SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 issue2 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

RGO.Revista Gaúcha de Odontologia (Online)

On-line version ISSN 1981-8637

Abstract

MELO, Daniela Pita de et al. Adesão do disco da articulação temporomandibular: evidências em ressonância magnética. RGO, Rev. gaúch. odontol. (Online) [online]. 2014, vol.62, n.2, pp. 1-4. ISSN 1981-8637.

Este trabalho tem como objetivo apresentar um caso clínico de adesão do disco da articulação temporomandibular à eminência articular, diagnosticada através da ressonância magnética. Paciente de 37 anos de idade, sexo feminino, com queixa de crises ocasionais de otalgia bilateral, ao longo dos últimos 2 anos. A paciente não referia dor ou ruídos articulares de qualquer natureza. Clinicamente, apresentava limitação de abertura de boca, com desvio à esquerda sem correção da trajetória ao final do movimento mandibular. A impressão diagnóstica foi de deslocamento anterior parcial, com redução, do disco articular direito; e, para o lado esquerdo, deslocamento anterior parcial, com redução, e adesão do disco articular ao componente temporal, com hipomobilidade do côndilo. A particularidade do caso descrito está justamente no fato de que além do deslocamento parcial anterior, bilateral, existia, também, uma adesão do disco no lado esquerdo. Concluise que o exame de ressonância magnética da articulação temporomandibular pode ser considerado o método de escolha para avaliação do posicionamento do disco articular e suas alterações morfológicas.

Keywords : Espectroscopia de ressonância magnética; Articulação temporomandibular; Disco da articulação temporomandibular.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English