SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número4 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial

versão On-line ISSN 1808-5210

Rev. cir. traumatol. buco-maxilo-fac. vol.13 no.4 Camaragibe Out./Dez. 2013

 

 

Cisto dermóide em assoalho bucal: 2 casos clínicos

 

Dermoid cyst in floor of the mouth: 2 case reports

 

 

Júlio César Silva de OliveiraI; Willian Caetano RodriguesII; Idelmo Rangel Garcia JúniorIII; Luís Raimundo Serra RabêloIV; Eider Guimarães BastosV

I Mestrando em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, Faculdade de Odontologia de Araçatuba, UNESP.
II Mestrando em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, Faculdade de Odontologia de Araçatuba, UNESP.
III Professor Adjunto do Depto. Cirurgia e Clínica Integrada, Faculdade de Odontologia de Araçatuba, UNESP.
IV Professor Adjunto do Depto. de Odontologia II, Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Maranhão, UFMA.
V Professor Adjunto do Depto. de Odontologia II, Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Maranhão, UFMA.

Endereço para correspondência

 

 


RESUMO

Cisto dermóide do assoalho bucal é uma lesão incomum que se apresenta como uma massa solitária, indolor, sem história de febre ou drenagem, geralmente na linha média, e comumente na camada superior ao nível do espaço milohióideo. Neste trabalho, os autores descrevem dois pacientes com a mesma apresentação clínica: uma grande massa no assoalho bucal que não regredia, resultando em disfagia e dispnéia. O tratamento realizado em ambos foi a remoção cirúrgica completa através de uma incisão na superfície ventral da língua.

Descritores: cisto dermoide, soalho bucal, neoplasma


ABSTRACT

Dermoid cyst of the floor of the mouth is an uncommon lesion that presents as a solitary mass, painless, with no history of fever or drainage, usually in the midline, and commonly in the upper level space mylohyoid. In this paper, the authors describe two patients with the same clinical presentation: a large mass in the floor of the mouth that does not regressed, resulting in dysphagia and dyspnea. The treatment was carried out in both complete surgical removal through an incision in the ventral surface of the tongue.

Descriptors: dermoid cyst; mouth floor, neoplasm


 

 

INTRODUÇÃO

O cisto dermóide é uma lesão incomum na cabeça e no pescoço, com apenas 6,9% se apresentando nestas regiões1,2. Esta entidade tem sido descrita como um cisto de desenvolvimento que contem anexos da derme como glândulas sudoríparas e sebáceas, folículos pilosos revestidos por epitélio escamoso estratificado3. Cisto dermóide pode ser dividido em três subgrupos: (1) cisto epidermóide (simples), que são mais comuns, não contendo anexos da pele; (2) cisto dermóide (composto), segundo mais comum contendo folículos sebáceos e sudoríperos; (3) teratoma (complexo), mais incomuns por apresentarem elementos epiteliais e não epiteliais1,4-6.

Neste trabalho, os autores apresentam dois casos clínicos de cisto dermóide localizados no assoalho da cavidade bucal, com mesma apresentação clínica. Em ambos os casos, a lesão já estava causando desconforto respiratório progressivo em virtude da projeção posterior da língua em direção à orofaringe e dificuldade mastigatória, provenientes da grande extensão da lesão.

 

RELATOS DE CASOS

Caso 1

Paciente, gênero masculino, 43 anos de idade, melanoderma, procurou o Ambulatório de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do Hospital Universitário Presidente Dutra – HUUFMA com queixas de aumento de volume na região sublingual há 8 meses que dificultava os movimentos mastigatórios e respiratórios. Ao exame clínico, observou-se uma massa de tamanho considerável, de consistência macia e “borrachóide”, com a mucosa apresentando coloração normal e sem queixas álgicas (Figura 1A). O paciente não relatava febre ou qualquer via de drenagem, envolvimento traumático nem linfadenopatia cervical. A produção de saliva das glândulas submandibulares apresentava-se normal. Na tomografia computadorizada, confirmou-se uma imagem hipodensa, extensa, medindo aproximadamente 3 x 2,5 x 3 cm de tamanho (Figura 1B), evidenciando a diminuição das vias aéreas superiores.

