SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.68 issue2 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Associacao Paulista de Cirurgioes Dentistas

Print version ISSN 0004-5276

Abstract

PIRES, Juliana Rico et al. Perfil bucal de pacientes oncológicos e controle de infecção em unidade de terapia intensiva. Rev. Assoc. Paul. Cir. Dent. [online]. 2014, vol.68, n.2, pp. 140-445. ISSN 0004-5276.

A frequência de biofilme bucal e de patógenos bucais e respiratórios tem sido maior em pacientes internados em unidades de terapia intensiva (UTIs). Objetivo: Avaliar o perfil bucal de pacientes oncológicos e o efeito dos cuidados bucais no controle de infecção em unidades de terapia intensiva (UTI) da Fundação Pio XII - Hospital de Câncer de Barretos, SP. Materiais e Métodos: No período de março a maio de 2011, 73 pacientes foram acompanhados durante o período de internação na UTI da Fundação Pio XII. Foi avaliado perfil bucal: dentes hígidos, restaurados e cariados, presença de biofilme dental, saburra lingual, eritema, úlcera, mucosite, candidíase e o efeito do tratamento da higiene bucal com clorexidina 0,12%, tratamento de candidíase com antifúngico e de mucosite com laser. O teste de Spearman verificou correlação entre os aspectos clínicos e o tempo de internação na UTI (􀆠=0,05). Resultados: A taxa de letalidade foi de 21,9% após internação na UTI e estava relacionada com os maiores períodos de permanência na UTI (r=0,7; p=0,0003). Sendo decorrente em 25% à septicemia (r=0,74; p<0,0001) e em 12,5% à pneumonia nosocomial (r=0,46; p=0,03). Houve redução significante da frequência de biofilme dental (43,5%) e de saburra lingual (19,2%) com o protocolo proposto. Conclusão: O protocolo de diagnóstico e tratamento das alterações bucais em pacientes oncológicos durante internação em UTI foi capaz de reduzir o risco à infecção hospitalar, de diminuir a morbidade nesses pacientes e de melhorar a condição bucal dos mesmos.

Keywords : unidades de terapia intensiva; índice de higiene oral; mucosite; serviço hospitalar de oncologia; infecção hospitalar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese