SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue1 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Odontologia Clínico-Científica (Online)

On-line version ISSN 1677-3888

Odontol. Clín.-Cient. (Online) vol.9 n.1 Recife Jan./Mar. 2010

 

RELATO DE CASO CASE REPORT

 

Aplicação clínica de cimento resinoso autocondicionanteem restauração inlay

 

Self-etching resin cement application on inlay restoration

 

 

Souto Maior, J. R.I; Lima, A.C.SI; Souza, F. B.II; Vicente da Silva, C.H.III; Menezes Filho, P.F.III; Beatrice, L.C.S.IV

IMestranda em Odontologia, área de concentração Clínica Integrada da Universidade Federal de Pernambuco
II
Mestre em Odontologia, área de concentração Clínica Integrada da Universidade Federal de Pernambuco
III
Prof. Adjunto Doutor do Departamento de Prótese e Cirurgia Buco Facial da Universidade Federal de Pernambuco
IV
Profª. Associado do Departamento de Prótese e Cirurgia Buco Facial da Universidade Federal de Pernambuco

Correspondência para

 

 


RESUMO

Cresce a procura nos consultórios Odontológicos por procedimentos estéticos e que simplificam o tempo de atendimento. A odontologia adesiva tem sido aprimorada pelo desenvolvimento de várias técnicas e sistemas de cimentação adesiva para restaurações estéticas indiretas tipo inlay e onlay. Este artigo relato o caso clínico da paciente M. F, cujas restaurações em amálgama defeituosas dos elementos 24, 25 e 26 foram trocadas por restaurações indiretas tipo inlay, confeccionados indiretamente com a resina composta condensável P-60 (3M/ESPE). Foi utilizado como agente cimentante o RelyX Unicem (3M/ ESPE), um material de cura dual e inovador, por se tratar de um cimento resinoso autocondicionante. A sequência técnica para preparo dos remanescentes dentários bem como para a confecção das peças protéticas e cimentação destas foram descritas. Observou-se que apesar de recentemente lançado no mercado, o cimento resinoso autocondicionante é de grande valia para o cirurgião-dentista, por permitir uma minimização do tempo clínico de atendimento quando da cimentação de restaurações indiretas em dentes posteriores.

Descritores: cimentação; resina composta; sistemas adesivos.


ABSTRACT

The search for esthetic and fast procedures has been growing in dental offices. The adhesive dentistry has been improved for the development of several adhesive cementation techniques and systems for indirect restorations type inlay and onlay. This paper presents a patient M.F clinical report about the substitution of defective amalgam restorations in dental elements 24, 25 and 26 by indirect restorations type inlay, confectioned indirectly with P-60 (3M/ESPE) composite resin. The RelyX Unicem (3M/ESPE) cement was used. It is an innovative and dual cure material, a self-etching resinous cement. The technique sequences to dental remainders preparation and to the prostheses confection and their ket, the resinous cement is important because it minimizes the clinical time of cementation indirect restorations in posterior teeth.

Keywords: Cementation. Composite Resin. Adhesive Systems.


 

 

INTRODUÇÃO

Em função da necessidade da construção de um sorriso harmonioso e funcional, o cirurgião-dentista depara-se constantemente com o surgimento de novas técnicas e denovos materiais restauradores, os quais devem apresentar qualidade estética e propriedades mecânicas suficientes para suportar as forças abrasivas e mastigatórias durante sua função.

O emprego de restaurações estéticas em dentes posteriores tem aumentado nos últimos anos em função da crescente demanda de pacientes, das infundadas afirmações a respeito da toxidade do mercúrio presente em restaurações de amálgama e, principalmente, da evolução dos materiais restauradores 1 e das técnicas adesivas de fixação2. Essas restaurações podem ser confeccionadas em resinas compostas ou cerâmicas, constituindo, assim, as facetas laminadas e as restaurações inlay/onlay3.

As restaurações indiretas estão indicadas em cavidades amplas de dentes posteriores, quando o istmo oclusalfor maior do que a metade da distância intercuspídea ou quando o preparo envolver uma ou mais cúspides. Os preparos indiretos podem ser classificados em preparos inlay, que são inteiramente intracoronários; onlay, os quais recobrem uma ou mais cúspides; ou, overlay, que recobrem todas as cúspides4.

O desenvolvimento dos materiais resinosos e a criação de técnicas laboratoriais simplificadas difundiram, ainda mais, o seu uso em procedimentos restauradores indiretos. As resinas compostas de uso laboratorial apresentam várias indicações, dentre elas, a confecção de inlays, onlays eoverlays estéticas5.

