SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 suppl.2 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos em Odontologia

Print version ISSN 1516-0939

Arq. Odontol. vol.47  suppl.2 Belo Horizonte Dec. 2011

 

 

Cultura: um direito de todos

 

Culture: a right for all

 

 

Evandro Neves Abdo I; Cláudia Maria Feliciano II

I Departamento de Clínica, Patologia e Cirurgia Odontológica, Faculdade de Odontologia, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil
II Servidora técnica administrativa em Educação, Faculdade de Odontologia, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil

Contato: evandro.abdo@gmail.com

Autor correspondente

 

 


 

RESUMO

O primeiro processo de socialização que o indivíduo experimenta é a educação. No ambiente doméstico são transmitidos valores e princípios que contribuirão em sua vivência e formação. O projeto Ciclo de Integração Cultural visa identificar novas tendências, abordando temas próprios do conhecimento e da dinâmica de suas transformações, no qual todos terão a oportunidade de conhecer assuntos atuais pertinentes a nossa época, no âmbito social, político e cultural, objetivando conscientizá-los da importância do conhecimento em várias áreas temáticas. Assim, ele promoverá momentos culturais, tais como palestras, seminários, bem como outras formas de evento. Tendo o intuito de buscar melhorias nas relações, desenvolvimento individual e grupal, otimizando desta forma, as atividades e a qualidade de vida de toda a comunidade. O projeto vem oferecer palestras e ações culturais visando uma harmonia e otimização do trabalho em sua busca mais plena da construção do saber.

Descritores: Cultura. Informação. Desenvolvimento da comunidade.


 

ABSTRACT

The first process of socialization that an individual experiences is education. It is in the home that the values and principles that contribute to their experience and training are transmitted. The Cycle of Cultural Integration project aims to identify new trends by addressing issues related to the knowledge and dynamics of their transformations, in which everyone will have the opportunity to learn about current issues relevant to the present day, within social, political, and cultural realms, so as to raise the awareness of the population regarding the importance of knowledge in various subject areas. This project aims to generate improvements in relationships, as well as in individual and group development, in turn optimizing the activities and quality of life of the community as a whole. The project offers lectures and cultural activities aimed at the harmonization and optimization of work in their full pursuit of knowledge construction.

Uniterms: Culture. Information. Community development.


 

 

INTRODUÇÃO

O primeiro processo de socialização que o indivíduo experimenta é a educação. No ambiente doméstico são transmitidos valores e princípios que contribuirão em sua vivência e formação. Isto ocorre porque o homem sempre busca uma melhor forma de relacionar-se com os outros.

A educação não é feita individualmente e sim coletivamente como troca de experiências das gerações passadas às futuras como um meio de socialização. De acordo com o conceito defendido por Demo1, educar não é só ensinar, instruir, treinar, é, sobretudo formar a autonomia do sujeito, uma vez que este não é tão somente o objetivo de ensino, mas sim a chave fundamental, a qual irá construir sua autonomia por meio de todo o processo.

As ideias norteadoras no período clássico do ensino, as quais visavam formar o homem a partir de um "ideal perfeito predeterminado" deram lugar a um conceito contemporâneo de preparação para a mudança2. Enquanto no passado a forma de instruir e educar eram baseados na construção inspirada por tradições e na reprodução de práticas sociais, na contemporaneidade o ensino/aprendizado é lapidado conjuntamente entre educando e educador.

Neste processo de construção do conhecimento cada "personagem" tem seu papel fundamental, estimulando desta forma o desenvolvimento mútuo. O educador passa a ser um facilitador do processo de educação, visto como mais experiente, enquanto cabe ao aluno, indivíduo interativo e ativo, o papel de buscar inovações, visando assim transformar o conhecimento em aptidões e habilidades para o aproveitamento em sua vida profissional2.

E neste ambiente de aprendizado, há ainda os "bastidores" de todo o processo de ensino que são os servidores técnico-administrativos em educação, os quais facilitam o acontecimento de todo este cenário, realizando suas atividades cotidianas. Desta forma, dando um suporte administrativo a todo âmbito institucional.

Vista por este prisma a educação é informação, podendo-se fazer a conexão de ambas com a cultura. Desse modo concebida, ela denota uma identidade criadora e reveladora, uma vez que cultura é vista como manifestação artística de um povo.

O termo cultura nos remete a uma complexidade que inclui conhecimento, crenças, a arte, a moral e hábitos que o homem incorpora com sua vivência em sociedade. Portanto, cada qual tem o direito à manifestação do pensamento, à criação, à informação, de expressão como previsto na Constituição Federal3.

E neste universo que é composto de três segmentos com valores e características distintas, mas que possuem um elo comum, que é a busca do conhecimento em sua forma mais plena, que este projeto abre uma nova perspectiva da prática pedagógica na construção do saber.

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO

O presente projeto vislumbra viabilizar atividades culturais em várias áreas, através de palestras, seminários, workshops, e outras atividades culturais como oficinas, apresentações de danças, shows, etc.

O presente Ciclo de Integração Cultural tem por finalidade buscar a difusão da ciência e cultura, através da promoção de eventos culturais, viabilizando a interdisciplinaridade das ciências, possibilitando assim melhor qualidade de vida e integração de todos os envolvidos. Além disto, ele é destinado ao desenvolvimento integral de toda a comunidade da FO-UFMG, bem como ao cumprimento dos objetivos institucionais.

Como planejado anteriormente, foi realizada uma pesquisa de sugestões na tentativa de abranger as expectativas do seu público alvo. Nesta investigação pôde constatar que a preferência do público é bastante ampla, pois foram apresentados temas diversificados e atividades culturais como teatro, dança, cinema comentado, etc. Nos dois últimos eventos, estes moldes ainda foram realizados, para que o projeto tenha uma visão das necessidades inerentes ao âmbito institucional. Esta análise servirá de base para que todos os segmentos da unidade manifestem seus interesses e expectativas.

