Scientific Electronic Library Online


english
español

periódicos

lista alfabética
lista por assunto
pesquisa de títulos
artigos

índice de autores
índice de assuntos
pesquisa de artigos
relatórios

uso do site
 Rev@Odonto   

O catálogo de Revistas eletrônicas de Odontologia forma a coleção Rev@Odonto que é produto da participação de editores científicos da área de odontologia, para contribuir com o aumento da visibilidade da produção científica da área, publicada em revistas nacionais brasileiras indexadas nas bases de dados Bibliografia Brasileira de Odontologia (BBO) e Literatura Latino-Americana e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (LILACS).

O objetivo deste site é disponibilizar periódicos científicos de interesse para a área odontológica, em ambiente digital e com acesso aberto promovendo a democratização do acesso ao conhecimento científico produzido na área de Odontologia e áreas afins, por meio de acesso universal e gratuito às publicações de periódicos científicos de Odontologia, facilitando a busca e recuperação da informação, através de uma plataforma de acesso unificada, a partir de um mesmo endereço e utilizando a metodologia SciELO, garantindo a compatibilização das publicações.

A Coordenação Técnico-Científica da BVS Odontologia Brasil é responsável pela política de novos títulos e gestão do Rev@Odonto

 



 Critérios   



A base de dados BBO - Bibliografia Brasileira de Odontologia compreende a literatura relativa à área de odontologia produzida por autores nacionais.

Os critérios para seleção de títulos de periódicos para a base de dados BBO, incluem periódicos publicados em papel e em formato eletrônico.

1. Responsabilidade e processo de seleção de títulos

Cabe ao Centro Coordenador do Sistema de Informação Especializado na Área de Odontologia (SIEO) ser responsável pela seleção de títulos de periódicos nacionais. Tendo este um Comitê de Seleção para seleção de novos títulos.

São considerados para indexação na base de dados BBO, os periódicos científicos nacionais da área, de Odontologia, desde que possuam os padrões básicos de uma publicação científica.

2. Conteúdo

O mérito científico de um periódico é o principal fator para a seleção de um novo título. Para sua avaliação são considerados os seguintes fatores de qualidade: validade, importância, originalidade do tema, contribuição para a área temática em questão e estrutura do trabalho científico. A publicação de um número significativo de artigos originais é muito importante para a seleção de um título. Os periódicos científicos devem publicar predominantemente contribuições originais resultantes de pesquisa científica e/ou significativas para a área de Odontologia. Este item será analisado por um integrante do Comitê de Seleção de Revistas para a Base de Dados BBO.

2.1 Não serão indexados

  • Periódicos que publicam basicamente artigos traduzidos ou apresentados em outros periódicos, relatórios de atividades de sociedades ou associações científicas, resumos, notícias e recensões;
  • Boletins de notícias ou publicações dirigidas a temas organizacionais e informativos;
  • Periódicos de caráter comercial.

3. Revisão por pares

A revisão e aprovação das contribuições para os periódicos científicos devem ser realizadas pelos pares e a revista deve tornar claro qual é o procedimento de arbitragem. Recomenda-se a indicação das datas do processo de arbitragem incluindo data de recebimento e aprovação dos trabalhos.

4. Comitê Editorial

O periódico deve possuir um Comitê Editorial reconhecidamente idôneo. A composição do Comitê Editorial deve ser pública e seus integrantes devem ser especialistas com experiência reconhecida na área de Odontologia. Sugere-se a indicação da Instituição de origem dos membros do comitê bem como o Estado e o País a que pertencem.

5. Regularidade/Pontualidade da Publicação

A regularidade de publicação é um dos critérios obrigatórios no processo de avaliação. Para ser selecionado para a base de dados BBO, o periódico deve aparecer pontualmente de acordo com a periodicidade estabelecida, isto é, um periódico trimestral deve ser publicado 4 vezes ao ano; um semestral, 2 vezes, e assim por diante.

6. Periodicidade

A periodicidade é um indicador do fluxo da produção científica da área de odontologia, recomenda-se que o periódico seja trimestral ou quadrimestral.

7. Tempo da publicação

Os periódicos devem ter pelo menos 4 (quatro) números publicados para ser considerado para avaliação.

8. Normalização

Os periódicos devem:

  • Especificar a(s) norma(s) seguida(s) para a apresentação de seus originais;
  • Demonstrar estruturação dos textos e referências, de modo que seja possível a avaliação da obediência à normalização proposta;
  • Possuir formato de apresentação compatível com as normas para publicações de artigos científicos;
  • Conter resumos e descritores dos trabalhos no idioma do texto e em inglês. Recomenda-se o uso do DeCS - Descritores em Ciências da Saúde para seleção de descritores;
  • Ter registro de ISSN (International Standard Serial Number);
  • Apresentar a data de recebimento e aceite dos artigos.

9. Envio de periódicos para seleção

Para análise de um novo título, é necessário enviar ao Centro Coordenador (SDO/FOUSP), os 4 últimos fascículos do periódico, ou a URL onde a publicação esteja hospedada. Assim sendo, não devem ser enviados periódicos recém-editados, antes de completar o número de fascículos exigido. Para publicação predominantemente eletrônica, o periódico deve ter permanecido no ar pelo menos por um ano e possuir o número de fascículos correspondentes para análise.

10. Parecer do processo de admissão

A inclusão de um periódico na BBO só pode ser feita após parecer positivo do Comitê de Seleção.

11. Exclusão de títulos

Um periódico indexado na base de dados BBO pode ser excluído se deixar de cumprir os requisitos acima citados. A exclusão deve ser feita após parecer do Comitê de Seleção.

12. Compromisso dos Editores

Os editores científicos dos periódicos selecionados para a base de dados BBO têm o compromisso de manter a atualização e o padrão dos periódicos indexados. Periodicamente é feita uma avaliação dos periódicos para garantir o controle de qualidade da base de dados. É de responsabilidade do editor manter atualizada a coleção do Centro Cooperante do SIEO que fará o cadastramento dos fascículos. As revistas devem ser encaminhadas por doação, tão logo um novo número seja editado.

13. Instruções aos Autores

As instruções para os autores devem estar em conformidade com a apresentação do corpo do trabalho e das referências bibliográficas.

 



 Ajuda   



A coleção Rev@Odonto pode ser acessada por meio de uma lista alfabética ou lista de assunto. Pode- se fazer, também, uma pesquisa por títulos dos periódicos, por assunto, pelos nomes das instituições publicadoras e pelo local de publicação.

A interface também propicia acesso aos textos completos dos artigos através de um índice de autor e um índice de assuntos, ou por meio de um formulário de pesquisa de artigos, que busca os elementos que o compõem, tais como autor, palavras do título, assunto, palavras do texto e ano de publicação.




 

Rev@Odonto - Portal de Revistas de Odontologia
BVS Odontologia Brasil
Av. Professor Lineu Prestes, 2227 - Cidade Universitária
CEP 05508-000 São Paulo - SP - Brasil
Tel.: 55 11 3091-7413 e 3091-7851
Fax: 55 11 3032-4409


bvsodontologiabrasil@gmail.com