A Odontologia adesiva tem sido aprimorada pelo desenvolvimento de várias técnicas e sistemas de cimentação adesiva para restaurações estéticas indiretas. A seleção do material para cimentação de uma restauração indireta estética é um passo decisivo no sucesso do procedimento restaurador. Os materiais metal free necessitam de agentes de cimentação específicos, sendo que os cimentos resinosos, associados aos sistemas adesivos, são os mais indicados6.

Quanto à cimentação final de inlays/onlays estéticos, é fundamental que se tenha presente a escolha adequada do material de cimentação, face o tipo de substrato dentinário e o tipo de material restaurador que se está utilizando.

Tradicionalmente, utilizava-se o cimento de fosfato dezinco na cimentação de restaurações metálicas ou metalocerâmicas7, no entanto, devido à sua alta solubilidade no meio bucal e à falta de adesão aos substratos dentários8, mais recentemente, com o desenvolvimento das restaurações estéticas indiretas, foram introduzidos, no mercado, cimentos resinosos apenas fotoativados e, também, de dupla ativação (dual)9.

Na tentativa de simplificar os passos clínicos e minimizar o tempo de trabalho, mais recentemente, foi introduzido, no mercado, um cimento resinoso autoadesivo, depolimerização dual e universal. O objetivo do desenvolvimento deste material foi o de combinar a técnica fácil com propriedades mecânicas favoráveis, estética e adequada adesão à estrutura dentária10 .

De acordo com o fabricante deste material, a adesão à estrutura dentária pode ser alcançada sem a necessidade de qualquer pré-tratamento, ou seja, sem realizar o condicionamento, aplicação do primer ou bond. Este cimento resinoso autoadesivo é composto por um novo monômero, partículas de carga e tecnologia de iniciação. A matriz orgânica consiste em uma matriz multifuncional recentemente desenvolvida composta por ácido fosfórico/metacrilato. O grupo de moléculas do ácido fosfórico condiciona a superfíciee contribui para a adesão10 .

O RelyX Unicem é uma resina de cimentação altamente viscosa. Possui monômeros ácidos que na presença de água deve desmineralizar a smear layer penetrando nos poros da dentina de superfície devido às suas propriedades hidrofílicas. A infiltração da resina é proporcional à concentração aplicada, viscosidade da solução, peso molecular, afinidade dos monômeros pelo substrato e o tempo de penetração11 .

Tendo em vista a recente introdução dos cimentos resinosos autocondicionantes na prática odontológica, este trabalho objetiva relatar um caso clínico em que se realizaram restaurações inlays, cujo agente cimentante utilizado foi o cimento resinoso autoadesivo RelyX Unicem (3M/ESPE).

 

RELATO DO CASO

Paciente M.F. chegou à Clínica de Especialização em Dentísica, referindo necessidade estética de troca de restaurações de amálgama por material resina composta. Ao exame clínico, observou-se que os elementos dentários 24,25 e 26 apresentavam extensas restaurações em amálgama com defeitos marginais (fenda e desgaste do material restaurador) (Figura 1). Foi realizado o exame radiográfico enão se constatou qualquer alteração patológica. O planejamento foi realizado baseado nas condições sócio-econômicasda paciente e optou-se pela realização de restauração indireta do tipo inlay em resina composta nos dentes supracitados. Iniciou-se com a remoção do material restaurador e avaliação do remanescente dentário (Figura 2). A resina composta condensável P-60 (3M/ESPE) foi utilizada para o preenchimento das paredes circundantes (Figuras 3 e 4).Após esta etapa, realizou-se o preparo cavitário com pontadiamantada nº 3131 (KG Sorensen) imprimindo uma ligeira expulsividade à cavidade (Figura 5). A moldagem foi realizada através de uma técnica alternativa com silicona de condensação Zeta Plus (material pesado) e Oranwash (materialleve) e a transferência da moldagem realizada com alginatode alta resistência ao rasgamento (Hidrogum), sendo esta uma alternativa mais econômica, quando da realização de moldagens de transferância toda a arcada dentária. O gessotipo IV foi utilizado para vazar o modelo. Os dentes foram selados com Bioplic (Biodinâmica), resina para restaurações provisórias. Na etapa laboratorial, os modelos foram montados em um verticulador para iniciar a confecção da restauração indireta. Antes da inserção da resina composta P-60(3M/ESPE), foi necessário isolar o modelo com gel KY para facilitar a remoção da restauração do mesmo. Após a confecção das inlays, procedeu-se ao acabamento e polimento das peças protéticas com o auxílio de discos de lixa SoflexPop-on (3M/ESPE) e, ainda, pontas abrasivas emborrachadas Enhance (Dentsply) com pasta para polimento de resina composta de granulação fina Diamond R (FGM) (Figura 7). As peças foram, então, submetidas a uma polimerização térmica complementar em autoclave por 1 ciclo. A cimentação foi realizada na sessão seguinte e iniciada com a realização do isolamento absoluto, profilaxia dos preparos com pasta de pedra-pomes e água, lavagem e secagem (Figura 8). O tratamento de superfície das peças protéticas foi realizado através da aplicação de ácido fosfórico a 37% por 30 segundos, lavagem, secagem e aplicação do agente de união SIngle Bond (3M/ESPE) e posterior polimerização. Colocou-se fio dental nos espaços interproximais para a remoção de excessos do cimento. Foi utilizado como agente cimentante o RelyX Unicem (3M/ESPE), de cura dual e inovador por se tratar de um cimento resinoso autocondicionante. Procedeu-se à manipulação do agente de cimentante e inserção do mesmo nas cavidades (Figura 9 a 10). Foi realizada leve pressão sobre as restaurações com instrumento rombo, removeram-se os excessos e as restaurações polimerizados por 40 segundos com LED (Light Emitting Diode) Radii (SDI). Após a cimentação, foi realizado o ajuste oclusal e verificou-se o aspecto final das restaurações e a paciente recebeu as devidas orientações de higiene oral. (Figura 11)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DISCUSSÃO

