SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número4 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial

versão On-line ISSN 1808-5210

Rev. cir. traumatol. buco-maxilo-fac. vol.14 no.4 Camaragibe Out./Dez. 2014

 

 

Tratamento cirúrgico de granuloma central de celulas gigantes agressivo em maxilacom acesso weber ferguson: relato de caso

 

Surgical treatment of aggressive central giant cell granuloma on the jaw using the Weber Ferguson approach: a case report

 

 

Radamés Bezerra MeloI; Priscilla Flores SilvaII; Fábio Luiz Neves GonçalvesIII; Alysson Lopes RodriguesIV; Helder Antonio Rebelo PontesV

I Cirurgião-dentista pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Residente em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial do Hospital Universitário João de Barros Barreto (UFPA).
II Cirurgião Buco-Maxilo-Facial pelo Hospital Universitário Oswaldo Cruz (UPE); Staff da Residência de Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo- Facial do Hospital Univesrsitário João de Barros Barreto (UFPA).
III Cirurgiã Buco-Maxilo-Facial pelo Hospital da Restauração(SES/PE); Staff da Residência de Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-Facial do Hospital Universitário João de Barros Barreto(UFPA).
IV Cirurgião Oncológico pelo Instituto do Cancêr Arnaldo Vieira de Carvalho, São Paulo/SP. Staff da residência de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial e Cirurgia Geral na área de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital Universitário João de Barros Barreto (UFPA).
V Doutor em Odontologia (Patologia Bucal) pela Universidade de São Paulo – USP. Coordenador da Residência de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial do Hospital Universitário João de Barros Barreto (UFPA).

Endereço para correspondência

 

 


RESUMO

O Granuloma central de células gigantes (GCCG) é uma entidade não neoplásica, tendo em vista suas características clínicas e imaginológicas faz-se a definição do padrão da lesão em agressiva ou não-agressiva que irá determinar o tratamento de escolha, quando agressiva causa destruição óssea considerável. O presente trabalho visa relatar um caso clínico de Granuloma Central de Células Gigantes agressiva em maxila com tratamento cirúrgico de enucleação com acesso cirúrgico de Weber Ferguson, atualmente esse paciente encontra-se com dezoito meses de acompanhamento sem sinais de recidiva.

Descritores: células gigantes, granuloma, ossos faciais.


ABSTRACT

Central giant cell granuloma is a non-neoplastic entity in which the clinical and imaging characterisitics identify the injury as an aggressive or nonaggressive lesion, a distinction that will determine the choice of treatment, bearing in mind that the aggressive form may cause significant bone destruction. This paper describes a case of aggressive central giant cell granuloma in the maxilla treated surgically using the Weber Ferguson approach. After eighteen months of follow-up the patient shows no signs of recurrence.

Descriptors: giant-cells, granuloma, facial bones.


 

 

INTRODUÇÃO

OGranuloma central de células gigantes (GCCG), também denominado Lesão Central de Células Gigantes, é uma patologiaincomum, encontrada na região maxilofacial correspondendo a menos de 7% de todas a lesões benignas dos maxilares. Consiste em um processo proliferativo benigno não-neoplásico comumente encontrado em crianças ou adultos jovens, sendo mais comum em mulheres do que em homens1.

A etiologia da GCCG é incerta. Acredita-se que ela possa envolver tanto causas locais quanto sistêmicas. As causas locais incluem traumas e insultos vasculares, que produziriam hemorragia intramedular com consequente reação do tecido conjuntivo a substituí-lo. Dentre as causas sistêmicas, à associação com síndromes, como: a Neurofibromatose I e Síndrome de Noona 2.

O presente trabalho relata um casso de GCCG agressivo em maxila com tratamento cirúrgico através de acesso de Weber Ferguson para exérese da lesão.

 

RELATO DE CASO

Um paciente do gênero masculino de 18 anos de idade, cor parda, procurou o serviço de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do Hospital Universitário João de Barros Barreto (UFPa) para avaliação de assimetria facial às custas de um aumento de volume assintomático, firme à palpação na região anterior de maxila no lado esquerdo, com tempo de evolução de aproximadamente um ano causando apagamento do sulco nasogeniano e levantamento da asa nasal, no exame físico intraoral , observou-se tumefação ulcerada sangrante em região vestibular de maxila, lado esquerdo, de limites irregulares, com aproximadamente 10 cm no maior diâmetro, estendendo-se entre os elementos dentais 13 e 14. Ao exame tomográfico, observou-se área hiperdensa em região anterior de maxila invadindo seio maxilar esquerdo. (Figura 1)

Realizou-se biópsia incisional da lesão e a peça coletada enviada para análise histopatológica que apresentou hipótese diagnóstica de Granuloma Central de Células Gigantes.

