SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial

versão On-line ISSN 1808-5210

Rev. cir. traumatol. buco-maxilo-fac. vol.14 no.3 Camaragibe Jul./Set. 2014

 

 

Cisto ósseo simples-relatos de casos

 

Simple bone cyst-case reports

 

 

Francesco Salvatore MannarinoI; Luis Fernando de Oliveira GorlaII; Mario Francisco Real GabrielliIII;Eduardo Hochuli-VieiraIV; Marisa Aparecida Cabrini GabrielliV; Valfrido Antônio Pereira FilhoVI

I DDS - Residente, Departamento de Cirurgia e diagnóstico, Faculdade de Odontologia de Araraquara, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara, SP, Brasil;
IIDDS - Estagiário, Departamento de Diagnóstico Oral, Faculdade de Odontologia de Araraquara, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara, SP, Brasil;
III DDS, MD, PhD - Professor titular, Departamento de Diagnóstico Oral, Faculdade de Odontologia de Araraquara, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara, SP, Brasil;
IV DDS, PhD - Professor assistente, Departamento de Diagnóstico Oral, Faculdade de Odontologia de Araraquara, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara, SP, Brasil;
VDDS, PhD - Professora livre-docente, Departamento de Diagnóstico Oral, Faculdade de Odontologia de Araraquara, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara, SP, Brasil;
VIDDS, PhD - Professor assistente, Departamento de Diagnóstico Oral, Faculdade de Odontologia de Araraquara, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara, SP, Brasil.

Endereço para correspondência

 

 


RESUMO

Geralmente diagnosticado em radiografias de rotina, o cisto ósseo simples ocorre com pouca freqüência. A etiologia é desconhecida e o diagnóstico diferencial pode estar associado com cisto dentígero, tumor odontogênico ceratocístico, tumor odontogênico adenomatóide, ameloblastoma e granuloma central de células gigantes. O tratamento é cirúrgico, através de perfuração do osso cortical. Na maioria dos casos, de uma cavidade vazia, sem qualquer cápsula ou revestimento epitelial, são encontrados, mas pode ter conteúdo líquido. A perfuração do osso cortical mandibular provoca uma resposta que resulta com a reparação óssea da cavidade vazia. Este artigo analisa o assunto e apresenta dois casos desta entidade e discute os possíveis fatores interferentes no processo de cura da lesão.

Descritores: cisto ósseo simples cisto solitário, cisto ósseo traumático.


ABSTRACT

Usually diagnosed in routine radiographs, the simple bone cyst occurs infrequently. Etiology is unknown and differential diagnosis has to be made with dentigerous cyst, keratocystic odontogenic tumor, adenomatoid odontogenic tumor, ameloblastoma and central giant cell granuloma. Treatment is surgical, by perforating the cortical bone. In most cases an empty cavity, without any capsule or epithelial covering, is encountered, but it may have a liquid content. Perforation of the mandibular cortical bone elicits a response that results in bone repair of the empty cavity. This article reviews the subject and presents two cases of this entity and discusses the possible factors that could interfere in healing course.

Descriptors: Simple bone cyst Solitary cyst, Traumatic bone cyst.


 

 

INTRODUÇÃO

O cisto ósseo simples (COS) é uma lesão intra-óssea benigna, sem cápsula epitelial, que se apresenta como uma cavidade vazia ou comconteúdo líquido seroso ou sero-sanguinolento. Ele é chamado cisto incorretamente, uma vez que não têm as características morfológicas de cisto, tal como uma cápsula ou revestimento epitelial1. Assim, alguns autores preferem o termo pseudocisto1. Sinônimos têm sido descritos para esta entidade, tais como cisto hemorrágico, cisto ósseo progressivo, cisto ósseo unicameral, cavidade óssea idiopática, cisto essencial, cisto ósseo traumático e cisto ósseo solitário1. A variedade de denominações reflete a incerteza sobre a etiologia da lesão2,3. Embora a classificação da Organização Mundial de saúde a considere como cisto ósseo simples1, a denominação mais comumente utilizada é cisto ósseo traumático4.

