SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número4 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial

versão On-line ISSN 1808-5210

Rev. cir. traumatol. buco-maxilo-fac. vol.16 no.4 Camaragibe Out./Dez. 2016

 

Editorial

 

Pesquisa Clínica. Pontos Importantes

 

Para iniciar qualquer tipo de estudo é importante buscar em bases de dados a temática a ser desenvolvida e verificar o estado da arte. Indicamos consultar o PUBMED/MEDLINE e COCHRANE LIBRARY.

Devemos indagar a depender do tipo de estudo clínico as seguintes perguntas: 1) Qual a justificativa de sua realização? 2) A nova técnica ou produto irá agregar valor ao que existe? 3) É possível comparar técnicas ou produtos? 4) A que nível irá mudar a prática clínica dos profissionais e serviços aos pacientes?

De posse dessas respostas iremos delinear o desenho do estudo. Nessa fase a exequibilidade técnica e ética deve ser considerada. A partir daí pode optar-se por ensaios clínicos, estudo de coorte, etc. Não se esquecer de definir o pesquisador principal e pesquisadores colaboradores. Todo processo de seguimento ético deve ser registrado e respeitado (no Brasil, Plataforma Brasil).

Durante a experimentação ter atenção ao as etapas do projeto e evitar vieses, a exemplo de viés de aferição. Calibração do executor da pesquisa e do aferidor é obrigatório.

O pesquisador deve ter o compromisso com a verdade e os dados devem ser descritos corretamente. Sempre quem afere deve ser uma pessoa que não conheça sobre a hipótese, intervenção, etc. Deve estar "cegado".

Após realizar o tratamento estatístico os dados matemáticos devem ser interpretados a luz do tema e indagações podem ser sugeridas a depender dos resultados inferenciais encontrados. Referenciar os principais artigos publicados considerando a melhor evidência publicada.

Redigir o artigo final é mais um desafio. No entanto, se a pesquisa segue os preceitos das boas práticas clinicas na pesquisa não terão problemas. Os questionamentos de revisores é uma prática normal e certamente as sugestões serão de menor amplitude. Não se admite enviar manuscritos fora das normas das revistas. Enviar para revistas de impacto. Citações importantes já publicadas de artigos diferenciados na revista em que se quer publicar devem ser referenciadas.

 

 

Belmiro C. E. Vasconcelos
Editor Chefe
Prof. Associado e Livre Docente
Universidade de Pernambuco
belmiro.vasconcelos@upe.br