Existem várias técnicas de confecção de inlays/onlays em resina composta. Para o caso clínico ilustrado, fez-se uso da técnica indireta. De acordo com Ramos12 , essa técnica facilita a manipulação da resina composta e a obtenção de contornos, contatos proximais e anatomia mais precisa.

Alguns estudos revelam que essas restaurações têm propriedades físicas excelentes, comparadas com as restaurações diretas e apresentam uma resistência ao desgaste equivalente a uma liga de ouro tipo III13 .

No caso apresentado, foi utilizada a resina compostaP60 (3M/ESPE) para confecção das restaurações indiretas inlay com a qual obtivemos um bom resultado estético. Silva;Carrilho; Paula14 também realizaram técnica semelhante com o mesmo material, e os resultados foram bastante satisfatórios.

Os procedimentos adesivos indiretos constituem uma porção substancial dos tratamentos estéticos contemporâneos. Inlays, onlays, coroas e veneers aderem à superfície dentária através do uso de cimentos adesivos resinosos 15. Esses materiais são utilizados devido às suas propriedades mecânicas favoráveis, melhor força de união e superior estética, quando comparados aos agentes cimentantes convencionais. Tradicionalmente, os cimentos resinosos para acimentação de restaurações indiretas têm como base a utilização dos sistemas adesivos convencionais ou autocondicionantes. Esta aplicação em várias etapas é bastante complexa, e a técnica torna-se bastante sensível, em consequência, pode comprometer a efetividade da adesão16 .

De acordo com Piwowarczyk10 , visando a um menor tempo clínico de trabalho, menor sensibilidade da técnica aliados às propriedades mecânicas favoráveis, estética e adesão aos tecidos dentários, foram desenvolvidos os cimentos resinosos duais autoadesivos. Na realização do caso clínico proposto, pode-se constatar a facilidade da técnica e uma considerável redução do tempo clínico, no entanto, quanto à estética, observamos certa opacidade do agente cimentante na margem da restauração, sendo menos evidente, clinicamente ao sorrir, por se tratar de elementos posteriores.

Um dos primeiros materiais desenvolvidos foi o RelyX Unicem (3M/ESPE). Estudos como o de Behr, Rosentritt, Regnet, Lang e Handel17 afirmam que uma boa adaptação marginal à dentina foi alcançada para todas as coroas cerâmicas já cimentadas com este material. Já Ibarra, Jonson,Geurtsen e Vargas18 afirmam que o selamento marginal do cimento resinoso autoadesivo é comparável aos cimentos que empregam sistemas adesivos para união à dentina. No entanto, no selamento do esmalte dentário, faz-se necessária a utilização do ácido fosfórico previamente ou de um adesivo autocondicionante mais forte, o que também foi observado por Muncha, Vargasb, Landuyta, Hikitaa, Lambrechtsae Meerbeeka19 .

Neste trabalho, na etapa de cimentação das inlays, realizou-se uma pressão na peça com o auxílio de um instrumento de ponta ativa romba (brunidor), com a finalidade de permitir um adequado escoamento do agente cimentante. De acordo com Rosentritt, Behr, Lang e Hande20, estudos preliminares mostraram bons resultados, quando aplicada certa pressão durante a cimentação de restaurações inlays cerâmicas ao esmalte e à dentina.

Tendo em vista a recente introdução dos cimentos resinosos autoadesivos no mercado odontológico, é necessário que mais pesquisas clínico-laboratoriais sejam realizadas para que o profissional se sinta mais seguro na aplicação clínica desse material.

