SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial

versão On-line ISSN 1808-5210

Rev. cir. traumatol. buco-maxilo-fac. vol.10 no.1 Camaragibe Jan./Mar. 2010

 

ARTIGO ORIGINAL

 

Nível de conhecimento dos profissionais de Enfermagem, Educação Física e Odontologia sobre traumatismo dentoalveolar do tipo avulsão

 

Level of knowledge of Nursing, Physical Education and Dentistry professionals on dentoalveolar trauma and avulsion

 

 

Marconi Eduardo Sousa Maciel SantosI; Manuel Gonçalves Guerra NetoII; Caio Márcio de Almeida SouzaII; Diego Moura SoaresII; Pettely Thaise de Souza Santos PlameiraII

IProfessor da Faculdade de Odontologia de Caruaru (FOC) e da Faculdade do Agreste de Pernambuco (FAAPE) da Associação Caruaruense de Ensino Superior (ASCES)
IIAlunos de graduação da FOC-ASCES

Endereço para correspondência

 

 


RESUMO

Caracterizada pelo completo deslocamento do elemento dentário de seu alvéolo, a avulsão é o traumatismo dentoalveolar que proporciona os maiores danos funcionais, estéticos e psicológicos ao indivíduo. Diversos profissionais de saúde podem estar direta ou indiretamente relacionados a esse tipo de trauma na condução de ações preventivas e/ou emergenciais. Dessa forma, avaliou-se o nível de conhecimentos de profissionais Cirurgiões-Dentistas, Educadores Físicos e Enfermeiros sobre avulsão dentoalveolar relacionado à idade, ao sexo, a experiências e informações prévias, e no caso da Odontologia, também à especialidade de atuação. Neste estudo observacional, analítico, transversal e em consonância com princípios bioéticos, aplicou-se um questionário em duas fases: sendo a primeira avaliando conhecimentos gerais (sessão I), direcionada a todos os profissionais, e a segunda abordando conhecimentos específicos (sessão II), restrita aos Cirurgiões-Dentistas. Os dados obtidos foram analisados por meio de testes paramétricos e não-paramétricos com um nível de significância de 5%. Os resultados mostraram que, na sessão I, os profissionais de Educação Física e Enfermagem apresentaram baixo conhecimento sobre o tema com médias de acertos de 5,33 ± 2,26 e 5,33 ± 2,23 pontos respectivamente. Os profissionais Cirurgiões-Dentistas não apresentaram um bom desempenho nas questões específicas (4,73±2,04 pontos), sendo a Odontopediatria a especialidade que obteve maiores médias de acertos. O fator experiência prévia relacionou-se com uma maior média de acertos apenas para Educadores Físicos e Enfermeiros. As variáveis sexo e idade não influenciaram nas médias de acertos. Diante do exposto, fica claro que o nível de conhecimento sobre avulsão dentoalveolar foi baixo para todos os profissionais e especialidades envolvidas nessa amostra.

Descritores: Avulsão Dentária. Traumatismos Dentários. Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde. Estudantes de Ciências da Saúde.


ABSTRACT

Characterized by the total displacement of the tooth from its socket, avulsion is the dentoalveolar trauma that causes the most harmful, esthetic and psychological damage to individuals. Many health professionals may be directly or indirectly involved in this type of trama when performing preventive and/or emergency procedures. This study thus aims at evaluating the level of knowledge of dental surgeons, physical education professionals and nurses regarding dentoalveolar avulsion associated with age, sex, previous experience and information and, in the case of dentistry, the specialty practised. In this observational, analytical and cross-sectional study conducted in accordance with bioethical principles, a questionnaire was applied in two stages: the first evaluated general knowledge (session I) and focused on all professionals, while the second dealt with specific knowledge (session II) and was restricted to dental surgeons. The data were analyzed using parametric and nonparametric tests with a 5% significance level. The results showed that in session I physical education and nursing professionals had little knowledge of the subject, their means of correct answers being 5.33 ± 2.26 and 5.33 ± 2.23 points, respectively. The dental surgeons did not perform well in specific questions (4.73 ± 2.04 points), and pediatric dentistry was the specialty with the highest means of correct answers. The factor past experience with associated with a higher mean of correct answers only for physical education professionals and nurses. The variables sex and age had no influence on means of correct answers. It is clear that the level of knowledge on dentoalveolar avulsion was low for all professionals and specialties included in this sample.

Keywords: Tooth avulsion, dental trauma, knowledge.


