SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue3 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Odontologia Clínico-Científica (Online)

On-line version ISSN 1677-3888

Odontol. Clín.-Cient. (Online) vol.12 n.3 Recife Jul./Sep. 2013

 

EDITORIAL / EDITORIAL

 

Editorial

 

 

A humanidade, desde seus primórdios, vem passando por transformações, evoluções e revoluções, todavia sempre se adaptando a nova realidade. Para alguns a maior delas foi à invenção da roda e a descoberta do fogo. Essas transformações causam, na maioria das vezes, inquietação; visto que, o ser humano, principalmente o da era moderna, tem uma tendência a rejeitar as transformações, procurando, quase sempre, a manutenção do status quo; e ao mesmo tempo, temos também, uma necessidade de buscar melhorias e evolução, e algumas mudanças nos levam a Novos Rumos. Como bem disse o grande filosofo Heráclito que foi o pensador dialético mais radical da Grécia Antiga. Para ele, os seres não têm estabilidade alguma, estão em constante movimento, modificando-se. É dele a famosa frase "um homem não toma banho duas vezes no mesmo rio", porque nem o homem nem o rio serão os mesmos.

O desafio que nos foi imputado, asssumir ao posto de Editor-Chefe de uma prestigiosa revista como Odontologia Clinico-Cientícia, e nos levou a reflexão. Como poderíamos melhorar? Só existe uma saída, contar com o apoio e a compreensão de todos; pois essa revista não tem um dono, ela é de todos e para todos. Por isso, venho, por meio deste editorial, convidar a todos aqueles que se sintam capazes e que desejem contribuir para o fortalecimento deste importante meio de divulgação científica, que submetam uma propoosta de trabalho para, após aprovação pela Comissão da Revista Odontologia Clínico-Científica, ingressar com consultor/avaliador, porque o novo rumo que iremos imprimir a essa importante publicação é a filosofia que sempre esteve presente em nossas vidas: a da tranparência.

Por conseguinte, ninguém é vencedor sozinho, e desfio que asumimos agora é uma tarefe árdua e que necessita de apoio e a ajuda de todos. Divulgar e fazer ciencia em nosso país não é fácil, nos que somos professores e pesquisadores sabemos muito bem disso, porém quando contamos com a ajuda de todos, os nossos esforços serão mais amenos; e o nosso compromisso agora assumido, será de levar a todos os leitores uma rica fonte de informações e atualizações baslisado pelo mais alto senso de seriedade e verdade, tentando promover uma nova revolução na informaçõa científica. Pois como disse Heráclito: "um homem não toma banho duas vezes no mesmo rio".

 

Prof.Dr. Carlos Menezes Aguiar
Editor Científico