SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial

versão On-line ISSN 1808-5210

Rev. cir. traumatol. buco-maxilo-fac. vol.14 no.2 Camaragibe Abr./Jun. 2014

 

 

Correlação do Papilomavírus Humano com o Carcinoma Epidermoide Bucal: Revisão Sistemática

 

Correlation of Human Papillomavirus with Oral squamous cell carcinoma: Systematic Review

 

 

Ana Paula Veras SobralI; Híttalo Carlos Rodrigues de AlmeidaII; Jéssica Pereira de Sá FontesII

I Professora Associada – Livre Docente da Faculdade de Odontologia de Pernambuco da Universidade de Pernambuco – FOP/UPE.
II Acadêmico da Faculdade de Odontologia de Pernambuco da Universidade de Pernambuco – FOP/UPE.

Endereço para correspondência

 

 


RESUMO

Objetivo: Verificar através de revisão sistemática da literatura a correlação entre o Papilomavírus Humano (HPV) e o Carcinoma Epidermóide Bucal. Método: Busca ativa nas bases de dados LILACS, MEDLINE, PubMed e SciELO através dos descritores: "Carcinoma Epidermóide Bucal" (Oral carcinomas e carcinoma oral de células escamosas) e "Papilomavírus Humano" (Human Papillomavirus e Virus del Papiloma Humano) entre janeiro de 2000 até fevereiro de 2014 nas línguas Portuguesa, Inglesa e Espanhola. Resultados: Nos estudos analisados, o tipo de HPV mais prevalente é o de baixo risco (6 e 54) e o de alto risco (16), sendo encontrado em lesões localizadas na língua e assoalho de boca em pacientes do sexo masculino, faixa etária acima de 60 anos e não-tabagistas. Conclusões: São necessários estudos que permitam considerar o HPV como agente causal do carcinoma epidermoide bucal, pois, na literatura, a presença de diversos carcinógenos, atuando concomitantemente, impede conclusões precisas e apontam para uma ação sinérgica do HPV com outros carcinógenos que, de fato, potencializaria o desenvolvimento de uma neoplasia maligna.

Descritores: Papilomavírus Humano; Carcinoma Epidermóide Bucal;


ABSTRACT

Objective: To determine through a systematic review of the literature the correlation between the Human Papillomavirus (HPV) and oral squamous cell carcinoma . Method: Active search in the databases LILACS, MEDLINE , PubMed and SciELO using the descriptors : "Oral squamous cell carcinoma" and " Human Papillomavirus " between January 2000 until February 2014 in Portuguese, English and Spanish . Results: In the studies reviewed, the most prevalent type of HPV is low risk (6 e 54) and high risk (16), being found in lesions on the tongue and floor of mouth in male patients , age over 60 years and nonsmokers. Conclusions: Studies are needed that allow consider HPV as the causative agent of oral squamous cell carcinoma, because in the literature the presence of several carcinogens , acting concurrently , prevents accurate conclusions and point to a synergistic action between HPV and other carcinogens that actually potentiate developing a malignancy.

Descriptors: Human Papillomavirus; Oral squamous cell carcinoma; Polymerase Chain Reaction.


 

 

INTRODUÇÃO

O câncer de boca é um problema de saúde pública em muitas partes do mundo. No Brasil, é o quinto tumor maligno mais frequente entre os homens com 11.280 novos casos estimados para o ano de 2014 de acordo com o Instituto Nacional de Câncer; considerando-se apenas a variante histológica do carcinoma epidermóide, ou de células escamosas, ou espinocelular – (CECB)1. O diagnóstico precoce desta enfermidade é o principal meio de prevenção, mas na maioria das vezes, seu diagnóstico apenas acontece em estados mais avançados, diminuindo as chances de vida dos acometidos pela doença2.

O perfil do portador de câncer de boca é de paciente do sexo masculino, acima de 40 anos, consumidor de tabaco e álcool e/ou trabalhador exposto ao sol (considerando-se o câncer de lábio inferior)1,2,3. O uso de tabaco e álcool é considerado fator de risco primário para o desenvolvimento dos carcinomas epidermóides bucais em homens e mulheres das mais diversas regiões do mundo, sendo o fumo o principal fator associado ao desenvolvimento destas neoplasias. Fatores intrínsecos, tais como imunossupressão, deficiências nutricionais e influência genética também são sugeridos3.

