ISSN 1679-5458 versão impressa
ISSN 1808-5210 versão online

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Escopo e política

A revista de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial da Faculdade de Odontologia da Universidade de Pernambuco, destina-se à publicação de trabalhos relevantes para a educação, orientação e ciência da prática acadêmica de cirurgia e áreas afins, visando a promoção e intercâmbio do conhecimento entre a comunidade universitária e os profissionais da área de saúde. A categoria dos trabalhos abrange artigos originais e/ou inéditos, revisão sistemática, ensaios clínicos, relato de casos, dentre outros. Os artigos encaminhados à Revista serão apreciados pela Comissão Editorial (peer review), que decidirá sobre sua aceitação. As opiniões e os conceitos emitidos são de inteira responsabilidade dos autores. Os originais aceitos ou não para publicação, não serão devolvidos aos autores. É reservado à Revista os direitos autorais do artigo publicado, permitindo sua reprodução parcial, ou total, desde que citada a fonte. Nas pesquisas desenvolvidas em seres humanos, deverá constar o parecer do Comitê de Ética em Pesquisa, conforme a resolução 196/96 e suas complementares do Conselho Nacional de Saúde do Ministério de Saúde. Nota: Para fins de publicação, os artigos não poderão ter sido divulgados em periódicos anteriores. A revista aceita trabalhos em português e espanhol.

 

Forma e preparação de manuscritos

PREPARAÇÃO E APRESENTAÇÃO DOS ARTIGOS

  • Carta de Encaminhamento: Na carta de encaminhamento, deverá ser mencionado: a) a seção a qual se destina o artigo apresentado; b) que o artigo não foi publicado antes; c) que não foi encaminhado para outra Revista. A carta deverá ser assinada pelo autor e por todos os co-autores.
  • Apresentação Geral: Os trabalhos deverão ser apresentados em três vias, sendo 1 original com o nome dos autores e 2 cópias sem identificação, digitados no processador de texto Microsoft Word, em caracteres da fonte Times New Roman, tamanho 12, em papel branco, tamanho A4 (21,2x29,7 cm) com margens mínimas de 2,5 cm. A numeração das páginas deverá ser consecutiva, começando da página título e ser localizada no canto superior direito. A gravação deverá ser realizada em CD com arquivo Word para textos e arquivos Excel para gráficos, ficando 1 em posse do autor. Na etiqueta, deverá constar nomes dos arquivos, respectivos programas e nome do autor principal. Poderá também ser enviado via e-mail, apenas para artigos originais, como arquivo em anexo de no máximo 1 Mb e 5 figuras ao e-mail revista@revistacirurgiabmf.com
  • Estilo: Os artigos deverão ser redigidos de modo conciso, claro e correto, em linguagem formal, sem expressões coloquiais. A versão em inglês deverá ser a mais fiel possível à escrita em português. Na preparação dos originais, solicita-se a leitura e a observância completa das Normas de Publicação.
  • Número de Páginas: Os artigos enviados para publicação deverão ter, no máximo, 15 páginas de texto, número este que inclui a página título ou página rosto, a página Resumo e as Referências Bibliográficas. Tabelas, Quadros e Legendas de Figuras (ilustrações: fotos, mapas, gráficos, desenhos etc.) deverão vir em páginas separadas e numeradas no final do texto, em algarismos arábicos, na ordem em que forem citadas no texto. Os autores deverão certificar-se de que todas as tabelas, quadros e figuras estão citados no texto e na seqüência correta.
  • Página Título: Esta página deverá conter somente: a) título do artigo nas línguas portuguesa e inglesa, o qual deverá ser o mais informativo possível e ser composto por, no máximo, oito palavras; b) nome completo sem abreviaturas dos autores, com o mais alto grau acadêmico de cada um; c) nome do Departamento, Instituto ou Instituição de vínculo dos autores; d) nome da Instituição onde foi realizado o trabalho; e) endereço completo do autor principal para correspondência com os leitores; f) nome ou sigla das agências financiadoras, se houver; h) E-mail, do autor principal para correspondência com os leitores.

