16 2 
Home Page  

    Compartir


    Revista de Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial

      ISSN 1808-5210

    Rev. cir. traumatol. buco-maxilo-fac. vol.16 no.2 Camaragibe abr./jun. 2016

     

    Editorial

     

    Importância da validade externa na pesquisa científica

    Importance of external validity in scientific research

     

    A pesquisa científica deve ser realizada com o intuito de resolver um problema e buscar a verdade no tocante a solução desse problema indagado. Significa dizer que o esforço do pesquisador permeia construir conclusões o mais verdadeiras possível. Naturalmente, todo trabalho tem suas limitações por diversos motivos, gerando a conclusões com limitações, e isso precisa ser enxergada à luz da leitura crítica.

    O conceito de validade de uma pesquisa diz respeito às suas conclusões. Essas são confiáveis? Devem ser extrapoladas para a população além da amostral? A realidade é a de que muitas conclusões de um experimento não têm força o suficiente para ser replicada ou alcançar uma população extra-amostra.

    Assim, podem-se identificar dois tipos de validade, a interna e a externa. A primeira ocorre quando as conclusões são adequadas para a amostra estudada. A segunda caracteriza-se quando as conclusões oriundas do estudo, extraídas de uma amostra, são aplicáveis à população de onde a amostra foi obtida ou à outra população. O pesquisador deve se utilizar de meios metodológicos para buscar a validade externa, não significando que a obtenção da validade interna seja um erro. Poderíamos definir com uma limitação do estudo. Muitos estudos não conseguem sequer obter validade interna.

    O conceito de validade, comentado no parágrafo anterior, implica cálculo amostral bem definido, instrumentos de aferição adequados, aferição de dados (coleta) sem vieses, tratamento estatístico adequado das variáveis analisadas, interpretação crítica dos dados e redação coerente e imparcial do manuscrito.

    Os conceitos de Validade Externa e Interna são práticas metodológicas consagradas, que devem ser aplicadas em uma pesquisa nos dias atuais, no entanto a evolução do método científico sempre permite aprimoramento de conceitos e regras, usando à busca do desenvolvimento de trabalhos mais padronizados e confiáveis.

     

     

    Belmiro C. E. Vasconcelos
    Editor Chefe
    Prof. Associado e Livre Docente
    Universidade de Pernambuco
    belmiro.vasconcelos@upe.br