2000;13(3):194-200.         [ Links ]

2- Pallesen U, Van Dijken JWV. An 8 years evaluation of sintered ceramic and glass ceramic inlays processed by the Cerec CAD/CAM system. Eur J Sci 2000; 108:23946.         [ Links ]

3-Baratteri LN. Restaurações cerâmicas do tipo Inlay/Onlay. In: Baratteri LN et al. Odontologia Restauradora: Fundamentos e Possibilidades. São Paulo: Quintessence, 2001. P.545-588.         [ Links ]

4- Neiva G, Yaman P, Dennisson JB, Razzoog ME, Lang BR. Resistance to fracture of three all ceramic systems. J Esthet Dent 1998; 10(2):60-6.         [ Links ]

5 - Blatz MB, Kern M. Resin-ceramic bonding: a review of the literature. J Prosthet Dent 2003; 89:3.         [ Links ]

6 - Jason A, Griggs J. Recent Advances in Materials for All-Ceramic Restorations. Dent Clin N Am 2006; 51:713-727.         [ Links ]

7- Denry IAJ, Kelly R . J. State of the art of zirconia for dental applications. Dent Mater 2008;24:299-307.         [ Links ]

8- Leith R, Lowry L, O'Sullivan M. Communication between dentists and laboratory technicians. J I R Dent Assoc 2000; 46(1):5-10.         [ Links ]

9- Lynch CD, Allen PF. Quality of communication between dental practitioners and dental technicians for fixed prosthodontics in Ireland. J Oral Rehabil 2005;32(12):901-15.         [ Links ]

10- Araújo EM. Cor e Forma: Elementos Essenciais na Estética Dental. Clínica - Int J Braz Dent 2007;2(3):108-123.         [ Links ]

11-Derbabian K, Marzola R, Aarcidiacono A. The science of communicating the art of dentistry. J Calif Dent Assoc 1998;26(2):101-16.         [ Links ]

12- Araújo EM, Baratieri LN, Monteiro JRS, Vieira LCC, Andrada MAC. Direct Adhesive Restoration of Anterior Teeth: Part 1. Fundamentals of Excellence. Pract Proced Aesthet Dent 2003; 15(3):223-40.         [ Links ]

13- Baratieri LN et al. Estética: Restaurações adesivas diretas em dentes anteriores fraturados. 2ª ed. São Paulo: Santos, 1998. p.397.         [ Links ]

14- Bottino MA, Quintas AF, Myashita E. Reabilitação Oral: Metal Free. São Paulo: Artes Médicas; 2002.         [ Links ]

15- Magne P, Belser U. Restaurações adesivas de porcelana na dentição anterior: uma abordagem biomimética. São Paulo: Quintessence, 2003.         [ Links ]

16- Kihnpw Barnes D. The clinical longevity of porcelain veneers: a 48 month clinical evaluation. J Am Dent Assoc 1998;129(3):747-52.         [ Links ]

17- Leinfelder KF. Porcelanas estéticas no século XXI. J Am Dent Assoc 2000;43(2):232-236.         [ Links ]

18- Schneid er B. Establishing and maintaining a successful laboratory/dentist relationship. J Dent Technol 2000;17(3):36.         [ Links ]

19- Tanaka R, Fujishima A, Shibata Y, Manabe A, Myazaky A. Cooperation of Phosphate Monomer and Silica Modification on Zirconia. J Dent Res 2008; 87:666-670.         [ Links ]

20- McLaren EA, Giordano II RA. Zirconia-Based Ceramics: Material Properties, Esthetics, and Layering Techniques of New Veneering Porcelain, VM9. 2005.         [ Links ]

21- Conrad HJ, Pesun IJ. Current ceramic materials and systems with clinical recommendations: A systematic review. J Prosthet Den 2003;2(4):234-239.         [ Links ]

22- Kim JW, Janal MN, Zhang Y. Damage Maps of Veneered Zirconia under Simulated Mastication. J Dent Res 2008;87:1127-1132.         [ Links ]

23- Kumbuloglu O, Lassila LVJ, User A, Vallittu PK. Bonding of Resin Composite Luting Cements to Zirconium Oxid e by Two Air-particle Abrasion Methods. Oper Dent 2006;31(42):248-255.         [ Links ]

24- Moustafa N, Abousheliba B, Jukka P et al. Innovations in bonding to zirconia-based materials: Part I. Dent Mater 2008;2(4);1268-1272.         [ Links ]

25- Coelho PG, Bonfant EA, Silva NRF, Rekow ED, Thompson VP. Laboratory Simulation of Y-TZP All-ceramic Crown Clinical Failures. J Dent Res 2009; 88:382-389.         [ Links ]

 

 

Correspondência:
Taciana Barcellos Carvalheira
Av. Américo d e Mello Afonso, 115
CEP: 27700-000 - Vassouras - RJ
E-mail: tacianacarvalheira@gmail.com

Recebido em 01/07/2009
Aprovado em 14/04/2010