 

 

 

Após anestesia nasotraqueal, realizou-se uma incisão intrabucal realizada com lâmina 15 na superfície ventral lingual (Figura 2A), procedendo-se em seguida, a um cuidadoso deslocamento que facilmente expôs a cápsula. Posteriormente, toda a lesão foi removida (Figura 2B) e procedeu-se à sutura com pontos simples e fio reabsorvível poliglactina 910 (Figura 2C). Paciente segue em acompanhamento há 5 anos, sem indícios de recidiva.

 

 

 

Caso 2

Paciente, gênero masculino, 45 anos de idade, pardo, apresentou-se à Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Maranhão, com assimetria facial provocada por uma tumefação localizada na região de assoalho bucal (Figura 3A, B). O paciente queixava-se de disfagia e dificuldades respiratórias, principalmente quando em posição supina. A lesão era mole à palpação com consistência “borrachóide”, com o tempo de evolução de 1 ano e 2 meses. Não havia história de febre ou drenagem, envolvimento traumático nem linfadenopatia cervical. A compressão externa da região das glândulas submandibulares produzia saliva de aparência normal dos orifícios do ducto de Wharton. Na imagem da ressonância nuclear magnética observa-se uma massa sob o nível superior do músculo milohióideo (Figura 4).

Com o paciente em decúbito dorsal e intubação nasotraqueal, e por meio de uma incisão retilínea na região ventral da língua, realizou-se o acesso, e em seguida, o descolamento para a exposição de toda a lesão. Após a exérese, procedeu-se à sutura com fio poliglactina 910.

 

 

 

 

 

Este paciente segue em retornos anuais há 4 anos (Figura 5A, B), clínico e radiograficamente dentro dos padrões de normalidade.

 

 

 

Em ambos os casos, no exame histopatológico, mostrou-se um epitélio escamoso, apêndices das estruturas de pele e anexos de glândulas sebáceas, encapsuladas, compatível com cisto dermóide.

 

DISCUSSÃO

Cisto dermóide é uma entidade patológica, classificada como cisto de desenvolvimento, que ocorre principalmente nos órgãos genitais (ovários e testículos)5. Esta lesão é mais freqüentemente manifestada entre a segunda e sexta décadas de vida, embora casos de pacientes mais jovens e idosos já tenham sido relatados1. Portanto é uma lesão incomum na cabeça e no pescoço, com apenas 6,9% de cistos dermóides apresentando-se nestas regiões3. Jain et al. 20127 relataram um caso de uma paciente de 17 anos de idade com um grande cisto dermóide no assoalho bucal com crescimento progressivo.

A grande maioria dos cistos dermóides do assoalho bucal estão localizados na linha média (52% sublingual e 26% submentoniano), 16% envolvem mais do que um dos três possíveis espaços no assoalho bucal (submentoniano, sublingual, submandibular), e 6% estão situados exclusivamente no espaço submandibular, ou seja, parecem serem cistos laterais do pescoço6. Portanto, os casos apresentados estão em conformidade com a literatura, com a apresentação clínica na linha média e localização sublingual.

Clinicamente, tumores, processos infecciosos e de desenvolvimento, além da obstrução salivar, são o diagnóstico diferencial para uma massa no assoalho bucal envolvendo os espaços sublingual, submandibular e/ou submentoniano7. Em relação aos casos apresentados neste trabalho, descartouse qualquer obstrução salivar, por exemplo, rânula mergulhante, quando se realizou a punção por aspiração com agulha fina (PAAF) cujo conteúdo não era líquido. Outras formas de massa podem confundir o diagnóstico como cisto do trato tireoglosso, linfagioma cístico, higroma cístico, tumores das glândulas salivares e neoplasmas benignos8. O diagnóstico definitivo, no entanto, só deve ser confirmado após análise histopatológica dos espécimes.

Os cistos dermóides sublinguais são geralmente mais quiescentes, até se tornarem tão grandes ou infectados, que a remoção cirúrgica faz-se necessária4. A lesão pode crescer muito a ponto de causar disfagia, impossibilidade de selamento labial, dispnéia e dificuldade de mastigação como os casos descritos. Dor é um sintoma que pode surgir caso haja infecção associada ao cisto.

Para delinear a arquitetura interna e revelar a posição da lesão em relação à musculatura da língua ou assoalho bucal, é necessária uma visualização do cisto dermóide por meio de tomografia computadorizada (TC), ressonância nuclear magnética (RNM) ou ultrassonografia (US)9,10 A remoção cirúrgica é facilitada pela presença da parede cística bem definida e facilmente reconhecida, em que resulta em muitos casos, na excisão completa da lesão, descartando qualquer possibilidade de recidiva.

