SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

RSBO (Online)

versão On-line ISSN 1984-5685

RSBO (Online) vol.7 no.2 Joinville Jun. 2010

 

Editorial convidado

 

 

O salto quantitativo e qualitativo da pesquisa odontológica brasileira

Não é de hoje que a pesquisa odontológica brasileira vem sendo reconhecida nos meios acadêmicos nacionais e internacionais como uma das mais importantes. Nas últimas décadas, um aumento considerável no número de artigos científicos publicados de pesquisadores e instituições brasileiras tem sido observado em periódicos internacionais, inclusive naqueles com elevado fator de impacto.

Uma pesquisa nas bases de dados internacionais mais utilizadas, como Pubmed, Scopus e Web of Science, permite-nos verificar esse fato com relativa facilidade. Por exemplo, dados de 2008 da base Scopus mostraram o Brasil em quarto lugar no ranking dos países com maior quantidade de publicações odontológicas entre os anos de 1996 e 2007, totalizando quase 4.000 nesse período. Essas informações demonstram que, apesar do grande progresso no número de artigos publicados, ainda podemos crescer mais, atingindo os patamares dos três primeiros colocados da lista, respectivamente Estados Unidos (cerca de 20.300 artigos), Reino Unido (aproximadamente 7.600 artigos) e Japão (cerca de 7.200 artigos). Uma boa perspectiva de crescimento futuro pode ser vista em buscas no Pubmed, as quais revelam que 9,2% dos artigos publicados nessa base em periódicos odontológicos em 2009 são de filiação brasileira.

Se quantitativamente notamos um aumento de textos publicados em periódicos internacionais de relevância, a qualidade e o impacto das publicações brasileiras podem ser mensurados pelo número de citações a nossos artigos. Nesse aspecto, ainda deixamos a desejar, uma vez que as citações a artigos de pesquisa brasileiros continuam a ser consideradas pouco frequentes. Contudo a boa notícia é que esse número, mesmo pequeno, tem crescido nos últimos anos, indicando maior inserção e maior reconhecimento das pesquisas nacionais pelos seus pares mundiais.

Podemos atribuir a quantidade e a qualidade da pesquisa brasileira não só à formação dos pesquisadores, mas também ao fato de haver muitos cursos de pós-graduação brasileiros, pois grande parte dos artigos publicados é fruto de pesquisas científicas conduzidas nesses cursos.

Nosso desafio para os próximos anos não será apenas manter ou aumentar ainda mais o número de publicações em periódicos de elevado fator de impacto, mas também fazer com que nossos trabalhos sejam mais reconhecidos e citados internacionalmente, o que só se conseguirá com a publicação de pesquisas científicas inovadoras e de relevância, com efetiva geração de conhecimento.

 

Profa. Dra. Carla Castiglia Gonzaga
Prof. Dr. Allan Fernando Giovanini
Professores do Mestrado Profissional em
Odontologia Clínica da Universidade Positivo