O cronograma da programação das atividades culturais será executado de acordo com a disponibilidade das parcerias, em virtude da diversidade de eventos que o projeto se propõe a realizar. Tão logo sejam condescendidos os eventos culturais do projeto, este se compromete a divulgálos à comunidade.

As palestras serão ministradas no Auditório Prof. Hélio de Senna Figueiredo, na FO-UFMG. Já as atividades culturais poderão ser realizadas no saguão da unidade ou em outros espaços que permitam sejam adequados.

O primeiro evento do Ciclo ocorreu no dia 26/05/11, tendo como tema uma palestra sobre Qualidade de vida e Promoção da Saúde, com o professor Raphael Augusto Teixeira de Aguiar, Graduado em Medicina pela UFMG, Mestre em Saúde Social Pública, Doutor em Educação e Pesquisador do NESCON. O palestrante pôde mostrar a plenária o conceito de saúde, de sua promoção e prevenção, ou seja, todos os estágios que um indivíduo passa em sua vida. Ele definiu bem o conceito de qualidade de vida e promoção da saúde. Demonstrou estes conceitos através de dados estatísticos não só dentro do país como em vários outros países. O prof. Raphael ressaltou a importância da empatia do profissional de saúde em relação ao paciente. A parceria pela promoção da saúde do paciente deve advir de ambos, paciente e profissional. No final da atividade o palestrante e ouvintes discutiram sobre o assunto proposto e foi um evento de grande repercussão, uma vez que o indivíduo busca cada vez mais ter qualidade de vida e a promoção de sua saúde.

A palestra "Nutrição: Mitos e Verdades", foi a segunda atividade cultural do projeto, realizada no dia 09/06/11 no auditório da Faculdade de Odontologia, às 18:30. Foi ministrada pelo Professor Gilberto Simeone, Nutricionista formado pela Universidade Federal de Viçosa, Doutor em Ciências dos Alimentos e atual coordenador do Colegiado de Graduação do Curso de nutrição da UFMG. O assunto foi abordado de uma maneira a desmistificar a ideia que se tem em relação à alimentação. O palestrante ressaltou a importância de se ter hábitos saudáveis, tais como comer bem e praticar exercícios físicos. Ele iniciou a sua palestra com uma questão bem interessante: "Seria possível emagrecer se alimentando bem?" Como o tema é interessante o público fez várias perguntas ao palestrante, o qual respondeu a todas, esclarecendo o que é verdade e o que é considerado mito na nutrição.

O ciclo de Integração cultural promoveu seu terceiro momento cultural no dia 15/06/11, um show com Júnia Serra Negra, cantora, violonista e compositora. A artista é também professora do Departamento de Odontopediatria e Ortodontia da FO-UFMG. Utilizando-se da riqueza dos ritmos brasileiros, a artista passeia por toadas, baladas, sambas e chorinhos com a temática do autoconhecimento, respeito às leis da natureza e cuidados com o planeta Terra. O repertório do show foi composto por músicas autorais já gravadas e inéditas, além de canções de compositores já consagrados da música brasileira. A plateia contemplou empolgada o som de suas composições e sacudiu ao compasso bem articulado de toda a sua banda. Foi um evento com grande repercussão e bem aceito por toda a comunidade.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

As conclusões até agora realizadas do projeto vêm sendo construídas no sentido de que, o ato de educar não é um conceito simples de ensinar e sim visto numa perspectiva progressista, de criar possibilidades para que o educando tenha sua própria formação. Desta forma, tentando transmitir a ele conhecimento em várias áreas temáticas.

Do ponto de vista cultural o presente projeto pode ser visto também como estímulo para que as atividades diárias sejam realizadas de forma a atender um ensino de qualidade. As atividades culturais têm grande relevância na vida das pessoas, pois ela traz conhecimento, diversidade, integração, crescimento e desenvolvimento tanto pessoal quanto profissional.

Ainda no aspecto social, pode-se afirmar que a cultura promove a saúde e qualidade de vida da população além da integração entre os envolvidos. Afinal cultura é um direito de todos. O conhecimento de novos temas enriquece o saber e nos dá modernas perspectivas de enxergar o mundo. Além disto, faz-se necessário lembrar que uma atividade cultural como um show, além de ser atrativa e inovadora, faz com que o público tenha momentos de contentamento e beleza no ambiente educacional.

É nesta perspectiva que o projeto vem oferecer palestras e ações culturais visando uma harmonia e otimização do trabalho em sua busca mais plena da construção do saber.

 

REFERÊNCIAS

1. Demo P. Educar pela pesquisa. 8ª ed. Campinas: Autores Associados; 2007.         [ Links ]

2. Furmann L, Baez GMN, Bergonsi, VR. [Internet]. Elementos históricos e perspectivas teóricas correlacionadas. Rev Eletrônica "Fórum Paulo Freire". 2006; 2:Ano 2. [acesso em 2011 jun 18]. Disponível em: Disponível em https://www.ufpel.edu.br/.

3. Brasil. Constituição, 1988. [Internet]. Constituição da Republica Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal. [acesso em 2011 jun 14]. Disponível em: http://www2.planalto.gov.br/

 

 

Autor correspondente:
Evandro Neves Abdo
Faculdade de Odontologia
Av. Antônio Carlos, 6627 – Pampulha
CEP: 31.270.901 - Belo Horizonte – MG - Brasil

E-mail: evandro.abdo@gmail.com