A localização do COS mais comum é em ossos longos, correspondendo a 90% dos casos5. O acometimento em ossos gnáticos ocorre em apenas 10% dos casos4, embora Neville et al6 afirmem que é mais comum nos maxilares em relação ao relatado na literatura. O COS representa aproximadamente 1,1% de todos os cistos nos ossos gnáticos, sendo a mandíbula mais frequentemente afetada em relação à maxila.2,4 O corpo da mandíbula é a região mais afetada, seguida pela sínfise. Poucos casos podem ser encontrados no ramo, côndilo ou maxila6,7. A idade mais comum é a segunda década de vida2,7. De acordo com revisão de série de casos, o acometimento é de 1:1 em relação ao gênero4, embora alguns estudos mostrem maior prevalência em homens caucasianos3,5.

A etiologia e patogênese são amplamente discutidas na literatura, mas não são totalmente conhecidas3,5. Hipóteses como infecção de baixo grau, alterações locais no crescimento ósseo, obstrução venosa, aumento da osteólise, hemorragia intramedular, isquemia local, alterações no metabolismo do cálcio, trauma ou uma combinação desses fatores são levantados na literatura4,7,8. Entre estes, os mais citados são alterações do crescimento ósseo e trauma / hemorragia intramedular, sendo este último o mais aceito. De acordo com esta teoria, o trauma que é insuficiente para fraturar o osso pode causar um hematoma intramedular e este, ao coagular, atua desorganizando a reparação óssea degenerando-se e resultando em uma cavidade cística4.

COS são às vezes encontrados em associação a uma variedade de lesões neoplásicas, incluindo granuloma central de células gigantes, cisto ósseo aneurismático e displasia fibro-óssea ou cementoóssea6,8,9,10. Na maioria dos casos eles são assintomáticos, sendo achados radiográficos de rotina2,4. Há grande incidência de pacientes acometidos em Ortodontia, devido à alta frequência do uso de radiografias de rotina, aumentando a detecção desta lesão28. Em 10 a 30% dos casos, a dor está associada à lesão2,3,7,10. Foram relatadas, ainda, a sensibilidade dentinária7, parestesia1,2,4, fístula3, atraso na erupção de um dente permanente8, deslocamento do canal alveolar inferior e fratura mandibular patológica9. A expansão cortical pode ser vista em cerca de 20% dos casos6. Dentes adjacentes mantêm a sua vitalidade pulpar sem mobilidade, deslocamento ou reabsorção radicular2,7,8. Parestesia e dor quando presentes se devem ao envolvimento da terceira divisão do nervo trigêmeo, geralmente reversíveis após o tratamento adequado9.

As radiografias mostram geralmente uma área radiotransparente unilocular, que é irregular e limitada por um halo cortical fino bem definido na periferia, muitas vezes contornando as raízes dos dentes adjacentes. Expansão em corticais ósseas bucal e/ ou lingual pode ser observada em alguns casos através de tomografia computadorizada2,3,4,10.

O COS apresenta-se clinicamente como uma cavidade vazia ou contendo líquido discreto. Por vezes, uma camada fina de tecido conjuntivo pode ser encontrada revestindo a cavidade. Essa camada é composta por fibras colágenas e ausência decápsula epitelial. Numerosos fibroblastos e células gigantes estão por vezes presentes, bem como osteogênese, com abundância de osteoblastos. A presença colesterol também foi descrita4, bem como áreas de necrose no interior da lesão4,6.

Pelas características radiográficas do cisto ósseo simples, embora sugestivas, não são suficientes para o diagnóstico e podem assemelhar-se uma grande variedade de lesões nos maxilares6. Entidades patológicas diversas, como cisto periodontal lateral, granuloma central de células gigantes, fibroma ameloblástico, cisto dentígero, tumor odontogênico queratocístico, tumor odontogênico adenomatóide e ameloblastoma podem ser incluídas quando da hipótese diagnóstica inicial6,9. O diagnóstico definitivo é invariavelmente determinado pelo conjunto de informações coletadas em anamnese, exame físico, exame radiográfico e trans-operatório. Neste último, deve atender aos critérios definidos por Rushton, em 19465. São eles: Único cisto, sem revestimento epitelial, cavidade vazia ou contendo escasso líquido sanguinolento. Cura espontânea é relatada na literatura, questionando a real necessidade de tratamento cirúrgico9. A maioria dos autores refere que a cirurgia é necessária porque ela é responsável pela confirmação diagnóstica6,7,9.