 

 

INTRODUÇÃO

A cavidade bucal é uma região do corpo, que pela sua localização anatômica, é passível de sofrer inúmeros traumatismos. As injúrias na dentição e nos tecidos moles são comuns, e suas consequências sobre a função e a estética facial merecem atenção tanto do Cirurgião-Dentista quanto de outros profissionais da área de saúde1,2.

O traumatismo dentoalveolar é atualmente considerado como um problema de saúde pública devido a sua prevalência ser alta e acarretar enormes prejuízos para a vida cotidiana dos pacientes envolvidos. A avulsão dentária é caracterizada pelo completo deslocamento do dente de seu alvéolo e dentre todos os traumas dentoalveolares, é o que causa maiores danos às estruturas de suporte e ao feixe vásculo-nervoso dos elementos dentários3,4.

O menor tempo de exposição do elemento avulsionado é determinante para o sucesso dos reimplantes, haja vista uma maior possibilidade de reinserção das fibras periodontais1,5,6. A sobrevivência das células periodontais, presentes no elemento dentário avulsionado, depende de sua manutenção em meio adequado, sendo o leite, a saliva, o soro fisiológico e água, os meios de armazenagem mais facilmente encontrados1,3,6-8.

No que se refere aos traumas dentoalveolares, a Odontologia, Educação Física e Enfermagem estão entre as áreas de saúde que tem contato direto ou indireto com este tipo de injúria decorrente das suas atribuições específicas2. O presente trabalho avaliou o nível de conhecimento dos profissionais (docentes) dos cursos de Odontologia, Educação Física, Enfermagem, relacionando-o às variáveis idade, gênero, experiência e informação prévias e especialidades odontológicas.

 

METODOLOGIA

Classificada como observacional, analítico e transversal9, toda metodologia deste estudo esteve em consonância com os princípios bioéticos através da aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP ASCES 004/08), e todos os participantes só foram incluídos na amostra após serem explicados sobre os objetivos da pesquisa e terem assinado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.

Uma amostra por conveniência foi constituída de profissionais Cirurgiões-Dentistas, Educadores Físicos e Enfermeiros da Faculdade de Odontologia de Caruaru (FOC) e da Faculdade do Agreste de Pernambuco (FAAPE) pertencentes à Associação Caruaruense de Ensino Superior (ASCES).

No período de setembro a outubro de 2008, aplicou-se um mesmo questionário estruturado com dados de identificação, formação acadêmica, experiências prévias no assunto abordado, especialidade odontológica (para os professores Dentistas) e questões de múltipla escolha sobre traumatismos dentoalveolares do tipo avulsão (Anexo ). Em um primeiro momento, todos os profissionais dos cursos supracitados responderam dez questões sobre determinados conhecimentos gerais (Seção I). Em seguida, apenas os profissionais Cirurgiões-Dentistas responderam mais seis questões de caráter específico da profissão (Seção II) assim como foram enquadrados em quatro categorias de acordo com a sua especialidade ou atuação profissional – Clínico Geral; Endodontia; Odontopediatra e Cirurgia/Periodontia. Para cada um dos participantes, um tempo máximo de 10 minutos foi disponibilizado para cada sessão pesquisada. Até o momento da aplicação do questionário, nenhum profissional participante fora informado previamente sobre os objetivos desta pesquisa.

Os dados obtidos com o questionário nas Seções I e II foram analisados através do programa SPSS+, considerando-se, na primeira etapa, uma estatística descritiva dos dados coletados, na qual foram calculadas medidas de tendência central e de dispersão ou frequências, de acordo com o tipo de variável. Em seguida foi realizada estatística analítica através dos testes paramétricos e não-paramétricos (Teste t, Teste Kruskal-Wallis, Teste Mann-Whitney) com um nível de significância de 5%.

 

RESULTADOS

Na seção I, do universo de 64 profissionais cadastrados na Instituição, obteve-se uma participação de 41 (63,41%). A Tabela 1 descreve a distribuição absoluta e percentual da amostra em relação às variáveis de sexo, idade e experiências prévias. As médias de acertos dos profissionais Cirurgiões-Dentistas, nesta sessão, foram significativamente melhores quando comparados aos demais grupos avaliados (Tabela 2). Neste inquérito de conhecimentos gerais, aqueles profissionais do sexo masculino e/ou que possuíam experiência prévia (maioria Cirurgiões-Dentistas – p<0,05) obtiveram maiores médias de acertos do que os que não possuíam. A idade não influenciou na variação das médias de acertos (Tabela 3).