Alguns pacientes não perfazem esse perfil; principalmente os pacientes jovens, não etilistas e não tabagistas; nesses o curso clínico da doença é mais agressivo. Estima-se que entre 15 e 20% dos pacientes acometidos por CECB são não fumantes². Neste contexto a infecção pelo HPV tem sido reconhecida como fator de risco individual para o desenvolvimento de carcinomas epidermóides de cabeça e pescoço, sendo relacionada ao desenvolvimento de lesões em pacientes que não apresentam os fatores de risco clássicos, como o tabagismo e o etilismo.

Diversos fatores podem interferir na detecção do vírus HPV no carcinoma CECB, estes vão desde o método de identificação até o tipo de material analisado (fresco ou parafinado)3,4 refletindo numa variação de resultados que é atribuída a diferença de sensibilidade dos métodos empregados3,4,5,6, fatores epidemiológicos dos grupos de pacientes examinados7,8,9, diferentes localizações anatômicas4,9,10, variações de tamanho da amostra7,9 e tipo de material analisado3. Com base no exposto, este estudo tem como objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura para avaliar a correlação entre o Papilomavírus Humano e o CECB, abordando os métodos de identificação mais eficazes na detecção do vírus, bem como os fatores de risco, características clínicas e anatomopatológicas.

 

METODOLOGIA

Bases de dados e estratégia de busca

A pesquisa foi realizada nas bases de dados eletrônicos: LILACS, MEDLINE, PubMed e SciELO, através da consulta pelos descritores: "Carcinoma Epidermóide Bucal" "Carcinoma Espinocelular" e "Carcinoma de Células Escamosas" (Oral carcinoma e Carcinoma de Células Escamosas) e "Papilomavírus Humano" (Human Papillomavirus e Virus del Papiloma Humano). O período de pesquisa incluiu estudos publicados entre janeiro de 2000 até fevereiro de 2014 nas línguas Portuguesa, Inglesa e Espanhola.

Tipos de estudos incluídos

Os artigos identificados pela estratégia de busca foram avaliados pelos autores, obedecendo rigorosamente aos critérios de inclusão: texto na íntegra, tempo de busca de janeiro de 2000 até janeiro de 2014, população-alvo (idade entre 18-65 anos), tipo de estudo (sem delimitação), localização do câncer de boca (sem delimitação, para a região anatômica estudada); relação positiva do câncer com HPV de baixo risco (6 e 54) e alto risco (16 e 18) e métodos de identificação do HPV (sem delimitação). Foram excluídos do estudo: os artigos que apresentavam a relação do HPV com outras lesões bucais que não fosse o carcinoma epidermóide bucal; detecção do HPV em mucosa genital; população menor de 18 anos; estudos de revisão de literatura e artigos publicados fora do período temporal delimitado.

 

RESULTADOS

Considerando a pesquisa somente pelo descritor "Carcinoma Epidermóide Bucal" foram encontrados 11.592 publicações científicas na MEDLINE, 894 no PubMed, 350 no LILACS e 2.965 no SciELO; e somente pelo descritor "Papilomavírus Humano" foram encontrados 6.969 publicações científicas na MEDLINE, 30.660 no PubMed, 692 na LILACS e 147 no SciELO. Quando da combinação dos descritores "Carcinoma Epidermóide Bucal" e "Papilomavírus Humano", foram encontrados 84 publicações científicas na MEDLINE, 16 no PubMed, 15 na LILACS e um no SciELO. No total 116 artigos, entretanto após a avalição apenas cinco estudos contemplaram os critérios de inclusão, sendo três no LILACS, um no MEDLINE e um no Pubmed. O total de artigos excluídos está demonstrado na figura 1.

 

 

 

A medida de idade para os pacientes com CECB é de 50 anos (variando entre 41 a 59 anos). Em relação à localização anatômica, houve maior taxa de detecção do vírus em lesões de língua (29.1%), seguida pelas de assoalho bucal (19.7%)3. Com relacão a raça, estudos apresentam que não existe correlacão significativa 5,6,13,14.

Porém, em relação ao sexo, houve predominância no sexo masculino15,16. O estudo de Simonato15 (2006) detectou a presença do HPV em 17,2% das suas amostras, sendo 100% do sexo masculino e o estudo de Monsele16 (2007) verificou a presença de HPV em 20% das suas amostras, sendo 75% do sexo masculino e 25% do sexo feminino.

Além da influência da idade e sexo do paciente, um dos principais fatores para o desenvolvimento do CECB é o fumo. Cerca de 90% dos pacientes são tabagistas, porém apenas 11.5% são positivos para o HPV17, enquanto que os 10% restantes possuem cerca de 70% de positividade. Os tipos de HPV presentes são de 60% para o de baixo risco (6 e 54) e 75% para o de alto risco (16). A tabela 1 apresenta a descrição individual de cada estudo abordado nessa revisão.