3.6. As ilustrações (gráficos, desenhos etc. ) deverão ser limitadas a 5 figuras, construída preferencialmente, em programas apropriados como Excel, Harvard Graphics ou outro, fornecidas em formato digital apresentados no texto, e em arquivo conjuntamente em folhas separadas (papel) e numeradas, consecutivamente em algarismos arábicos. As fotografias deverão ser fornecidas na forma digital de alta resolução (JPEG). As respectivas legendas deverão ser claras, concisas e localizadas abaixo das ilustrações ou das fotos e procedidas da numeração correspondente. Deverão ser indicados os locais aproximados no texto no qual as imagens serão intercaladas como figuras. As tabelas e os quadros deverão ser numerados consecutivamente em algarismos arábicos. A legenda será colocada na parte superior dos mesmos. No texto, a referência será feita pelos algarismos arábicos.

  • Resumo: O Resumo com Descritores e o Abstract com Descriptors deverão vir na 2ª página de suas respectivas versões, e o restante do texto, a partir da 3ª. página. Nos casos de artigos em espanhol, é obrigatório o resumo em português e inglês.

O artigo deverá obedecer à seguinte ordem:

a) Título e seu correspondente em inglês;

b) Nome do autor e dos colaboradores, por extenso, com as respectivas chamadas ao pé da página, contendo as credenciais (qualificação, títulos);

c) Resumo (com até 200 palavras), descritores (até 5 palavras-chave para identificação do conteúdo do trabalho, retiradas do DeCS - Descritores em Ciências da Saúde, disponível no site da BIREME, em http://www.bireme.br, link terminologia em saúde) e Abstract, em inglês, com unitermos (descritores) em inglês;

d) Texto: o texto propriamente dito deverá apresentar introdução, desenvolvimento e conclusão (ou considerações finais). O exemplo, a seguir, serve como estruturação de um artigo, relato de uma pesquisa:

  • Introdução: exposição geral do tema, devendo conter os objetivos e a revisão da literatura;
  • Desenvolvimento: núcleo do trabalho, com exposição e demonstração do assunto, que deverá incluir a metodologia, os resultados e a discussão;
  • Conclusão: parte final do trabalho baseada nas evidências disponíveis e pertinentes ao objeto do estudo;

EX:

1) TRABALHO DE PESQUISA (ARTIGO ORIGINAL)

  • Título (Português/Inglês)
  • Resumo/Descritores
  • Abstract/Descriptors
  • Introdução (Introd. + proposição)
  • Metodologia
  • Resultados
  • Discussão
  • Conclusões
  • Referências Bibliográficas

2) RELATO DE CASO

  • Título (Português/Inglês)
  • Resumo/Descritores
  • Abstract/Descriptors
  • Introdução (Intro. + proposição)
  • Relato de Caso
  • Discussão
  • Considerações Finais
  • Referência Bibliográfica

Observações Gerais: As citações e referências bibliográficas devem seguir as normas de Vancouver. As citações deverão seguir o sistema de numeração progressiva no corpo do texto. Referência igual a PubMed.

Autor (res). J Oral Maxillofac Surg. 2009 Dec;67(12):2599-604.

 

Envio de manuscritos

O envio dos artigos originais (Revisão Sistemática, Ensaio Clínico, Estudo laboratorial, Série de Casos) serão via email (revista@revistacirurgiabmf.com).

Observar os itens que devem conter o artigo e enviá-los em arquivos de no máximo 1MB e de 5 figuras.

Os artigos de relato de caso serão enviados apenas via correio.

Universidade de Pernambuco
Faculdade de Odontologia de Pernambuco
Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial
Av. Gal. Newton Cavalcanti,1.650
Tabatinga, Camaragibe - Pernambuco - Brasil - CEP 54753-220

Não serão aceitos artigos de revisão da literatura.

 

[Home] [Sobre esta revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Av. Gal Newton Cavalcanti 1650
54753-220 Camaragibe PE - Brasil
Telefone: +55 (81) 31847652
Fax: +55 (81) 31847686


dirfop.upe@gmail.com