SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue3 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Odontologia Clínico-Científica (Online)

On-line version ISSN 1677-3888

Abstract

MENOLI, Ana Paula Vicente; CAMILO, Lawton Pedro  and  LAZZARIN, Helen Cristina. Uso e necessidade de prótese dentária em trabalhadores adultos do SESI do município de Cascavel - Paraná/Brasil. Odontol. Clín.-Cient. (Online) [online]. 2013, vol.12, n.3, pp. 213-217. ISSN 1677-3888.

Apesar das evidências de melhorias nas condições de saúde bucal no Brasil e no mundo, as doenças cárie e periodontal ainda continuam sendo as principais causas do edentulismo. Este estudo objetivou realizar um levantamento epidemiológico sobre as condições de saúde bucal de uma população adulta, trabalhadora do SESI do município de Cascavel, Paraná, relativo ao uso e à necessidade de prótese para fins de planejamento das ações em saúde que visem a melhores condições de vida dessa população. Foi realizado um estudo exploratório em 250 trabalhadores nas faixas etárias de 18 a 32 anos, 33-47 anos e 48-56 anos. Os resultados mostraram que 80% dos trabalhadores não faziam uso de nenhum tipo de prótese dentária superior, e 93,2% não usavam prótese inferior. O uso de prótese total teve seu maior percentual na faixa etária dos 33-47 anos com 2,8% na arcada superior e 0,4% na arcada inferior. Com relação à necessidade de prótese, 82,8% dos examinados não necessitavam de prótese superior e 61,6%, de prótese inferior. Conclui-se que 55.6% da população examinada não usam, embora necessitem de algum tipo de prótese dentária superior ou inferior.

Keywords : Levantamento epidemiológico; Prótese dentária; Saúde bucal; Cárie dentária/epidemiologia; Saúde do trabalhador..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese