SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial

versão On-line ISSN 1808-5210

Rev. cir. traumatol. buco-maxilo-fac. vol.16 no.1 Camaragibe Jan./Mar. 2016

 

Editorial

 

O cegamento na pesquisa científica

Blinding in scientific research

 

A pesquisa científica deve ser imparcial. A falta de cuidado desse item pode gerar a afirmações incorretas. O cegamento é um ponto, dentre outros necessários, que se caracteriza por evitar erros de aferição de dados e consequentemente tendecias indesejaveis. Certamente, artigos em que essa conduta é verificada torna o manuscrito diferenciado e de qualidade superior.

No cegamento, os envolvidos não conhecem em que grupo, controle e experimental foi realizada a intervenção. Detalhes da pesquisa ficam no anonimato de maneira a evitar tendências.

Pode-se classificar o cegamento nos estudos em mono-cego, duplo-cego e triplo-cego. O mono-cego ocorre quando o observado ou observador não conhece a intervenção nos grupos. No duplo-cego, o observado e o observador não conhece a intervenção nos grupos. Entretanto no triplo-cego o observado, o observador e o estatístico (analista de dados) não conhecem a intervenção nos grupos.

Consideramos a seguir as fases para se conseguir um cegamento eficiente para se verificar a ação de um determinado medicamento em cirurgia buco maxilo facial:

α) A Pesquisa deve ser explicada ao observado, no entanto sem saber em qual grupo ocorrerá a intervenção;

β) A intervenção nos observados, seja nos grupos controle e experimental, deve ser aleatória;

γ) A cirurgia deve ser feita pelo cirurgião, seja observador ou não, condicionado ao desconhecimento saber qual droga está sendo pesquisada pelo grupo;

δ) Os dados anotados em ficha própria devem reproduzir as variáveis contínuas e /ou categpricas encontradas com base nos instrumentos de avaliação;

O tratamento de dados deve ser imparcial.

 

 

Belmiro C. E. Vasconcelos
Editor Chefe
Prof. Associado e Livre Docente
Universidade de Pernambuco
belmiro.vasconcelos@upe.br