 

 

Vinte profissionais Cirurgiões-Dentistas participaram da seção II, dos quais sete (35%) atuavam como clínicos gerais, quatro endontistas (20%), quatro odontopediatras (20%) e cinco periodontistas/cirurgiões (25%). A média geral de acertos nessa fase foi de 4,73±2,04 pontos, independente de possuírem experiências prévias, sendo os odontopediatras que obtiveram maiores médias de acertos (Tabela 4).

 

 

Houve um significativo declínio da média de acertos dos Cirurgiões-Dentistas, quando comparada as sessões I e II – 8,45±1,39 e 4,73±2,04 respectivamente.

 

DISCUSSÃO E CONSIDERAÇÕES FINAIS

O atendimento imediato prestado ou as primeiras atitudes assistenciais ao paciente vítima de traumatismo dentoalveolar e, em especial, de dentes avulsionados pode decidir o sucesso ou fracasso no prognóstico do caso10. Para isso, é necessário que a população leiga bem como profissionais de diversas áreas da saúde sejam melhor esclarecidos sobre meios de prevenção, meios de armazenamento e atendimento de urgência frente a esses tipos de injúrias. No entanto, alguns autores11 afirmam que, apesar da alta incidência de traumatismos dentais, pouco é feito por parte das instituições de saúde para que, a partir da educação, se consiga reverter estes indicadores.

Em estudo realizado na Nova Zelândia, Stokes, Anderson e Cowan12 investigaram o nível de conhecimento da população leiga e de profissionais de saúde sobre avulsão dentoalveolar. Foram incluídos na amostra (a) pais de alunos, (b) treinadores esportivos, (c) enfermeiros, (d) cirurgiões-dentistas e (e) recepcionistas. Os resultados demonstraram que o grupo "b" obteve os melhores resultados, enquanto o grupo "c" e "e" obtiveram os piores. Apesar de ter uma metodologia semelhante (especialmente na seção I), nossos dados revelaram que os profissionais Educadores Físicos apresentaram níveis de conhecimentos semelhantes aos Enfermeiros, estando ambas as classes ainda distantes de um resultado satisfatório, no que diz respeito aos procedimentos básicos emergenciais em um quadro de avulsão.

Kostopoulou e Duggal13 avaliaram o nível de conhecimentos de 724 cirurgiões-dentistas por meio de um questionário sobre tratamento emergencial de diversas lesões traumáticas. A respeito da avulsão dentoalveolar, os autores concluíram que o conhecimento básico geral foi satisfatório quanto ao meio de preservação extra-alveolar e ao manuseio dentário durante a limpeza antes do reimplante. O nosso estudo corrobora estes achados, uma vez que, se constatou um desempenho satisfatório dos Cirurgiões-Dentistas apenas na Seção I, quando avaliados sobre o diagnóstico e seus conhecimentos básicos do tema proposto.

No entanto, pouco é feito para difundir esse assunto à população leiga. Autores1,14-16 ressaltam a necessidade de informação, educação e estratégia através de programas destinados à população em geral, sendo este método fundamental para uma melhor atenção a lesões traumáticas diárias, como a avulsão dentária. Esses conteúdos deveriam abordar, de forma sistemática, condutas emergenciais simples, como: manobras de reimplante dentário, menor tempo possível do elemento dental fora de seu alvéolo, a correta maneira de manipulação do dente, meio adequado de armazenamento, transporte e limpeza.

Al-Asfour, Anderson e Al-Jame17 avaliaram no Kuwait, por meio de um questionário, o conhecimento de professores de Ensino Médio sobre seus conhecimentos de primeiros socorros para um dente avulsionado. Em uma segunda etapa, foram dadas palestras educativas, e os professores, re-testados, utilizando o mesmo método. Os resultados demonstraram baixo desempenho na primeira etapa e que a palestra foi eficaz na melhora dos resultados. Entendemos que inúmeros estudos têm demonstrado que o nível de conhecimento de dentes avulsionados é geralmente inadequado em três importantes esferas do problema: crianças18, pais14, 15, 19, 20 e professores de Ensino Médio11,16. Tal resultado é claramente admissível uma vez que se constatou, neste estudo, um baixo desempenho geral de profissionais Cirurgiões-Dentistas que seriam a representação do ápice de uma pirâmide no conhecimento da avulsão dentoalveolar.

