SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 issue1 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos em Odontologia

Print version ISSN 1516-0939

Abstract

MOREIRA, Andressa et al. Uso de sal de iodônio em agentes resinosos para redução do tempo de fotoativação na colagem de braquetes ortodônticos: um estudo piloto. Arq. Odontol. [online]. 2011, vol.47, n.1, pp. 04-08. ISSN 1516-0939.

Objetivo: Avaliar o efeito da incorporação de um sal de iodônio em cimentos resinosos experimentais em sua eficiência como agentes de fixação de braquetes ao esmalte. Materiais e Métodos: Uma mistura comonomérica de dimetacrilatos foi carregada com 35% de partículas de vidro. Três agentes foram obtidos pelo acréscimo do hexafluorfosfato de ditoliliodônio nas concentrações 0 (controle), 1 (R1) ou 2mol% (R2). Braquetes de aço inoxidável foram colados na face vestibular de incisivos bovinos, sendo fotoativados com fonte de luz de lâmpada halógena com irradiância de 400mW/cm2. Os cimentos foram fotoativados com duas exposições de luz (nas faces cervical e incisal do braquete), sendo testados dois tempos de fotoativação: 5s ou 20s. O teste de cisalhamento foi realizado 10min após a colagem. Os valores de resistência de união foram calculados em MPa e os dados submetidos a ANOVA de 2 critérios e teste de Student-Newman-Keuls (5%). O Índice de Adesivo Remanescente (IAR) foi avaliado sob aumento e submetido ao teste de Kruskal- Wallis (5%). Resultados: Para o tempo 20s houve diferenças entre todos os materiais: R1 > R2 > controle, enquanto para o tempo 5s R1 e R2 foram similares entre si, e superiores ao controle. A resistência de união para o tempo 5s foi inferior a o tempo 20s para os grupos controle e R1, e similar para R2. A redução dos valores na comparação entre os tempos 20s e 5s foi de 55% (controle), 45% (R1) e 15% (R2). Não houve diferenças significativas entre os grupos nos escores IAR. Conclusão: O desenvolvimento de agentes de fixação contendo sais de iodônio pode possibilitar a colagem de braquetes utilizando tempos reduzidos de fotoativação.

Keywords : Cura luminosa de adesivos dentários; Braquetes ortodônticos; Cimentos de resina; Materiais dentários; Resistência ao cisalhamento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese