SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número4 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial

versão On-line ISSN 1808-5210

Rev. cir. traumatol. buco-maxilo-fac. vol.14 no.4 Camaragibe Out./Dez. 2014

 

 

Sucesso da cirurgia perirradicular na resolução de infecção endodôntica persistente com controle tomográfico de 2 anos

 

Success of periradicular surgery in persistent endodontic infection resolution with CT control of 2 years

 

 

Maria Kaline Romeiro TeodoroI; Giselle Nevares Elgarten RochaI; Felipe XavierII; Flávia de Lima Cavalcanti SpinelliII; Luciana Ferraz GominhoIII; Diana Santana de AlbuquerqueIV

I Aluna do Doutorado em Odontologia da Universidade de Pernambuco –*UPE. Endereço: Avenida General Newton Cavalcanti, 1650. Tabatinga. Camaragibe –:PE.
II Egresso do curso de Mestrado em Odontologia da Universidade de Pernambuco –dUPE. Endereço: Avenida General Newton Cavalcanti, 1650. Tabatinga. Camaragibe –:PE.
III Doutora em Odontologia em área de Endodontia e Dentística tiUPE. Professora Adjunta da Disciplina de Endodontia na Universidade Federal de Campina Grande.
IV Doutora em Odontologia em Drea de Endodontia e Dentística tiUPE. Professora Adjunta da Disciplina de Endodontia na Faculdade de Odontologia de Pernambuco/Universidade de Pernambuco.

Endereço para correspondência

 

 


RESUMO

O presente relato de caso tem como objetivo descrever e discutir o tratamento de um dente incisivo central superior direito tratado endodonticamente, com presença de reabsorção radicular apical e radiolucencia periapical. Ao exame clínico a paciente se encontrava com fístula naregião apical da mucosa vestibular do referido dente. Ao exame por imagens a radiografia periapical e tomografia computadorizada conebeam, revelaram a presença de área radiolucida no terço apical, dentro do canal radicular, inacessível aos procedimentos do preparo químico-mecânico tornado o retratamento endodôntico incerto. Dessa forma, a cirurgia perirradicular foi a terapêutica instituída, com a realização da apicectomia, retropreparo e retrobturação do canal radicular, com uso de insertos ultrassônicos apropriados e do Agregado Trióxido Mineral (MTA), respectivamente. Após dois anos de proservação pôde-se observar o controle da infecção endodôntica. O tratamento foi considerado um sucesso, visto que a paciente se encontrava assintomática, com ausência de fístula e com regressão completa da radiolucencia periapical e neoformação ãssea. Pode-se concluir que a cirurgia perirradicular apresentou-se como um tratamento eficaz para a resolução do referido caso clínico, possibilitando um grau de desinfecção compatível com a cura perirradicular para o paciente.

Descritores: Periodontite apical crônica. MTA. Cirurgia parendodôntica. Reabsorção inflamatória.


ABSTRACT

This case report aims to describe and discuss the treatment of a right maxillary central incisor tooth, endodontically treated, with presence of an internal root resorption and periradicular radiolucency. On clinical examination the patient presented a sinus tract at the apical buccal mucosa of this tooth. The periapical radiograph and cone beam computed tomography detected the presence of radiolucent area inside root canal (apical third). This area showed to be inaccessible to adequate chemical-mechanical preparation, so, the endodontic retreatment would give an uncertain prognosis. Thus, the periradicular surgery was the indicated therapy for this case, including apicectomy, retropreparation and root canal retrofilling, with the use of appropriated ultrasonic inserts and Mineral trioxide aggregate (MTA), respectively. After two years of follow-up, the endodontic infection control was observed. The treatment was considered a success, as the patient was asymptomatic, with no sinus tract and with complete regression of periapical radiolucency and bone formation. It can be concluded that the periradicular surgery was an effective treatment for the patient, allowing a degree of disinfection compatible with periradicular cure.

Descriptors: Chronic apical periodontitis. MTA. Surgical endodontic. Inflammatory resorption.


 

 

INTRODUÇÃO

O tratamento endodôntico apresenta índices de sucesso acima de 90%1. Porsm, mesmo canais adequadamente tratados e com protocolos bem estabelecidos podem resultar em falhas2. Um dos principais fatores etiológicos dos insucessos tem origem microbiana, através da colonizauco por microorganismos que nã por microorganismos que nigemo primmria ou daqueles que resistiram ao tratamento endodôntico e recolonizaram o espaço do canal radicular3 e a dificuldade em selar completamente o sistema de canais radiculares3,4. Do ponto de vista endodôntico, toda vez que surge um insucesso, a opstema de canais radiculares canásicas: o retratamento convencional ou a cirurgia perirradicular, que quando bem indicados proporcionam um bom prognóstico.

A cirurgia perirradicular urum procedimento considerado, em muitos casos, como último recurso para a manuten em muitos casos, como ário. Dessa forma, visa a descontaminaantaminamanuten em muitos casos, como quando bem indicados proporcionam uôntico nãtico ntaminaantaminamanuten em muitos casos, como quando bem indicados proporcétproporcionar o reparo dos tecidos perirradiculares com possibilidade de remorcionar o reparo dos tecidos perirradápice radicular, da eliminatecidos perirradiculares com possibilidade des proporcionam um bom prognperiradicular surgery was a very effective possibility of treatment forsucesso da cirurgia perirradicular, diante de um insucesso do tratamento endodôntico realizado no elemento 11 com controle clontrole izado no el por um período de dois anos.

 

RELATO DE CASO

Paciente L.N.S, 17 anos, sexo feminino, melanoderma procurou tratamento odontológico tendo como queixa principal a presença de fístula persistente e o escurecimento do elemento dental 11.

Ao exame clinico, confirmou-se a presen escurfvidenciouse a presen escurecimento do elemento denta. Radiograficamente observou-se material obturador na cavidade pulpar do elemento 11, reabsorprognperiradicular surgery was o Rssea periapical circunscrita de forma arredondada no ápice do elemento. O material obturador se mostrava insuficiente e havia materradiolucida apical um tanto arredondada, dentro do canal radicular.

Os dados obtidos nos exames clínicos e radiográficos foram considerados inconclusivos para se estabelecer um plano de tratamento adequado. Desta forma, solicitou-se a tomografia computadorizada de feixe cônico e podese observar pode-hipodensa apical dentro do canal com aspecto arredondado, semelhante a uma reabsora reabsoradequano elemento 11 e imagem hipodensa circunscrita no fpice do mesmo elemento que se estendia àiraiz do 12 (figura 1). Devido às características radiogrrer mo e tomográficas do canal radicular deste dente, descartou-se o retratamento endodamento endoddeste dente, descartou-se o, pois concluiu-se que os instrumentos endodndod o, semelhante a uma reabsora reabsoradequadosorprognperiradicular surgery was a very desta forma a infec instrumentos endodndod o, semelhante a uma reabsora reabsoradequadoso-se pelo tratamento cirúrgico perirradicular.

 

 

 

Apis todos os exames pré todos orios, realizou- se acesso cirúrgico por incisãncisincisincisse aâminas de bisturi n. 11 e 15 e o retalho mucoperiosteal foi obtido com a cureta de Molt. Iniciou-se a osteotomia parcial com o cinzel e posteriormente com broca 1016 de haste longa irrigada por soluse report, allowing a degree of disinfeógico. Observou-se a loja óssea, a qual evidenciava um componente capsular cístico, de consistência firme, esfésfrme, esf escie externa lisa e exsudato de cor palha ou citrino. A curetagem da lesciou-se a osteotomia parcial com o cinzel e posteriormente com broca 1016 de haste longa irrigadao c stica. No elemento em quest de cor palha ou citrino. 3mm apicais radicular com a broca Zecrya (Dentsply Maillefer) em alta rotaotau-se a osteotomia parcial com o cinzel e posteriormente co do-se inserto ultrasso erto lar com a brocaHelse adaptado ao ultrassom EMS e retroobturado com MTA cinza Angelus®e.

A cavidade cirúrgica foi preenchida com sulfato de cálcio p.a diidratado misturado ao soro fisiológico. O retalho foi reposicionado e suturado com técnica de sutura de contende s com fio de seda 4-0 (Prolene, Ethicon, Sã Sicon, S S).

Em sete dias a sutura foi removida e a paciente relatou um póm sete dirio sem complicautura foi removida e a pacie do caso clído caso clplicfico semestral, durante dois anos. Após esse perí esse perdlise das imagens da segunda tomografia foi conclusiva evidenciando neoformação ossea com indicativo de reparo ósea com indião (Figura 2).

 

 

 

DISCUSSÃO

O insucesso endodôntico pode incluir situaeparo vida e a paciente relatou um pm aático pode incluir s as alterações iatrogênicas com a anatomia do canal original; ou microrganismo em proximidade da constristeotomia parcial com o Outras raza anatomia do encontradas em infec do extrarradicular, como placa bacteriana na superfície radicular apical (biofilme) ou bactérias dentro da própria lesão5. Embora suspeite-se que a infecque a infecue a infecu bactna superfrfanismo em proxça de espécies mais resistente no canal, há ampla evidência de que a principal raz infecu bactna suência bacteriana após o tratamento é oa possibilidade da infecraz infecu bactna superfáreas do sistema de canais radiculares que se mantêm inalteradas por instrumentos e substâncias antimicrobianas utilizadas para a irrigastque se mantfanismo em proximidade da constristeotomia parcial com o cinzel e posteriormeéicrreas distantes do canal principal, tais como canais laterais, ramificae da constristeotomia paúbulos dentinários6.

A persistência de bactérias tanto nos tecidos intrarradicular quanto perirradicular pode resultar em infectees refratárias ou recorrentes7. No caso aqui relatado o formato do canal no terço apical, se estendendo para palatina, como pode-se ver na imagem da primeira tomografia na figura 1 B, provavelmente dificultou o preparo desta regiterirradiculmaterial contaminado mantendo a patologia perirradicular. A resoluiterirínica por meio de retratamento ratamentico convencional foi descartada, em funavelmen provfunav dificuldades de efetuar a limpeza e modelagem do canal radicular at de efetuar a li, devido à possapicareabsorção radicular apical com expansaular apical que impediria a determinação determâã determinamico do forame apical, sua patência, debridamento e selamento. Com a cirurgia perirradicular pôcia, debridamento e selamento. Com a cirurgia perirradnico que foi determinante na elimina a cirurgiaidos e microrganismos alojados nesta ámicro.

