Serviços Personalizados
Artigo
Links relacionados
Compartilhar
Revista de Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial
versão On-line ISSN 1808-5210
Rev. cir. traumatol. buco-maxilo-fac. vol.11 no.3 Camaragibe Jul./Set. 2011
Editorial
Acesso e uso da informação científica e tecnológica
Cada vez mais, o papel que a informação assume na sociedade é imprescindível. O resultado é a geração de conhecimento científico e tecnológico que contribui, decisivamente, na produção de bens e serviços como também na descoberta de novos rumos para a ciência. Le Coadic (2004, p.26) em “A ciência da informação” evidencia que “sem informação a ciência não pode se desenvolver e viver. Sem informação a pesquisa seria inútil e não haveria o conhecimento”.
O acesso, o uso e a visualização da informação presente em repositórios da memória científica e tecnológica - Periódicos da Capes, Portal da BVS/BIREME, PUBMED/NLM e tantos outros portais de informação e bases de dados - apenas são possíveis mediante o amplo emprego das tecnologias de informação e comunicação (TIC’s) que ao longo de sua evolução, possibilitaram o desenvolvimento de uma metodologia capaz de socializar e valorizar essas informações produzidas pela comunidade científica.
A Revista de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial é exemplo da evolução dessas tecnologias de informação e comunicação, as quais possibilitam o acesso e o uso do conhecimento científico publicado em seus artigos a uma potencial comunidade de pesquisadores não só em nível nacional mas também internacionalmente. Uma prova disso são as estatísticas de uso e acesso que o site da Revista produz mensalmente, evidenciando, assim, indicadores que nos dão essa dimensão da amplitude do conhecimento científico, disponibilizado nesse repositório de informação.
Dessa forma, a equipe editorial da RCTBMF percebe a importância de desenvolver um fluxo de trabalho, capaz de cumprir a dinâmica da produção científica, contribuindo para valorizar e socializar o conhecimento produzido pela comunidade científica que atende, permitindo um maior acesso, socialização e valorização do conhecimento produzido por seus pesquisadores.
Manoel Paranhos
Bibliotecário da RCTBMF