O tratamento consiste na exploração cirúrgica e curetagem das paredes da cavidade6,9. O enchimento da cavidade com sangue, que invariavelmente ocorre devido ao procedimento cirúrgico, induz a formação de osso e de reparação da cavidade em 6 a 12 meses ou mais, dependendo do tamanho do lesão7,9. O prognóstico é excelente com baixa recorrência ao primeiro ano pós-operatório2,5,7,9. O objetivo deste estudo é descrever comportamentos diferentes entre dois casos de cisto ósseo simples.

 

RELATO DE CASO

CASO I

Paciente gênero masculino, 15 anos, caucasiano, foi encaminhado por seu ortodontista para a disciplina de Cirurgia Bucomaxilofacial, da Universidade Estadual Paulista-UNESP em Araraquara, após a detecção de uma grande área radiotransparente no corpo mandibular detectado em radiografia inicial de rotina. O paciente havia história de ter sido vítima de trauma por objeto contundente há cinco anos. Ao exame físico, não havia expansão cortical óssea, assimetria facial ou qualquer alteração em tecidos moles sobrejacentes. Os dentes adjacentes apresentaram-se com vitalidade pulpar preservada. Como características radiográficas havia área radiotransparente de contornos irregulares contornando as raízes dentárias de limites bem definidos, que se estendiam da distal do segundo pré-molar a área distal do primeiro molar. Não havia reabsorção radicular ou deslocamentos dentários. O resultado da biopsia incisional por curetagem, após punção aspirativa da cavidade óssea (saída de líquido sanguinolento escasso), revelou ausência de tecido epitelial, fina cápsula de tecido conjuntivo e presença de células do sangue. O paciente permaneceu em acompanhamento clínico-radiográfico por 24 meses, com discreta mudança nas dimensões da lesão. Os dentes permaneceram vitais. (Figura 1).

 

 

 

CASO II

Paciente gênero masculino, 20 anos, caucasiano, foi encaminhado por seu ortodontista após a detecção de área radiotransparente extensa envolvendo corpo e ramo mandibular em radiografia panorâmica de rotina. O paciente é atleta profissional de esporte de contato – futebol. A lesão era assintomática e não havia expansão cortical óssea palpável ou assimetria facial bem como ausência de alteração em exame de vitalidade pulpar em dentes adjacentes. O exame radiográfico mostrou área radiotransparente contornando as raízes dentárias, indo de canino inferior direito ao ramo mandibular ascendente ipsilateral até altura da incisura mandibular. Ausência de reabsorções ou deslocamentos dentários. O procedimento cirúrgico revelou uma cavidade vazia livre de fluidos, tendo como resultado histopatológico ausência de epitélio, tecido conjuntivo escasso e células do sangue. O tratamento instituído foi ostectomia e abertura da lesão. Após 24 meses, houve regeneração óssea completa. Todos os dentes permaneceram vitais durante o período estudado. (Figura 2).

 

 

 

DISCUSSÃO

A variedade de nomes que aparecem na literatura para o cisto ósseo simples mostra a incerteza sobre a sua etiologia3. Esta entidade é mais frequentemente chamada cisto ósseo traumático devido à teoria etiológica mais aceita4.

Assim, o trauma que é insuficiente para causar uma fratura do osso pode resultar em hemorragia intramedular; assim, grandes coágulos de sangue podem falhar ao se organizarem e, posteriormente, degenerarem produzindo um cavidade óssea4,9. Ambos os casos apresentados são compatíveis com tal etiologia, tendo história de trauma mandibular prévio.

Em relação à prevalência, a literatura descreve maior frequência durante a segunda década de vida4,10,20 como nos casos apresentados, em que as lesões também foram localizadas no local mais comumente encontrado, que é o corpo mandibular2,4,7. O acometimento mandibular pelo COS foi de 98% em série de 44 casos estudados3, enquanto Harnet e cols4 encontraram 75% de envolvimento mandibular em revisão da literatura.

O cisto ósseo simples é geralmente assintomático2,6,7 e dentes adjacentes são vitais, sem mobilidade, deslocamento ou reabsorção radicular2,4,5,7. Nos dois casos apresentados, ambos foram detectados em exame radiográfico de rotina. Este é um meio comum de detecção que, geralmente, levanta a hipótese diagnóstica mais frequentemente8.