O procedimento cirúrgico foi realizado sob anestesia geral, realizado acesso de Weber Ferguson, a lesão foi totalmente enucleada, a membrana do seio maxilar e os elementos dentais 13 e 14 foram removidos a fim de se evitar recidiva da lesão. (Figura 2) Atualmente, o paciente encontra-se em acompanhamento pós-operatório de dezoito meses, observando-se a presença da cicatriz do acesso cirúrgico, e ausência de sinais de lesão nos exames imagiológicos pós operatórios, pode ser verificado o potencial agressivo da lesão nos exames de imagem pós operatórios.(Figura 3).

 

 

 

 

 

 

 

DISCUSSÃO

A natureza do GCCG é controversa. Existe uma grande quantidade de casos associados ao trauma ósseo, tais como exodontia e trauma local3. A maioria dos GCCG dos maxilares são de origem idiopática. Menos frequentemente, eles podem ser associados ao hiperparatireoidismo, querubismo, doença de Paget, ou Sindrome de Noonan.2 O paciente em questão não possuía qualquer evidência bioquímica ou radiológica de hiperparatireidismo, nem qualquer característica que pudesse ser enquadrada nas síndromes ou demais condições sistêmicas elucidadas.

Os GCCG foram classificados como agressivos e não-agressivos. A maioria dos casos apresenta-se como lesões assintomáticas, de crescimento lento e sem perfuração de corticais ósseas, sendo classificados como não-agressivos. As lesões agressivas são caracterizadas por um crescimento rápido, dor, expansão óssea ou perfuração de corticais, reabsorção radicular e mobilidade dental. Nas lesões agressivas, a recorrência é comum. No presente caso, temos uma lesão agressiva com crescimento rápido, rompimento da cortical óssea vestibular maxilar, alterações da mucosa oral e mobilidade dentária. 4,1

Histologicamente, os GCCG caracterizam-se pela proliferação de células redondas, fusiformes e ovaladas, com numerosas células gigantes multinucleadas, dispersas em um estroma de tecido conjuntivo de densidade variável e, por vezes, intimamente associados a vasos sanguíneos. Há raras figuras de mitose, sem atipia, e material osteóide, além de depósitos de hemossiderina 4,5. Acredita-se, que lesões com padrão uniforme de distribuição das células gigantes multinucleadas grandes e estroma bem celularizado possam ser diagnosticadas como agressivas.Radiograficamente, o GCCG apresentase como áreas radiolúcidas uni ou multiloculares, com bordas irregulares ou relativamente regulares. No caso abordado, observamos ao exame tomográfico uma imagem hiperdensa no interior do seio maxilar esquerdo bem definida(Fig. 1c), e os cortes histógicos revelando tecido conjuntivo eritematoso e fusiforme exibindo grupos de células gigantes multinucleadas, células em forma ovoide ou ovalada, áreas de hemorragia. (Figura 2b)

O GCCG é uma lesão incomum que ocorre mais frequentemente no gênero feminino. Apesar de ser encontrada em todos os grupos etários, a maioria dos casos aparecem antes dos 30 anos. A mandíbula é mais frequentemente envolvida do que a maxila com uma relação mandíbula/maxila de 2:1 . Na maxila, a região anterior é geralmente mais afetada, enquanto na mandíbula não se é demonstrado maior incidência posterior ou anterior. 4,5,6

O tumor marrom do hiperparatireoidismo é indistinguível clinicamente e radiograficamente doGCCG, fazendo-se necessários exames laboratoriais para confirmação do diagnóstico. Níveis séricos aumentados de cálcio, fósforo e fosfatase alcalina acusam distúrbios endócrinos e, nessa circunstância, a lesão pode ser diagnosticada como tumor marrom do hiperparatireoidismo7. No presente caso, tais exames laboratoriais não demostraram nenhuma alteração, podendo a hipótese de associação com o hiperparatireoidismo ser descartada.