Quando considerados apenas os Cirurgiões-Dentistas em relação a conhecimentos específicos (seção II), referente às condutas terapêuticas de um quadro de avulsão, identificamos baixo número de acertos e resultados ruins e aquém do esperado. Entendemos que, de certa forma, o desinteresse sobre questões específicas sobre esse tema assim como a falta de um protocolo consensual de atendimento contribuiu negativamente para uma reversão nesses resultados. Achados similares foram encontrados em outros estudos com essa temática13, 16. Sugerimos, portanto, que haja mais discussões entre as especialidades odontológicas sobre um protocolo de atendimento ao paciente vítima de trauma dentoalveolar bem como campanhas de orientação e disseminação do conhecimento aos vários setores da sociedade, como centros esportivos, creches, escolas primárias, Estratégias de Saúde da Família, postos de saúde e hospitais em geral.

Os odontopediatras obtiveram médias significativamente maiores na seção II, quando comparadas aos demais grupos avaliados, entretanto não houve diferenças significantes nas médias de acertos, quando comparados os demais grupos entre si. Os dados epidemiológicos apresentados por Andreasen e Andreasen1, apontam que a maior prevalência dos traumatismos dentoalveolares ocorre em crianças e adolescentes. Como a variável de experiência clínica não foi estatisticamente relacionada às maiores médias de acertos nessa seção II, julgamos que o melhor desempenho do grupo de odontopediatras possa ser proveniente de uma maior atualização teórica desses profissionais na amostra estudada.

Em estudo realizado no Brasil, avaliaram todos os Cirurgiões-Dentistas da cidade de Tubarão-SC, conforme seu tempo de experiência clínica por meio de entrevista, abordando procedimentos emergenciais em casos de avulsão dentoalveolar. Constatou-se que indivíduos com menos de dez anos de formação obtiveram melhores resultados, quando comparados aos profissionais com mais de uma década de vivência clínica21. Hipoteticamente indivíduos recém-formados estão mais atualizados no assunto abordado do que aqueles com maior tempo de formação, entretanto aqueles com mais tempo de atuação profissional possuem mais experiências e vivências clínicas, o que justificaria uma maior e melhor abordagem a casos como o pesquisado. Constatamos, em nosso estudo, que a experiência clínica não foi variável significante para uma melhora dos resultados, indo de encontro às nossas suposições iniciais.

Contradizendo as expectativas, nosso estudo demonstrou que houve uma baixa média de acertos dos profissionais Educadores Físicos e Enfermeiros na seção I de conhecimentos gerais e dos Cirurgiões-Dentistas na seção II de conhecimentos mais específicos. Esses dados refletem que a classe dos profissionais envolvidos neste estudo pode não estar adequadamente preparada para uma situação real de trauma dentoalveolar do tipo avulsão e que, também, possam estar orientando, de forma inadequada, a condução de seus pacientes, familiares, alunos, estagiários e/ou supervisionados. Ainda mais grave foi verificar que os próprios Cirurgiões-Dentistas apresentaram baixo conhecimento sobre tópicos específicos de sua área de atuação nas mais importantes especialidades.

Entendemos que profissionais Educadores físicos, Enfermeiros e Cirurgiões-Dentistas desconhecem os procedimentos adequados a se realizarem em caso de avulsão dentoalveolar. A busca por atualização teórico-prática constante deve ser uma premissa para profissionais de saúde que atuam na linha de frente dos traumas dentoalveolares. Através de tais atitudes, melhores prognósticos poderiam ser alcançados para pacientes vítimas de acidentes e traumas dessa natureza.

 

REFERÊNCIAS

1. Andreasen JO, Andreasen FM. Avulsões. In: Texto e atlas colorido de traumatismo dental. Porto Alegre: Artmed; 2001. p.383-425        [ Links ]

2. Santos MESM, Palmeira PTSS, Soares DM, Souza CMA, Maciel WV. Nível de conhecimento dos estudantes de Enfermagem, Educação Física e Odontologia sobre traumatismo dentoalveolar do tipo avulsão: estudo preliminar. Rev Cir Traumatol Buco-Maxilo-fac. 2009; 9:105-12.         [ Links ]

3. Humphreys K, Al Badri S, Kinirons M,Welbury RR, Cole BO, Bryan RA, et al. Factors affecting outcomes of traumatically extruded permanent teeth in children. Pediatr Dent. 2003; 25:475-8.         [ Links ]

4. Vasconcelos BCE, Laureano Filho JR, Fernández BC, Aguiar ERB. Reimplante dental. Rev Cir Traumatol Buco-Maxilo-fac. 2001; 1:45-51.         [ Links ]

5. Okamoto T, Okamoto-Canesin. Reimplante tardio de dente conservado em leite asteurizado. Efeitos do tratamento do canal radicular com hidróxido e cálcio. Rev Cien Odont. 2001; 4:43-9.         [ Links ]

6. Soares IJ, Goldberg F. Lesões traumáticas dos tecidos dentários. In: Endodontia técnica e fundamentos. São Paulo: Artmed; 2001.         [ Links ]

7. Mori GG, Garcia RB. Estudo microscópico do efeito do tratamento da superfície radicular com acetazolamida em dentes de ratos avulsionados e reimplantados. Rev Fac Odontol Bauru. 2002; 10:180-5.         [ Links ]

8. Sigalas E, Regan JD, Kramer PR,Witherspoon DE, Opperman LA.Survival of human periodontal ligament cells in media proposed for transport of avulsed teeth. Dent Traumatol. 2004; 20: 21-8.         [ Links ]

9. Peres MA, Ferreira A. O método epidemiológico de investigação e sua contribuição para a Saúde Bucal. In: Antunes JLF, Peres MA (Org). Epidemiologia da Saúde Bucal. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.         [ Links ]

10. Pohl Y, Filippi A, Kirschner H. Results after replantation of avulsed permanent teeth. Dent Traumatol. 2005; 21:80-92.         [ Links ]

11. Carrascoz A, Ferrari CH, Medeiros JMF. Epidemiologia e etiologia do traumatismo dental em dentes permanentes na região de Bragança Paulista. 2002. Disponível em: http://www.odontologia.com.br/artigos.asp?id=143&idesp=4&ler=s. Acesso em: 10 out. 2008.         [ Links ]

12. Stokes AN, Anderson HK, Cowan TM. Lay and professional knowledge of methods for emergency management of avulsed teeth. Endod Dent Traumatol. 1992; 8:160-2.         [ Links ]

13. Kostopoulou MN, Duggal MS. A study into dentists' knowledge of the treatment of traumatic injuries to young permanent incisors. Int J Paediatric Dent. 2005; 15:10-9.         [ Links ]

14. Senes AM. Avulsão dental: a comunidade e o cirurgião-dentista sabem o que fazer? In: Marzola C. Fundamentos de cirurgia buco-maxilo-facial. 2001. Disponível em www.clovismarzola.com/textos/CAP_XXXXIII.pdf Acesso em 12 de Out. de 2008        [ Links ]

15 Santos MESM, Habecost APZ, Gomes FV, Weber JBB, Oliveira MG. Parent and caretaker knowledge about avulsion of permanent teeth. Dent Traumatol.2009; 25:203–8;         [ Links ]

16. Hamilton FA, Hill FJ, Mackie IC. Investigation of lay knowledge of the management of avulsed permanent incisors. Endod Dent Traumatol. 1997; 13:19-23.         [ Links ]

17. Al-Asfour A, Anderson A, AL-Jame Q. School teaches' Knowledge of tooth avulsion and dental first aid before and after receiving information about avulsed teeth and replantation. Dent Traumatol. 2008; 24:43-9.         [ Links ]

18. Andersson A, Al-Asfour A, Al-Jame Q. Knowledge of first aid measuris of avulsion and replantation of teeth. An interview study of 221 kuwaiti school children. Dent Traumatol 2006; 22(1): 57-65        [ Links ]

19. Pacheco LF, Filho PFG, Letra A, Menezes R, Villoria Ferreira SM. Evaluation of the knowledge of the avulsions in elementary school teachers in Rio Brazil. Dent Traumatol. 2003; 19:76–8.         [ Links ]

20. Raphael SL, Gregory PJ. Parental awareness of the emergency management of avulsed teeth in children. Aust Dent J. 1990; 35:130–3.         [ Links ]

21. Franca RI, Traebert J, Lacerda JT. Brazilian dentists' knowledge regarding immediate treatment of traumatic dental injuries. Dent Traumatol. 2007; 23:287-90.         [ Links ]

 

 

Endereço para correspondência
Associação Caruaruense de Ensino Superior. Faculdade de Odontologia de Caruaru
Av. Portugal, 584 Universitário
CEP: 55016-090 Caruaru - PE/BR

Recebido em 15/01/2009
Aprovado em 26/02/2009