A remoção cirúrgica completa é o tratamento para os cistos dermóides, e a abordagem dependerá da localização anatômica da lesão. Há um consenso entre os autores, que o melhor acesso é aquele que permite a melhor visualização do campo operatório, em que pode ser realizada uma incisão intraoral para pequenos cistos localizados sob o músculo milohióideo, e o acesso extrabucal, recomendado para cistos maiores, em que a lesão desenvolve-se abaixo do músculo gêniohióideo4,8. Em algumas situações clínicas, podem ser realizados os dois acessos9. Nos casos apresentados, os autores optaram pelo acesso intrabucal, em virtude da localização superior ao músculo milo-hióideo, mesmo se referindo a uma lesão de tamanho considerável.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Em ambos os casos apresentados, devido ao tempo de evolução e às possíveis conseqüências negativas para os pacientes, optou-se imediatamente pela excisão cirúrgica intrabucal, já que a localizações anatômicas das lesões eram acima dos músculos milohióideo e gêniohióideo. Quando o diagnóstico é precoce e a intervenção, correta, o índice de recidiva torna-se raro.

 

REFERÊNCIAS

1. Jadwani S, Misra B, Kallianpur S, Bansod S. Dermoid cyst of the floor of the mouth with abundant hair: a case report. J Maxillofac Oral Surg. 2009 Dec;8(4):388-9. PubMed PMID: 23139552. Pubmed Central PMCID: Pmc3454098. Epub 2009/12/01. eng.         [ Links ]

2. Pan M, Nakamura YC, Clark M, Eisig S. Intraoral dermoid cyst in an infant: a case report. J Oral Maxillofac Surg. 2011 May;69(5):1398-402. PubMed PMID: 20739110. Epub 2010/08/27. eng.

3. Papadogeorgakis N, Kalfarentzos EF, Vourlakou C, Alexandridis C. Surgical management of a large median dermoid cyst of the neck causing airway obstruction. A case report. Oral Maxillofac Surg. 2009 Sep;13(3):181-4. PubMed PMID: 19629550. Epub 2009/07/25. eng.

4. Teszler CB, El-Naaj IA, Emodi O, Luntz M, Peled M. Dermoid cysts of the lateral floor of the mouth: A comprehensive anatomo-surgical classification of cysts of the oral floor. J Oral Maxillofac Surg. 2007 Feb;65(2):327-32. PubMed PMID: 17236944. Epub 2007/01/24. eng.

5. Lin HW, Silver AL, Cunnane ME, Sadow PM, Kieff DA. Lateral dermoid cyst of the floor of mouth: unusual radiologic and pathologic findings. Auris Nasus Larynx. 2011 Oct;38(5):650-3. PubMed PMID: 21334151. Epub 2011/02/22. eng.

6. Gordon PE, Faquin WC, Lahey E, Kaban LB. Floor- of-mouth dermoid cysts: report of 3 variants and a suggested change in terminology. J Oral Maxillofac Surg. 2013 Jun;71(6):1034-41. PubMed PMID: 23434158. Epub 2013/02/26. eng.

7. Jain H, Singh S, Singh A. Giant sublingual dermoid cyst in floor of the mouth. J Maxillofac Oral Surg. 2012 Jun;11(2):235-7. PubMed PMID: 23730076. Pubmed Central PMCID: Pmc3386402. Epub 2013/06/05. eng.

8. Pirgousis P, Fernandes R. Giant submental dermoid cysts with near total obstruction of the oral cavity: report of 2 cases. J Oral Maxillofac Surg. 2011 Feb;69(2):532-5. PubMed PMID: 21168251. Epub 2010/12/21. eng.

9. El-Hakim IE, Alyamani A. Alternative surgical approaches for excision of dermoid cyst of the floor of mouth. Int J Oral Maxillofac Surg. 2008 May;37(5):497-9. PubMed PMID: 18272345. Epub 2008/02/15. eng.

10. Boko E, Amaglo K, Kpemissi E. A bulky dermoid cyst of the floor of the mouth. Eur Ann Otorhinolaryngol Head Neck Dis. 2013 Jul 8. PubMed PMID: 23845291. Epub 2013/07/13. Eng.

 

 

Endereço para correspondência:
Júlio César Silva de Oliveira
Rua José Bonifácio, 1193 – Bloco 5
16015-050 – Araçatuba – SP

e-mail:
oliveirajulius@yahoo.com.br