16 3 
Home Page  

    Compartir


    Revista de Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial

      ISSN 1808-5210

    Rev. cir. traumatol. buco-maxilo-fac. vol.16 no.3 Camaragibe jul./sep. 2016

     

    Editorial

     

    Porque e como escrever artigos para este periódico?

     

    Quando se faz uma pesquisa científica, os investigadores têm de opinar por selecionar um tipo de estudo. De uma maneira geral, pode-se classificá-lo em descritivos ou analíticos. Pelo próprio nome, o analítico permite verificar a relação de causa-efeito.

    Os estudos descritivos têm o objetivo de informar sobre a distribuição de eventos na população estudada, e a formação de grupo controle não existe. O grupo de interesse pode ser composto de pacientes sadios ou doentes. Na realidade, busca-se uma distribuição de frequência dos fatos.

    Os estudos analíticos estão vinculados à elaboração de hipóteses. Neles, são comuns grupos controle e experimental, cegamento e aleatoriedade. Existem diferentes tipos de estudos analíticos, dentre os quais se tem: ensaio clínico randomizados, estudo de coorte, caso-controle, transversal e híbridos.

    Não há dúvida: se há exequibilidade metodológica, bioética e financeira, é interessante que o investigador faça opção por um estudo analítico. Não significa dizer que, em uma única pesquisa, podem ser respondidas todas as questões envolvidas no problema.

     

     

    Belmiro C. E. Vasconcelos

    Editor Chefe
    Prof. Associado e Livre Docente
    Universidade de Pernambuco
    belmiro.vasconcelos@upe.br