SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 issue1 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Associacao Paulista de Cirurgioes Dentistas

Print version ISSN 0004-5276

Rev. Assoc. Paul. Cir. Dent. vol.70 n.1 Sao Paulo Jan./Mar. 2016

 

Editorial

 

Revisitando a relevância do açúcar na Odontologia

 

 

Falar de açúcar em Odontologia, quando abordamos a doença cárie, pode parecer até ultrapassado e redundante. Afinal, o açúcar, desde longa data, já é visto como um grande vilão para os dentes. Portanto, isso não é novidade! Vemos aí, nosso primeiro desafio em escrever este editorial e organizar algumas seções desse número da Revista da APCD. Embora tenha sido uma tarefa desafiadora, seria o momento de mostrar que, hoje, temos evidências científicas, construídas ao longo do tempo, que permitem que vejamos o açúcar sob um novo ponto de vista e estas, nos respaldam a dar orientações mais certeiras e embasadas. Dessa maneira, aproveitando que a Organização Mundial de Saúde disponibilizou recentemente um novo Guia para consumo de açúcar, pensamos em preparar esse número voltado a trazer as evidências para a prática do clínico, buscando trazer subsídios para que este possa transpor essas informações, da melhor maneira, para o seu dia a dia.

Alinhados a essa perspectiva, a Matéria de Capa busca trazer a expertise de especialistas que trabalham com o tema juntamente às evidências produzidas e incorporadas por eles para facilitar à prática clínica, tentando objetivar conceitos no que tange às orientações do consumo de sacarose para a Odontologia. No mesmo sentido, a coluna Orientando o Paciente conta com informações básicas para os leigos visando auxiliar os profissionais nesse sentido. Em ambos os casos, tivemos a participação de áreas afins devido ao caráter multidisciplinar que tangencia a questão da recomendação do uso de sacarose. Embora muitas recomendações se apliquem às crianças, visando principalmente a introdução tardia do açúcar, sabemos que haverá o benefício do indivíduo/população, direta ou indiretamente, em algum momento da vida. Assim sendo, há uma ligação bastante forte do assunto com a Odontopediatria, mas há também recomendações atemporais, válidas para qualquer idade com que se trabalhe, da infância à terceira idade.

Ainda buscando a aplicação de conceitos teóricos e das evidências construídas por pesquisadores brasileiros na prática clínica, outras seções da revista, como Excelência na Odontologia e o artigo do Autor convidado, ainda versam sobre o tópico, trazendo para os leitores diferentes nuances desse desafio clínico que é recomendar a melhor forma de se consumir a sacarose pensando não só na saúde bucal, mas também na saúde geral.

Além disso, essa edição temática sobre o uso racional da sacarose traz contribuições em diversas áreas da Odontologia, tanto por meio de relatos de casos clínicos que ilustram a realidade do consultório, como por achados científicos de relevância clínica para aprimorar a conduta profissional.

Aproveitando que essa é a primeira Revista de 2016, gostaria de desejar um ano maravilhoso a todos os leitores e colaboradores, peças extremamente importantes para o sucesso da Revista da APCD. Reitero, ainda, nosso profundo agradecimento a todos aqueles que contribuíram, de alguma forma, para a realização de mais uma edição desse periódico, buscando sempre que as melhores evidências científicas possam chegar à linha de frente, que são os clínicos e nossos leitores.

 

Boa leitura!

Mariana Minatel Braga
Assessora do Editor Científico da Revista da APCD