Embora sugestivo, o exame radiográfico não é suficiente para fechar o diagnóstico6, o que é confirmado durante a cirurgia, quando uma cavidade óssea vazia, sem revestimento epitelial, que pode conter algum líquido, é encontrada. Em ambos os pacientes relatados houve uma cavidade vazia, sendo que em um deles foi encontrado fluido sanguíneo escasso no interior da lesão.

O tratamento foi abertura da cavidade óssea em ambos os casos. Essa é a modalidade de tratamento mais atualmente aceita2,3,7,8,9. A abertura da cavidade promove depósito de sangue, seguido de organização do coágulo e neoformação óssea9. No caso I, a cavidade óssea foi curetada em toda sua extensão, devido ao tamanho menor e acesso em todas as áreas através de pequena ostectomia. Já no caso II, devido às maiores dimensões, o tratamento instituído foi somente ostectomia sem curetagem.

Interessantemente, a cavidade óssea menor não reparou completamente, apesar de ter sido curetada, enquanto a maior cavidade progrediu com maior neoformação óssea e mais rapidamente, tendo recebido somente abertura da lesão sem curetagem. Isto sugere que as características individuais desempenham um papel importante na reparação óssea em áreas de cistos ósseos simples, apesar do tamanho da cavidade.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Ambos os casos apresentados foram compatíveis com as características descritas na literatura. A etiologia provável foi trauma para ambos e o diagnóstico só poderia ser confirmado durante os procedimentos de biópsia. No entanto, o comportamento após tratamento foi muito mais favorável para o paciente com a lesão óssea maior, que não foi curetada, quando o oposto era para ser esperado. Isto sugere que outros fatores, que não a extensão da lesão influenciam no resultado da terapêutica empregada. Fatores individuais e diferenças no metabolismo ósseo podem estar envolvidos em tal resposta e mais conhecimento sobre a fisiopatologia do processo se faz necessária para orientar o tratamento.

 

REFERÊNCIAS

1. Barnes L, Eveson JW, Reichart P. World Health Organization Classification of Tumours: Head and Neck Tumours. Lyon: IARC Press, 2005; 327.         [ Links ]

2. Howe GL. Hemorrhagic cysts of the mandible. Br J Oral Surg 1965; 3:55-75.

3. Copete MA, Kawamata A,. Langlais RP. Solitary bone cyst of the jaws. Radiographic review of 44 cases. Oral Surg 1998; 85(2):221-5.

4. Harnet JC, Lombardi T, Klewansky P, et al. Solitary bone cyst of the jaws: a review of the etiopathogenic hypotheses. J Oral Maxillofac Surg 2008; 66(11):2345–48.

5. Rushton MA. Solitary bone cysts in the mandible. Br Dent J 1946; 81:37-49.

6. Neville BW, Damm DD, AlIen CM, et al. Patologia Óssea. In: Neville BW, Damm DD, Allen CM, Bouquot JE. eds. Patologia Oral Maxilofacial. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009; 633-36.

7. Hansen L, Sapone J, Sproat R. Traumatic bone cysts of jaws. Report of sixty-six cases. Oral Surg 1974; 37:899-910.

8. Guerra ENS, Damante JH, Janson GRP. Relação entre o tratamento ortodôntico e o diagnóstico do cisto ósseo traumático. Rev Dental Press Ortodon Ortop Facial 2003; 8(2):41-8.

9. Kumar ND, Sherubin JE, Raman U, Shettar S. Solitary bone cyst. Indian J Dent Res 2011; 22(1):172-4.

10. Cortell-Ballester I, Figueiredo R, Berini-Aytés L, et al. Traumatic bone cyst: a retrospective study of 21 cases. Med Oral Patol Oral Cir Bucal 2009; 14(5):239-43.

 

 

Endereço para correspondência:
Francesco Salvatore Mannarino
Departamento de Diagnóstico Oral,
Faculdade de Odontologia de Araraquara,
Universidade Estadual Paulista - UNESP;
Rua Humaitá, 1680, 2º andar, Araraquara, SP.
CEP 14801-903, Brasil

e-mail:
fsmannarino@yahoo.com.br

 

Recebido em 15/01/2014
Aprovado em 26/02/2014