 

 

 

DISCUSSÃO

Estudos sobre a correlação entre HPV e o câncer de boca mostraram uma variacão de porcentagem, como pode ser observado na Tabela 2. Resultados discrepantes podem ser explicados pelas diferentes metodologias utilizadas, características epidemiológicas distintas dos pacientes estudados e dificuldade em se realizar estudos individualizados de acordo com os diversos sítios anatômicos na região de cabeça e pescoço15. Além disso, a presença do HPV se torna mais evidente e/ou sensível à identificação em tecido fresco (51.6%) do que incluído em parafina (21.7%), uma vez que os processos de formolizacão, parafinizacão e desparafinização podem ser capazes de degradar o DNA, dificultando a identificação viral3,15.

Clinicamente, a prevalência do HPV em carcinomas epidermóides de boca também é variável de acordo com os sítios anatômicos específicos de acometimento da lesão. Miller e White3 mostraram uma maior taxa de deteccão do vírus em lesões de língua (29.1%), seguida pelas de assoalho bucal (19.7%). Entretanto, Nemes et al.11 e Cruz et al.12 relataram, respectivamente, 60.6% e 85.7% de tumores HPV-positivos em assoalho bucal.

Assim como a localização anatômica, a idade também é um fator importante. O estudo feito por Reis19 apresentou variação de idade entre 36 a 84 anos, sendo 85% detectados na faixa etária acima de 60 anos. Monsele16 (2010) verificou a presença do HPV no câncer bucal em 20% das suas amostras, sendo 100% pacientes com idade acima de 60 anos. Com relação à raca, não houve correlação significativa. Em relação ao sexo a predominância é no sexo masculino5,7,12,14,15 em comparação ao sexo feminino9,26.

 

 

 

O tabagismo é considerado fator principal no desenvolvimento do CECB e cerca de 90% dos pacientes são tabagistas, porém apenas 11.5% são positivos para o HPV15,16, enquanto que os 10% restantes possuem cerca de 70% de positividade e com presença dos tipos 4, 54 e 16. Com isso, há indícios que o HPV seja um fator importante no desenvolvimento do câncer em pacientes não tabagistas12,26, pois o fumo, normalmente, induz uma maior queratinização do epitélio, o que, por sua vez, torna as mucosas da cavidade bucal e orofaringe mais resistentes a traumas secundários, proporcionando um efeito protetor a infecção pelo HPV13.

O estudo de Simonato (2006)15 apresenta que o HPV infecta as células epiteliais e causa, na maior parte das vezes, proliferações epiteliais benignas na pele e em mucosas, denominadas de verrugas. Porém, em alguns casos estas alterações podem ser malignas pelo efeito carcinogênico de alguns subtipos de HPV. A carcinogênese pelo HPV resulta da expressão de dois genes virais, E6 e E7 que interferem com a função das proteínas Rb e p53 da célula hospedeira. A proteína E6 estimula a degradação da proteína p53 que são consideradas críticas para o desenvolvimento de tumores, uma vez que essa proteína está relacionada ao controle do ciclo celular, principalmente ao induzir apoptose quando ocorre alguma alteração nuclear.

A susceptibilidade genética do indivíduo é, sem dúvida, um dos fatores mais importantes que estão associados à gênese do câncer bucal e sua relação com HPV23,24. Na carcinogênese, o HPV, provavelmente, infecta as células da camada basal dos epitélios através de micro-lesões Ao se dividirem, algumas células permanecem na camada basal e outras continuam o processo de diferenciação nas camadas superiores. Contudo, o vírus necessita que a célula apresente certo grau de diferenciação para a formação do capsídeo, pois, o promotor para a transcrição do RNAm da proteína formadora deste, é mediada apenas em células diferenciadas. Os anticorpos para a proteína p53 apenas reagem com a forma mutante desta proteína, neste caso demonstrando um alto grau de proliferação e avanço das alterações celulares por incorporação do genoma viral ao fucionamento celular.

Com o avanço da tecnologia e o advento de novas técnicas moleculares, a detecção de HPV tornou-se cada vez mais precisa, permitindo correlacionar o vírus ao desenvolvimento de alguns tipos de câncer, com maior ênfase para o carcinoma espinocelular bucal. Apesar da grande variedade de técnicas de biologia molecular empregadas para detecção do HPV, como captura híbrida, ensaios de Southern , Northern e dot blot, hibridização in situ, o nosso estudo concluiu que a reação em cadeia da polimerase (PCR) é a mais eficaz na identificação15. A nPCR, conhecida como Nester-PCR, é uma técnica considerada altamente sensível para a detecção do HPV, uma vez que detecta o vírus mesmo quando existe um número pequeno de cópias de DNA viral, sendo bastante eficaz em estudos com tecido parafinado.

 

CONCLUSÕES

São necessários estudos que permitam considerar o HPV como agente causal do carcinoma epidermóide bucal, pois, na literatura a presença de diversos carcinógenos, atuando concomitantemente, impede conclusões precisas e apontam para uma ação sinérgica do HPV com outros carcinógenos que de fato potencializaria o desenvolvimento de uma neoplasia maligna.

 

REFERÊNCIAS

1 Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atencão a Saúde. Instituto Nacional de Câncer. Coordenalão de Prevenção e Vigilância. Estimativa 2012: Incidência de câncer no Brasil. Rio de Janeiro: INCA; 2013.         [ Links ]

2 Hennessey, P. T.; Westra, W.H; Califano, J.A. Human papillomavirus and head and neck squamous cell carcinoma: recent evidence and clinical implications. J Dent Res, v. 88, p. 300-6, 2009.

3 Miller C.S., Johnstone B.M.. Human papillomavirus as a risk for oral squamous cell carcinoma, 1982-1997. Oral Surg Oral Med Oral Pathol Oral Radiol Endod. 2001;91:622-35.

4 Ha P.K., Califano J.A., The role of human papillomavirus in oral carcinogenesis. Crit Rev Oral Biol Med 2004;15(4):188-96.

5 Zhang Z.Y., Sdek P., Cao J., Chen W.T., Human papillomavirus type 16 and 18 DNA in oral squamous cell carcinoma and normal mucosa. Int J Oral Maxillofac Surg 2004;33(1):71–4.

6 Rivero E.R.C., Nunes F.D., HPV in oral squamous cell carcinomas of a Brazilian population: amplification by PCR. Braz Oral Res 2006;20(1):21-4.

7 Ibieta B.R., Lizano M., Frias-Mendivil M., Barrera J.L., Carrillo A., Ruiz- Godoy L.M., et al. Human papilloma virus in oral squamous cell carcinoma in Mexican population. Oral Surg Oral Med Oral Pathol Oral Radiol Endod 2005;99(3):311-5.

8 Campisi G., Giovannelli L., Calvino F., Matranga D., Colella G., Di Liberto C., et al. HPV infection in relation to OSCC histological grading and TNM stage. Evaluation by traditional statistics and fuzzy logic model. Oral Oncol 2006;42(6):638-45.

9 Correnti M., Rivera H., Cavazza M.E., Detection of human papillomaviruses of high oncogenic potential in oral squamous cell carcinoma in a Venezuelan population. Oral Dis 2004;10(3):163–6.

10 Tachezy R., Klozar J., Salakova M., Smith E., Turek L., Betka J., et al. HPV and other risk factors of oral cavity/oropharyngeal cancer in the Czeh Republic. Oral Dis 2005;11(3):181–5.

11 Nemes J.A., Deli L., Nemes Z., Marton I.J., Expression of p16INK4A, p53, and Rb proteins are independent from the presence of human papillomavirus genes in oral squamous cell carcinoma. Oral Surg Oral Med Oral Pathol Oral Radiol Endod 2006;102(3):344-52.

12 Cruz I.B., Snijders P.J., Steenbergen R.D., Meijer C.J., Snow G.B., Walboomers JM, et al. Age-dependence of human papillomavirus DNA presence in oral squamous cell carcinomas. Eur J Cancer B Oral Oncol 2006;32B(1):55-62.

13 Smith E.M., Ritchie J.M., Summersgill K.F., Klusmann J.P., Lee J.H., Wang D., et al. Age, sexual behavior and human papillomavirus infection in oral cavity and oropharyngeal cancers. Int J Cancer 2004;108(5):766–72.

14 Ritchie J.M., Smith E.M., Summersgill K.F., Hoffman H.T., Wang D., Klussmann J.P., et al. Human papillomavirus infection as a prognostic factor in carcinomas of the oral cavity and oropharynx. Int J Cancer 2003;104(3): 336–44.

15 Simonato, L.S. Detecção do HPV por nPCR em carcinomas epidermóides de assoalho bucal e sua correlação com variáveis clínico-patológicas, fatores de risco e sobrevida, Araçatuba, SP, 2006.