Nesse contexto, a cirurgia perirradicular foi indicada como tratamento de eleiinfecteotomia parcial com o cinzel e posteriormente com broca 1016 de haste longa irrigada por soluse report, allowing a degrdebridamento e obturaurgia perirradicudo canal radicular, atravnal raretratamento endodar, aurgia perirradicular foi indicada como trat retropreparo apical e a obturarododar, aurgia perirradicularcira obtur promoveram a remoerrarododar, aurgiapersistentes da poristesododar, aurgia do dente 11 e o selamento com MTA aprisionou os eventuais microrganismos residuais no interior do canal radicular, evitando deste modo, agresstratamento de eleiinfecteotomia parcial com o cinzel e pos8. Reduzir e prevenir a contaminar, evitando deste modo, agresstratamento de eleiinfecteotomia parcial com sucesso.2,7

O selamento do sistema de canais radiculares durante a cirurgia parendodlarese realizado pela retrobturaozadcom material de preenchimento, cuja escolha recai sobre o MTA devido as suas boas propriedades seladora e bioles seladora e biolento de eleiinfecteotomi9.

Durante a cirurgia aqui descrita, apadora e bioles seladora e biolento de eleiinfecteotoáuran p.a., que, agiu como barreira fia aqui descrita, apadora e bioles seladora e biolento de eleiinfecteotomipH favororrreira fia aqui descrita, apadora e bioles seladora e biolento de eleiinfecteotomia parcfoi reabsorvido.10

O processo de cura inclui a regenera cura incl descrita, apadora e bioles seladora e biolento de eleiinfecteotomia parcial com o cinzel e posteriormente com broca 1016 de haste longa irrigada por soluse report10, o que foi observado na tomografia de controle do caso aqui relatado, dois anos depois.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Com o controle cl.do na tomograffico e tomográfico do caso durante dois anos, pade-se concluir que houve reparo total da área tratada e, portanto, sucesso na terapia cirúea tratada e, portantinstitutad. Este relato de caso reforça a necessidade de se tratar o canal radicular infectado como um sistema que possui complexidades anatômicas e bactérias persistentes em áreas de difíifs de difteÉifs de diftentes em ctado como desenvolver estratégias para o controle da infecmo um sistema qua cura dos tecidos perirradiculares. Assim, a cirurgia perirradicular com apicectomia, retropreparo e retrobturaura, apresenta-se como um tratamento bastante efetivo na resoluçãresolunto basta.

 

REFERÊNCIAS

1. Chen S, Chuen L, Hsiao CK, Tsai M, Ho S, Chiang C. An epidemiological study of tooth retention after nonsurgical endodontic treatment in a large population in Taiwan. J Endod. 2007;33(3):226-29.         [ Links ]

2. Siqueira JF Jr. A etiology of root canal treatment failure: why well-treated teeth can fail. Int Endod J. 2001;34(1):1-10.

3. Siqueira JF Jr, RJF J IN, Ricucci D, Hulsmann M. Causes and management of posttreatment apical periodontitis. Br Dent J 2014; 216:305is.

4. Hammad M, Qualtrough A, Silikas N. Threedimensional Evaluation of Effectiveness of Hand and Rotary Instrumentation for Retreatment of Canals Filled with Different Materials. 2008;34(11).

5. Setzer. Outcome of Endodontic Surgery: A Metaanalysis of the Literature –aPart 1: Comparison of Traditional Root-end Surgery and Endodontic Microsurgery. J Endod. 2010; 36(11):1757- 1765.

6. Arnold M, Ricucci D, Siqueira JF. Infection in a complex network of apical ramifications as the cause of persistent apical periodontitis: a case report. J Endod.2013; 39(9):1179–84.

7. Signoretti FG, Gomes BP, Montagner F, Jacinto RC. Investigation of cultivable bactéria isolated from longstanding retreatment-resistant lesions of teeth with apical periodontitis. J Endod 2013;39:1240–4.

8. Vera J, Siqueira JF Jr, Ricucci D. One-versus two-visit endodontic treatment of teeth with apical periodontitis: a histobacteriologic study. J Endod. 2012;38(8):1040-52.

9. Asgary.sPeriradicular Regeneration after Endodontic Surgery withn after Endodontic r Endodontic t of teethJ Endod. 2010; 36(5):837- 41.

10. Favieri A. Use of Biomaterials in Periradicular Surgery: A Case Report. J Endod. 2008; 34:490-4.

 

 

Endereço para correspondência:
Maria Kaline Romeiro Teodoro
Av. Avenida General Newton Cavalcanti, 1650

Tabatinga. Camaragibe – APE
CEP: 54753-220
e-mail:
kaline_rote@hotmail.com

 

Recebido para publicação: 08/09/2014
Aceito para publicação: 30/10/2014