Tradicionalmente, a cirurgia é o tratamento de escolha para GCCG e a extensão da cirurgia varia de curetagem com ou sem adjuvante, tais como: crioterapia, ostectomia periférica, solução de Carnoy ou ressecção em bloco, resultando em diferentes graus de deformidade. Dentre os métodos não-cirúrgicos propostos para tratar o GCCG relata-se radioterapia, calcitonina sistêmica,injeção intralesional com corticoides e o uso de interferon sistêmico.4,6,8 A ressecção deve ser o procedimento de escolha quando há lesões recorrentes e agressivas. Por ser geralmente encontrada em crianças e adultos jovens, considera-se a cirurgia, dependendo da área acometida, um método desfigurante.9,10 A opção da abordagem pelo acesso Weber Ferguson deveu-se à agressividade, extensão, localização em hemimaxila e natureza sangrante do GCCG, tornando possível a exérese da lesão em sua plenitude.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Existem uma variedade de tratamentos para GCCG discutidos na literatura, variando de tratamentos clínicos como injeções intralesionais de corticoides até ressecção óssea, sendo a curetagem o método mais tradicionalmente utilizado para esses casos. No presente caso, foi utilizada a curetagem agressiva através de um acesso cirúrgico de Weber Ferguson para uma boa exposição de toda a lesão e remoção completa da mesma a fim de garantir sua completa remoção e minimizar as chances de recidiva. Coloca-se em evidencia a boa visualização da lesão por esse acesso garantindo a remoção da lesão em sua totalidade.O presente relato de caso encontra-se com dezoito meses de acompanhamento pós operatório, não sendo observado quaisquer sinais de recidiva da lesão, clinico ou imagiológico até o momento.

 

REFERÊNCIAS

1. THRONDSON, R. R.; SEXTON, S. B. A mandibular central lesion with unusually rapid growth. Oral Surg. Oral Med. Oral Pathol. Oral Radiol. Endod 2004 Jul;98(1):4-9.         [ Links ]

2. LANGE, J.; ROSENBERG, A. J. W. P.; van den AKKER, H. P. et al., Treatment of central giant cell granuloma of the jaw with calcitonin. Int. J. oral Maxillofac. Surg. 1999 Oct;28(5):372-6.

3. Unal M, Karabacak T, Vayisog ̆lu Y, Bag ̆is ̧ HE, Pata YS, Akbas ̧ Y. Central giant cell reparative granuloma of the mandible caused by a molar tooth extraction: special reference to the manuever of drilling the surgical field. Int J Pediatr Otorhinolaryngol 2006 Apr;70(4):745-8.

4. Chuong R, Kaban LB, Kozakewich H, Perez- Atayde A. Central giant cell lesions of the jaws: a clinicopathologic study. J Oral Maxillofac Surg 1986 Sep;44(9):708-13.

5. de Lange J, van den Akker HP. Clinical and radiological features of central giant-cell lesions of the jaw. Oral Surg Oral Med Oral Pathol Oral Radiol Endod 2005 Apr;99(4):464-70.

6. Kruse-Lo ̈ sler B, Diallo R, Gaertner C, Mischke KL, Joos U, Kleinheinz J. Central giant cell granuloma of the jaws: a clinical, radi- ologic, and histopathologic study of 26 cases. Oral Surg Oral Med Oral Pathol Oral Radiol Endod 2006 Mar;101(3):346-54.

7. Liu B, Yu SF, Wu YT, Pang SZ. Central giant cell lesions of the jaws: a clinicopathological study of 31 cases. Zhonghua Kou Qiang Yi Xue Za Zhi 2005 Jan;40(1):67-9.

8. Tosco P, Tanteri G, Iaquinta C, Fasolis M, Roccia F, Sid Berrone Garzino-Demo P. Surgical treatment and reconstruction for central giant cell granuloma of the jaws: a review of 18 cases. J Craniomaxillofac Surg 2009 Oct;37(7):380-7.

9. Adornato MC, Paticoff KA. Intralesional corticosteroid injection for treatment of central giant-cell granuloma. J Am Dent Assoc. 2001 Feb;132(2):186-90.

10. Silva LF, Pimentel GC, Benevides BS, Parente JLC, Barbalho JCM. Combined Treatament of central giant cell granuloma through corticotherapy and enuleation: case report. Rev. Cir. Traumatol. Buco-Maxilo-Fac. 2013 out/ dez;13(4):09-14.

 

 

Endereço para correspondência:
Radamés Bezerra Melo
Rodovia dos Trabalhadores, 2000 / Casa 63
66635-894 Belém – PA Brasil

e-mail:
radamesbmelo@hotmail.com

 

Recebido para publicação: 26/06/2014
Aceito para publicação: 20/08/2014