16 Monsele, J.C., Barancelli M., Silva, S.O., Carli, J.P., Trentin, M.S., Linden, M.S.S., Kreutz, L.C.,Silveira, D.A. Application of the PCR method for identification of the HPV in squamous cell carcinoma of the oral cavity. Revista Odonto v. 17, n. 34, jul./dez. 2009.

17 Sisk E.A., Bradford C.R., Jacob A., Yian C.H., Staton K.M., Tang G., et al. Human papillomavirus infection in "young" versus "old" patients with squamous cell carcinoma of the head and neck. Head Neck 2000;22(7):649–57.

18 Demathé, A., Bernabá D.G., Garcia, J.F., Nunes, C.M.,Miyahara, G.I., Comparison between two methods for human papilomavírus DNA detection in lip squamous cell carcinoma Araçatuba, SP, 2010. 19 Reis, T.A., Detecção do HPV (papiloma Vírus Humano) em carcinoma epidermoide bucal: Estudo Caso-Controle, Uberlândia, SP, 2009.

20 Marciano, T.L., Miyahara, G.I., Demathé,A., Camilo Júnior, D.,Biasoli, E.R.,Estudo Comparativo entre a Presença do DNA do Papilomavírus Humano Dtectado Através da PCR e a Coilocitose em Pacientes com Carcinoma Epidermóide de Boca. Araçatuba, SP, 2009.

21 Gillison ML, Koch WM, Capone RB, Spafford M, Westra WH, Wu L, et al. Evidence for a causal association between human papillomavirus and a subset of head and neck cancers. J Natl Cancer Inst 2000;92(9):709–20.

22 Bouda M, Gorgoulis VG, Kastrinakis NG, Giannoudis A, Tsoli E, Danassi-Afentaki D, et al. "High risk" HPV types are frequently detected in potentially malignant and malignant oral lesions, but not in normal oral mucosa. Mod Pathol 2000;13(6):644–53.

23 Uobe K, Masuno K, Fang YR, Li LJ, Wen YM, Ueda Y, et al. Detection of HPV in Japanese and Chinese oral carcinomas by in situ PCR. Oral Oncol 2001;37(2):146-52.

24 Nagpal JK, Patnaik S, Das BR. Prevalence of high-risk human papilloma virus types and its association with p53 codon 72 polymorphism in tobacco addicted oral squamous cell carcinoma (OSCC) patients of Eastern Indian. Int J Cancer 2002;97(5):649-53.

25 Ringstrom E, Peters E, Hasegawa M, Posner M, Liu M, Kelsey KT. Human papillomavirus type 16 and squamous cell carcinoma of the head and neck. Clin Cancer Res 2002;8(10):3187–92.

26 Chang JY, Lin MC, Chiang CP. High-risk human papillomaviruses may have an important role in non-oral habits-associated oral squamous cell carcinomas in Taiwan. Am J Clin Pathol 2003;120(6):909–16.

27 Ritchie JM, Smith EM, Summersgill KF, Hoffman HT, Wang D, Klussmann JP, et al. Human papillomavirus infection as a prognostic factor in carcinomas of the oral cavity and oropharynx. Int J Cancer 2003;104(3): 336–44.

28 Sugiyama M, Bhamal UK, Dohmen T, Ono S,Miyauchi M, Ishikawa T. Detection of human papillomavirus-16 and HPV-18 DNA in normal, dysplastic, and malignant oral epithelium. Oral Surg Oral Med Oral Pathol Oral Radiol Endod 2003;95(5):594-600.

29 Baez A, Almodovar JI, Cantor A, Celestin F, Cruz-Cruz L, Fonseca S, et al. High frequency of HPV 16-associated head and neck squamous et al. High frequency of HPV 16-associated head and neck squamous cell carcinoma in the Puerto Rican population. Head Neck 2004;26(9):778-84.

30 Liang, X.H.; Lewis, J.; Foote, R. et al. Prevalence and significance of human papillomavirus in oral tongue cancer: the Mayo Clinic experience. J Oral Maxillofac Surg, v. 66, p. 1875-80, 2008.

 

 

Endereço para correspondência:
Ana Paula Veras Sobral – Rua Monte Alverne, 107/05
Hipódromo – Recife/PE
CEP: 52.041-610
Universidade de Pernambuco – Faculdade de Odontologia de Pernambuco
Profa. Dra. Ana Paula Veras Sobral
Av. General Newton Cavalcanti, 1650, Tabatinga
Camaragibe / PE / Brasil
CEP: 54.753-220
e-mail:
anapvsobral@hotmail.com