SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial

versão On-line ISSN 1808-5210

Rev. cir. traumatol. buco-maxilo-fac. vol.15 no.1 Camaragibe Jan./Mar. 2015

 

Editorial

 

Rumo aos 15 anos de existência

 

 

Lembro-me do início da criação da Revista de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial em reunião na Disciplina de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial da Faculdade de Odontologia da Universidade de Pernambuco (FOP/UPE), Brasil, no ano 2000. Nela estavam presentes os professores Ana Cláudia Gomes, Antonio Caubi, Belmiro Vasconcelos, Carlos Lago, Edwaldo Dourado, Emanuel Dias, Laureano Filho, Reginaldo Inojosa e Ricardo Holanda. O primeiro passo foi registrá-la por meio da editora da Universidade de Pernambuco, no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBCT), em Brasília, responsável pelo registro Brasileiro do ISSN (International Standard Serial Number). Uma espécie de registro de identidade da revista necessária a sua implantação inicial; registro exigido a quem deseja implementar até os dias atuais. Gostaria de agradecer à Sra. Delba Pinto que assumiu essa prerrogativa inicial.

Nesse momento pensávamos em elaborar uma revista com fins a atender aos professores e alunos de residência para escrever suas experiências, à medida que, se atendia os pacientes no transcorrer do curso. Seu primeiro número ocorreu em 2001 com textos dos professores e alunos. E assim foram feitos 300 exemplares do primeiro número. No início os artigos tinham suas normativas, porém não havia indexação da revista em bases de dados e seu registro no IBCT era na forma impressa. Seu fator de impacto era localizado e dados bibliométricos não se tinha.

Os anos se passavam e, em reuniões de editores científicos, em especial a ocorrida em Bauru, São Paulo, foi possível se ter uma visão do que ocorria no Brasil. Naquele momento sobre a orientação das bibliotecárias Telma de Carvalho e Lucia Maria Costa Ramos, bi-bliotecárias da Universidade de São Paulo, iniciou-se um processo de ajustes e indexação na BBO (Bibliografia Brasileira de Odontologia) e, posteriormente, LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde) na plataforma BIREME.

Ajustes foram realizados, e o passo seguinte foi obter o ISSN online e a criação do site. Decisão acertada, pois daí dados bibliométricos foram registrados, e o acesso à revista ocorreu de forma exponencial, por todos os estados brasileiros.

Passos subsequentes ocorreram como registro no LATINDEX (Sistema Regional de Informação em Linha para Revistas Científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal), DOAJ (Directory of Open Access Journals) e plataforma CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Destaca-se a implementação do domínio www.brjoms.com passo para sua internacionalização, com sua performance em inglês - BRAZILIAN JOURNAL OF ORAL AND MAXILLOFACIAL SURGERY.

Hoje podemos ter a certeza de que o trabalho árduo sobre as mãos de muitos valeu a pena. Indicadores traduzem esses valores e podemos exemplificar: única revista de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial brasileira indexada nesses patamares, mais de 90.000 acessos/ano, com acessos no Brasil, América Latina, Portugal e Espanha. Observam-se, também, acessos por países de línguas não latinas, dado que o titulo, resumo e site estão também em inglês.

Neste ano, foi implementado uma maior capacidade de uso do espaço virtual, de largura da banda e novo design, para facilitar o acesso ao site e uma leitura mais agradável.

Muitas ações foram feitas, no entanto, hão de ser realizadas ainda mais. O sonho de indexá-la no portal PubMed* é uma delas. Portanto, resta-nos promover uma estratégia ainda mais audaciosa com fins à obtenção de maiores patamares de indexação.

Um forte abraço a todos nessa construção coletiva.

 

Belmiro C. E. Vasconcelos
Editor Chefe
Prof. Associado e Livre Docente
Universidade de Pernambuco
belmiro.vasconcelos@upe.br