 

CONCLUSÕES

O cimento resinoso utilizado permite uma técnica mais simplificada, minimizando possíveis falhas na execução da cimentação além de possibilitar um menor tempo clínico. No entanto, apesar de ser um material adesivo estético, este ainda é bastante opaco e talvez não tenha uma indicação precisa para a região anterior. Apesar das vantagens relatadas, mais pesquisas devem ser realizadas para esclarecer e informar à classe odontológica.

 

REFERÊNCIAS

1. Aberg CG, Vandijen JW, Olofsson AL. Three-year comparision of fired ceramic inlays cemented with composite or glassionomer cement. Acta Odontol Scand. 1994;52:140-9.         [ Links ]

2. Lutz F, Krejci I, Oldenburg TR. Elimination of polymerization stresses at the margins of posterior composite resins restorations: a new restorative technique. Quintes sence Int.1986;17: 777-84        [ Links ]

3. Frazier KB, Sarret DC. Wear resistence of dual cures resinluting agents. Am J Dent. 1995;8: 161-4.         [ Links ]

4. Felippe, Baratieri, Monteiro Junior, Andrade Lins, Andrade. Restaurações Indiretas em Posteriores com Inlays e Onlays de Resina Composta. RGO. 2002,;50 (4):232-36.         [ Links ]

5. Miyashita E, Batista AUD. In: Odontologia Clínica: dentística, prótese, periodontia, cirurgia. Recife: EDUPE;2006, 109-34.         [ Links ]

6. Varjão, Schalch, Fonseca, Adabo. Tratamento de Superfíciesde Restaurações Estéticas Indiretas para CimentaçãoAdesiva. RGO. 2004;52(3):145-49.         [ Links ]

7. Phillips RW, Swartz ML, Lund MS, Moore BK, Vickery J.In vivo disintegration of luting cements. J Am Dent Assoc.1987;114:489-92.         [ Links ]

8. Diaz-Arnold AM, Vargas MA, Haselton DR. Current statusof luting agents for fixed prosthodontics. J Prosthet Dent .1999;81:135-41        [ Links ]

9. Breedino LC, Dixon DL, Caughman WF. The curing potencialof light-activated composite resing luting agents. ProsthetDent. 2001;65:479-84.         [ Links ]

10. Piwowarczyk A, Lauer H, Sorensen JA. In vitro shear bondstrength of cementing agents to fixed prosthodontic restorativematerials. J Prosthet Dent. 2004;92:265-73.         [ Links ]

11. Yanga B, Ludwiga K, Adelungb R, Kern M. Micro-tensilebond strength of three luting resins to human regional dentin.Dent Mater. 2006;22:45–56.         [ Links ]

12. Ramos JC. Restaurações indiretas ("inlays") em resinacomposta. Cadernos de Medicina Dentária, Estomatologia eCirurgia Maxilo-Facial. 1996;4:31-39.         [ Links ]

13. Suzuki S, Nagai E, Taira Y, Minesaki Y. In vitro wear of indirect composite restorations. J Prosthet Dent. 2002;88:431-6.         [ Links ]

14. Silva BP, Carrilho EV, Paula A. Inlays/Onlays em Resina Composta. Rev Port Estomatol Cir Maxilofac. 2005;46:21-28.         [ Links ]

15. Manhart J, Scheibenbogen-Fuchsbrunner A, Chen HY,Hickel R. A 2-year clinical study of composite and ceramicinlays. Clin Oral Invest. 2000;4:192–8.         [ Links ]

16. Mak YF, Lai SC, Cheung GS, Chan AW, Tay FR, Pashley DH.Micro-tensile bond testing of resin cements to dentin andan indirect resin composite. Dent Mater. 2002;18:609-21.         [ Links ]

17. Behr M, Rosentritt M, Regnet T, Lang R, Handel G. Marginaladaptation in dentin of a self-adhesive universal resincement compared with well-tried systems. Dent Mater.2004;20:191-7.         [ Links ]

18. Ibarra G, Jonson GH, Geurtsen W, Vargas, MA. Microleakageof porcelain veneer restorations bonded to enameland dentin with a new self-adhesive resin-based dental cement.Dent. Mater. 2007;23:218–225.         [ Links ]

19. Muncka JD, Vargasb M, Landuyta KV, Hikitaa K, Lambrechtsa P, Meerbeeka BV. Bonding of an auto-adhesive lutingmaterial to enamel and dentin. Dental Materials 2004, 20:963–71.         [ Links ]

20. Rosentritt M, Behr M, Lang R, Handel G. In.uence of cementtype on the marginal adaptation of all ceramic MODinlays. Dent Mater 2004;20:463–9.         [ Links ]

 

 

Correspondência para:
Paulo Fonseca Menezes Filho
Rua da Amizade, 109/1402 - Graças Recife/PE - Brasil
CEP: 52011-260 Recife – PE
E-mail: paulofmf@globo.com

Recebido para publicação em 10/12/08
Aceito para publicação em 10/02/09